segunda-feira, 27 de maio de 2019

Romanos 3:9-12



Resenha do Culto da Noite de 26/05/2019

Romanos 3:9-12

Depois de trinta anos ou chegando aos trinta anos de ministério, muitas vezes compartilhamos algumas experiências ou vivencias que já passamos algumas vezes.

Quando penso nesse texto, me vem à memória uma experiência vivida, bem no início do meu ministério. Uma pessoa que eu estava acompanhando e no momento da sua passagem para a eternidade, ela me fazia uma pergunta: pastor o que eu faço com meus pecados?

Talvez seja essa a sua pergunta! Imagine no último momento, alguém se perguntando: O que eu faço com meu pecado?

A Palavra de Deus afirma que o pecado já faz parte do ser humano.
O ser humano está debaixo do pecado.

Eclesiastes 7:20

Eclesiastes diz que todos nós estamos debaixo do pecado. Não há uma única pessoa na terra que sempre faz o bem e nunca peque. É uma questão que envolve cada um de nós, que aqui estamos. Então, o que fazer com os nossos pecados?

Naquele dia, aquela experiência foi marcante.
Mas a Palavra de Deus diz que não há sequer uma pessoa justa, exceto Jesus. Somente Jesus nasceu sem pecado.
A Palavra de Deus diz que era necessário que nascesse um homem sem pecado e vivesse sem pecado e fosse oferecido como oferta por todos aqueles que pecaram. E esse homem é Jesus.

Numa nação que se diz cristã, todos conhecem Jesus de ouvir falar. Mas o que é que falta?

O que fazer com os meus pecados?  O que falta? Não falta luz, falta visão. Não falta conhecimento a respeito de Jesus.

Todos aqui já ouviram falar de Jesus.

Um pastor chinês, chegou no Brasil, e em uma de suas ministrações ele disse assim: “Nesse País se alguém for pro inferno, ele vai, por rejeitar Jesus. “Ele ficou impressionado com a quantidade de igrejas que ele viu no Brasil! Ele disse assim: “Se alguém aqui, não for para o céu, não será por falta de oportunidade.” O que nos falta não é luz, não é conhecimento, mas, visão.

Até mesmo os índios, que nunca ouviram falar de Jesus, muitos deles, ao olhar para a lua, para o sol, para a natureza deduziram que alguém que criou tudo isso. Muitos chamam de grande espírito.
A Palavra de Deus diz que Deus é Espírito.


A revelação acerca da presença de Deus é clara mas o que impede o homem de ver, é o pecado que cega os olhos.

Paulo diz que, Satanás cega o entendimento do indivíduo, para que ele não veja.

Se queremos que alguém enxergue a realidade de Deus, na verdade, precisamos pedir para que Deus abra a visão, para que a pessoa consiga ver. E ouvir e ter a oportunidade de perceber que a natureza, não são obras do acaso. São muito perfeitas, são maravilhosas demais para ser obra do acaso.
No livro da natureza está a assinatura de Deus. 

Muita gente caminha para o inferno não porque lhe falta luz, mas por faltar visão.

Há no coração do homem o sentimento de que existe um Deus. Para muitos o que falta é obediência.

Romanos 1:24-32

O que falta? É o conhecimento de Deus!? Não! Obediência. Não é que a verdade de Deus não tenha sido ensinada. Lhes falta obediência.

Fecham seu coração com sua rebelião contra Deus. Mentem para si mesmos, então Deus os entrega aos seus próprios pecados.

Paulo quando escreve essa carta ele tem em mente um homem imoral. Gente que explicitamente rejeita a Deus.
Por que rejeita a Deus? Porque a Palavra de Deus o confronta!
Jesus mesmo diz que muitos não vem para a luz porque as suas obras os condenam. Então preferem permanecer nas trevas.
Não lhes falta a revelação de Deus, falta-lhes obediência a Deus. 
Muitos O negam e vamos perceber que o fazem por alguma frustração pessoal. Por não entenderem os propósitos de Deus.

Meus irmãos, há muitas coisas nessa vida que não entendemos. Há muitas coisas que só vamos compreender quando chegarmos na eternidade e estivermos diante de Deus. Nem tudo conseguimos enxergar ou compreender.
Nossa mente é muito limitada, mas mesmo com todas as nossas limitações, sabemos que há um Deus.
Muitos O negam. A própria negação indica que eles sabem que existem um Deus.
Muitos negam por frustração, por revolta, por dureza do coração.
A Palavra de Deus diz que muitos viram a grandeza de Deus, mas preferiram adorar a criatura em vez do criador.
Sabem da verdade, mas a negam porque querem viver na sua perversidade.

Para muitos não falta luz, mas visão. Para muitos não há revelação, mas há obediência a Deus. Para outros não é não saber o caminho, mas rejeita-lo.
Já se encantaram com as revelações de Deus. Já ouviram a Palavra de Deus, mas O rejeitam.

Tem gente que prefere o caminho da auto salvação, dizendo eu não faço mal para ninguém, sem saber que está fazendo mal para si mesmo.
Porque na verdade ninguém é bom.
Só Deus é bom! Eu não sou bom. Você não é bom. E se nós pecamos e se o salário do pecado e a morte, nós precisamos de um Salvador.

Um dos momentos que mais me impacta na vida de Jesus, é o momento da crucificação, quando Jesus está lá na cruz. Ao lado Dele estão dois ladrões. Pecadores da pior espécie. E um deles olha para Jesus e começa a zombar por estar naquela situação. Tem gente que ri da própria desgraça. E o ladrão dizia para Jesus, se você é mesmo o Filho de Deus, salva-te a ti mesmo e a nós.”
Mas o outro olha para ele e diz: “Neste momento, se estamos aqui, é porque nossos pecados nos trouxeram a essa situação. Nós merecemos a cruz.”

Ali estão dois homens. Um reconhece seu pecado e o outro acha que é vítima da sociedade. E que isso justifica o fato dele estar naquela cruz.

Romanos 1:20

Deus se revela de várias maneiras.
Quando criança eu já conversava com Deus e ninguém tinha me falado a respeito de Jesus. Nós temos essa consciência de que há um Deus.

Ninguém é ingênuo sobre a verdade e se não é ingênuo é indesculpável.

Romanos 3:23-26

Você é um pecador. Você precisa de um Redentor e esse Redentor, a Palavra de Deus diz que é Jesus.
Você precisa se tornar justo diante de um Deus justo. Porque a Palavra de Deus diz que o Sangue de Jesus nos purifica de todos os nossos pecados.

No dia daquela experiência com a pessoa que estava partindo, eu poderia ter dito a ela: “Vá em paz, porque você tem um Salvador. Ele já te perdoou. Ele já pagou a conta. Ele cravou os seus pecados naquela cruz.”

E você é um pecador. O que você pode fazer com seus pecados? Você pode entregar sua vida sem reservas a Jesus. Porque Deus é Aquele que te torna justo diante de um Deus Santo.

Se o primeiro Adão, pecou e tirou o homem do paraíso, o segundo Adão viveu sem pecado, venceu os poderes das trevas, venceu os poderes da morte para te dar vida em abundância e a certeza de que você está salvo, porque tem um Salvador.
Você precisa de um Salvador. Essa é a sua realidade.

O que te falta? O que falta não é luz, mas visão. Deus se revelou, mas muitos não enxergam porque satanás, cega o seu entendimento.

Para muitos o que falta não é saber caminho, mas rejeita-lo. O que falta é ter a coragem de andar por ele, de romper com o sistema, de olhar para além dos montes, além do Rio Azul. Porque além do Jordão há uma Terra Prometida. Além dessa vida há uma eternidade.

Mensagem de Pastor Nélio Monteiro
Editada por Elizabete Lacerda Paulo
Igreja Batista Parque Safira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, sobre o que achou do meu Blog.

" Gigantes da fé" - Hebreus 11:33-40

Resenha do Culto da noite de Domingo  12/05/2024 "Gigantes da fé" Hebreus 11:33-40 Essa semana dois eventos estiveram em foco. Foi...