segunda-feira, 27 de maio de 2019

Marcos 1:14-19


Resenha do Culto da Manhã de 26/05/2019

Marcos 1:14-19

É interessante quando lemos uma passagem como essa, imaginar o cenário!
Jesus estava começando seu ministério e sai a convidar seus primeiros discípulos. Eles eram pescadores. Pessoas simples. Estavam à beira do mar, preparando suas redes, depois, recolhendo suas redes. O livro de Lucas, ao continuar este texto, diz que eles tinham passado uma noite inteira e não tinham pegado nada. Tinha sido uma noite infrutífera. Eles estavam frustrados, quando jesus se aproxima deles e os convida a segui-Lo. O texto diz que eles deixaram suas redes e imediatamente O seguiram. O chamado para seguir a Cristo, requer obediência. Eles deixaram as suas redes. Quando Deus nos chama, podemos responder de forma afirmativa ou negativa. O chamado de Deus requer comprometimento. É uma questão de obediência, ou não. Todos são chamados, mas nem todos estão dispostos a obedecer.
Fica bem claro no texto que o chamado para seguir a Cristo, requer urgência. O texto diz que eles deixaram “imediatamente” e O seguiram.

Meus irmãos, a ordem de Deus é urgente. Não dá pra ficar protelando, porque envolve vidas que são muito caras para Deus. É que as vezes, ficamos sempre deixando para depois, o convite à evangelização, discipulado e comprometimento com Deus. E vidas vão se perder.

O chamado para seguir a Cristo, requer disponibilidade. Lucas vai dizer que eles deixaram o seu pai, vários trabalhadores, para seguir Jesus. E isso não é fácil. Porque uma das responsabilidades dos filhos é cuidar dos pais. À frente, Jesus faz outro convite, e um deles diz: Deixa primeiro eu ir sepultar meu pai.
O chamado de Deus requer urgência, então Ele diz: Deixe que os mortos enterre seus mortos.
Não que o pai daquele discípulo tivesse morrido. Na verdade, ele estava dizendo a Jesus: Deixa eu ir lá, cuidar do meu pai, quando ele morrer, e eu cumprir meu papel com ele, então eu vou seguir a Jesus.
Mas é urgente!

Ode forma que, o chamado para seguir a Cristo requer obediência. Deus quer obediência. Segundo, requer urgência e disponibilidade.

A mensagem de Jesus é muito clara. O Reino de Deus está próximo. Ele vem trazer o Reino e ao mesmo tempo nos levar de volta ao Reino. Havia chegado o tempo.

Interessante que, sempre é tempo de mudar de vida.
Eles estavam ali frustrados e Jesus os convida a uma nova vida. A uma mudança de vida, a um desafio. Voltar-se para Deus.
 A ter esse encontro com Deus.

Meus irmãos, vivemos um tempo, em que muitas pessoas estão frustradas, porque estão buscando sua realização em coisas que não vão realiza-los.

Muitos buscam sua realização no trabalho, no saber. Nós nos encontramos em Deus. 
Vivemos uma época de pessoas frustradas porque estão buscando sua realização em coisas que não vão realiza-las.

Nos realizamos, à medida que Deus vai preparando nosso caráter. O estar no centro da vontade de Deus, não é algo que é bom para Deus, é algo que é bom para você.
É Nele que você vai se encontrar.

Se queremos seguir a Jesus, precisamos priorizar o Reino de Deus. Se você quer ser um discípulo, entenda isso.
Priorizamos o trabalho, o saber, a família (mais ou menos) e encontramos uma sociedade doente. Pessoas frustradas, que perderam o encanto pela vida.

No Japão, trinta mil pessoas, tiram a vida por ano. Eles tem trabalho, eles tem cultura, mas falta-lhes Cristo. Infelizmente, olhamos para nossa nação e vemos ela caminhando para o mesmo sentido.
Tudo isso é necessário na vida, precisamos sim, trabalhar, mas não podemos deixar de fazer a obra de Deus.
Deus te chama para fazer a obra Dele. Quais são as suas prioridades?
Deus tem uma tarefa específica para cada chamado. Qual é a sua?
Cada pessoa tem uma tarefa. Qual o propósito de você estar aqui?

Existe um propósito, e este propósito, é que Deus está te preparando para ter uma eternidade com Ele. Você precisa ter tempo para estar a sós com Deus. Se reencontrar em Cristo. Sem isso, tudo que você alcançar não será suficiente para te fazer feliz.

A felicidade, o homem só encontra, em Deus; fazendo a obra de Deus. Cumprindo o propósito de Deus em sua vida.
Que lugar, a obra de Deus ocupa na sua vida?

Arrumamos tempo para tudo, mas muitas vezes na nossa agenda, não há tempo para Deus.

Desconheço um homem que tenha trabalhado mais que Deus. Imagina Jesus no seu tempo.
Todos os dias, uma multidão levava a Jesus enfermos da alma. Pessoas possessas. Pessoas frustradas. Cegos. Um contingente enorme de pessoas, que envolviam Jesus todos os dias.
A Palavra de Deus relata Jesus saindo cedo todos os dias para orar.
Ele sabia, que se Ele não buscasse a Deus a cada manhã, Ele estaria destituído de autoridade. Irmãos, se não buscarmos a Deus a cada manhã, estaremos destituídos de autoridade.
Você precisa desse tempo a sós com Deus.

A Palavra de Deus diz mais. Muitas vezes, depois de um dia exaustivo, Jesus mandava seus discípulos descansarem e Ele voltava ao seu tempo, a sós com Deus.

Meus irmãos, precisamos repensar nosso relacionamento com Deus.

Lucas 5:4-11

Vejam que experiência. Jesus os encontra frustrados, depois de uma noite sem pegar nada.
Jesus chama Pedro e manda que ele leve o barco para águas profundas.
Jesus podia fazer o milagre na beira da praia. Seria um espetáculo!
Mas Jesus chama Pedro, para leva-lo por águas mais profundas.
Meus irmãos, se queremos ter mais intimidade com Deus, precisamos navegar por águas mais profundas. Sair do relacionamento raso. Tire mais tempo a sós com Deus.

Jesus estava no barco com Pedro e Jesus o leva para as águas profundas.

A superficialidade é a razão de uma vida espiritual sem graça.

Os discípulos experimentaram coisas extraordinárias. Você já viu mortos ressuscitar? Você já viu cegos ver? Pois eles viram. Deus quer que você veja tudo isso. Jesus é o mesmo, ontem, hoje e sempre. Ele continua fazendo as mesmas obras.  Ele quer usa sua vida. Deus quer operar através de você. Deus quer que você tenha experiências marcantes com Ele. Mas você só vai ter essas experiências, se você navegar por águas profundas.

Avivamento é fruto da intimidade com Deus, de andar com Deus. Qual o segredo de uma vida avivada? Oração. 

Quer ter experiência marcantes? Uma vida avivada? O segredo é profundidade. As vezes temos tão pouco, porque nos contentamos com um relacionamento raso com Deus. 
Hoje, poucas pessoas se retiram para um tempo a sós com Deus. 
Vivemos um tempo de tantas frustrações e aborrecimentos!

Como reverter isso? Retorno a santidade, a uma vida de intimidade e profundidade com Deus. Foi para isso que Deus nos chamou.
Não deixe que o prazer e o entretenimento roube sua vida a sós com Deus.

Atos 6:4

Os apóstolos disseram isso. Chegou uma demanda na comunidade, problemas de viúvas dos Gregos e dos Gentios.
Então eles oraram a Deus e Deus os orientou que escolhessem sete homens cheios do Espírito Santo, para que estes homens se ocupassem daquela tarefa. Porque a tarefa mais importante deles, era orar. Interceder pelo Reino. Meus irmãos, orar é fazer tudo.


Certa feita, um pregador, pregou um sermão. No domingo seguinte, ele pregou o mesmo sermão. No terceiro domingo, ele pregou o mesmo sermão. Então as pessoas da igreja foram até ele e perguntaram: “Pastor, quando o senhor vai pregar outro sermão?” e ele respondeu: “Quando vocês passarem a vivenciar isso que estou pregando.”

Oração é tudo. Eu preciso de oração. Eu preciso que a igreja ore por mim. Para que Deus a cada semana me dê três, quatro, as vezes, cinco sermões.
Eu preciso que os irmãos ore pela minha família, por minha igreja, por cada líder, para que satanás não tire a semente do coração deles. Eu preciso que cada irmão ore pela sua própria vida. Nós precisamos orar.

Precisamos lançar as redes. Primeiro, Jesus traz Pedro para junto Dele.
Deus não nos dá nada pronto.
Os barcos poderiam ser cheios por Jesus, mas Ele leva Pedro para ele lançar as redes. Jesus leva Pedro a entender que quando obedecemos, Ele faz.
A obra de Deus é feita por aqueles que tem intimidade com Deus.

Fala de Jesus quem está cheio. Lança as redes, quem tem intimidade com Ele. É na obra de Deus que encontramos alegria, é na obra de Deus que encontramos contentamento. Se Pedro não sai pelas águas profundas e lança a rede, aquele dia estaria perdido para Pedro.


Muitas vezes perdemos a alegria da salvação porque nos contentamos com pouco.
Paramos quando Deus quer nos dar mais.

Jesus disse: “Pedro vocês estão pegando muito pouco, Eu farei de vocês pescadores de homens.” Eles tinham se esforçado a noite inteira.
Nada traz mais alegria ao coração do homem do que estar cheio do Espírito Santo de Deus. A presença de Jesus na sua vida, faz de você pescador de homens.

Cristo nos chama, nos capacita, nos envia a prática para frutificar.
O mais interessante em todo esse processo é a presença Dele na nossa vida.
Ter a sua vida transformada, é que vai te encher de alegria e contentamento. 
Você não vai encontrar felicidade no trabalho, no saber ou no seu cônjuge. A felicidade está em Deus. Ela está ao seu alcance.
                                           
O Reino de Deus nos leva a experimentar um pouquinho do céu, enquanto peregrinamos pela terra.


Mensagem de Pastor Nélio Monteiro
Editada por Elizabete Lacerda Paulo
Igreja Batista Parque Safira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, sobre o que achou do meu Blog.

" Gigantes da fé" - Hebreus 11:33-40

Resenha do Culto da noite de Domingo  12/05/2024 "Gigantes da fé" Hebreus 11:33-40 Essa semana dois eventos estiveram em foco. Foi...