segunda-feira, 30 de dezembro de 2019

Salmos 90






Resenha do Culto da Noite de Domingo
29/12/2019

Salmos 90

Esse salmo é uma oração de Moisés. Na verdade, Moisés faz essa oração quando está conduzindo o povo pelo deserto. No momento em que ele percebe a ira de Deus devido a dureza do coração do povo que ele estava liderando.



Algo que Moisés lamenta, ele lamenta nossa mortalidade. Se lembra que somos mortais. A vida é breve. 
Também lamenta a pecaminosidade humana. Que Deus tinha toda razão de estar irado com a nação. Então ele levanta esse clamor diante de Deus. 

Fico imaginando Moisés, na vastidão do deserto, olhando para o céu. No deserto, o céu é algo fascinante. Contemplando o céu, ele pensa na glória de Deus.

Volta e meia fico pensando sobre a velocidade do tempo.
A vida é assim. Ela passa muito rápido. Nem dá tempo da nossa mente processar bem.

Moisés vivenciava um momento, em que ele olha para trás, vê o que passou. Moisés estava com oitenta anos, e há um misto de gratidão no coração de Moisés. Esse homem estava com oitenta anos, liderando uma nação, caminhando pelo deserto e experimentando o mover da mão de Deus. O poder de Deus.
Ali Moisés reconhece sua dependência de Deus. Ele reflete diante da fragilidade e brevidade da vida humana e roga para que Deus volte seu olhar sobre seu povo.

Vivemos num tempo em que muitos estão se auto proclamando Deus. Faraó achava que era deus. Muitas pessoas se acham deuses. São auto suficientes.
Acham que não precisam de Deus, mas quando passam pelo vale da sombra da morte, percebem que de fato são pó.
É o que Moisés está proclamando aqui.
Moisés está refletindo entre o contraste da vida humana e da eternidade de Deus.

O que é o homem? A vida é como uma relva.
A vida é assim. Quando se é jovem a gente gosta muito de olhar para o espelho, mas quando se chega a uma certa idade, passamos rapidinho por ele.
Mas o homem é um mortal. Ele é como a relva. Então reconheça sua dependência de Deus.

Moisés está orando e medita com a consciência de que sua vida está nas mãos de Deus. Então ele clama para que ele consiga olhar além do tempo. Ele queria ver o que Abraão viu com os olhos da fé. Ele queria ver o que Paulo viu. O que João viu, u, novo céu e uma nova terra.
Eu tenho a impressão, que Deus abre os olhos de Moisés e permite que ele veja além do tempo.
Continuando sua oração, ele pede a Deus que lhe permita compreender o significado da vida. Ele é um homem de oitenta anos, lógico, que com o vigor que Deus lhe deu, peregrinando no deserto.

Me vem a memória Salomão. Ele quis entender o sentido da vida. No final quando ele olha para trás, já velho e arrependido de muitas coisas que não deveria ter feito, ele reconhece que o princípio da sabedoria é o temor ao SENHOR.
O sentido da vida, nós só encontramos em Deus.
Encontramos pessoas adoecidas e frustradas porque buscaram o sentido da vida no tempo. Salomão experimentou essa frustração. Buscou o sentido da vida em coisas e só muito velho foi descobrir que o sentido da vida estava em Deus.

O que encontramos diante da lente do sistema corrupto e perverso, é frustração. Em Deus encontramos o sentido para esse vazio. Entendemos o sentido da vida, quando pela fé somos capazes de ver o invisível.
Através de Jesus, compreender que o invisível se fez visível para que compreendêssemos o amor de Deus por nós.

No momento de entrar na terra da promessa, Deus chama Moisés e diz que ele não entrará na Terra da Promessa. Eu não encontro nenhum lamento de Moisés por causa disso. É que Moisés sabia para onde Deus o estava levando. Moisés havia compreendido o propósito que Deus tinha para a vida dele. 
Deus tem um propósito na vida de cada um de nós.

Moisés pede entendimento do amor de Deus para com ele. Para que ele mergulhe nesse amor. Ele pede compaixão e sabedoria para usar bem o tempo, dentro do propósito do Senhor para sua vida.

Somos peregrinos. Caminhamos na linha do tempo. Estamos libertos da condenação do pecado. Somos sustentados pela fé em Cristo e pela graça de Deus, somos conduzidos pelo Espírito Santo à eternidade com Deus.

A resposta que Moisés almeja, podemos ter séculos depois, quando no monte da transfiguração, quando Pedro, Tiago e João veem o Cristo glorificado, eles viram Moisés e Elias ao lado de Deus.

Em Deus ele encontrou o sentido da vida. Na verdade, Deus não o preparava para liderar o povo no deserto, Deus o estava preparando para uma eternidade no céu.

Quando Deus nos permite passar pelo deserto, Ele tem um propósito e o propósito de Deus não se resume ao tempo.

Moisés era um homem de oitenta anos, liderando um povo teimoso, de coração duro, no deserto. Povo difícil. Naquele momento, imagine porque ele clamava tanto diante de Deus! mas Deus lhe mostra a eternidade.
Não foi diferente com Paulo. Foi apedrejado, seu corpo arrastado pelas ruas, sofreu açoites; olhando pela ótica desse mundo, Paulo seria um miserável. Tanto sofrimento! Mas Paulo sabia em quem Ele cria.

Era isso que motivava Paulo. O que nos motiva a caminhar de cabeça erguida, cheios de esperança ao longo do tempo; o que nos dá segurança, é com quem caminhamos, quem nos conduz.

O homem é insignificante no tempo e no espaço.
Todos nós somos dependentes da misericórdia e da graça de Deus.

Moisés sabia que era pó, mas Deus lhe mostra que ele era filho de Deus. Criado à imagem e semelhança de Deus.

Irmãos tremenda coisa é enfrentar a morte sem esperança em Cristo. No entanto, aos que creem, nos aguarda um futuro glorioso.

Romanos 8:30
O maior presente de Deus para sua vida, é Cristo. O fato Dele ter morrido em seu lugar, para resgatar sua alma perdida, sem esperança e sem salvação.

Nossa gratidão deve transbordar em alegria, em louvor, em obediência pela imortalidade que temos em Cristo. Pela fé em Cristo, Deus nos concede a imortalidade.

1 Timóteo 1:10

O propósito de Deus para sua vida, transcende o tempo e isso dá sentido à vida. Em Cristo somos revestidos de imortalidade.

Por isso quando o carcereiro pergunta a Paulo: O que deve fazer para ser salvo, ele responde: Crê no Senhor Jesus e serás salvo, tu e tua casa.
O propósito de Deus para sua vida é te levar para uma eternidade com Deus.

Mensagem: Pastor Nélio Monteiro
Igreja Batista Parque Safira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, sobre o que achou do meu Blog.

" Gratidão" - João 12:1-9

 Resenha do Culto de quarta-feira  15/05/2024 " Gratidão" João 12:1-9 O texto nos coloca numa festa na casa de Lázaro. Não era par...