domingo, 25 de novembro de 2018

2 Crônicas 29:1-11

Resenha do Culto da manhã de 25/11/2018


2 crônicas 29:1-11

ReConsagração

O texto começa dizendo que Ezequias fez o que era reto aos olhos do Senhor.
É muito interessante quando você estuda as Crônicas, o livro de Reis e que vai retratar a vida de cada rei, seu reinado, se houve prosperidade ou não, se Deus abençoou ou se a ausência de Deus, facilitou a ação do inimigo sobre a vida deles, trazendo sofrimento, desonra, escravidão. Sempre vamos perceber que a atitude do rei e o comprometimento do rei com Deus ou não, influenciava muito o relacionamento da nação com Deus.
É interessante observarmos que Ezequias não teve exemplo dentro da própria casa. O pai de Ezequias foi um rei ímpio. Idólatra. No seu reinado as portas do templo foram fechadas.
Havia um candeeiro onde a chama dele não podia apagar. Então, os sacerdotes cuidavam de manter sempre acesa aquela chama. Ela significava a presença de Deus no meio do povo. Mas o pai de Ezequias foi um rei tão ímpio, que ele não só permitiu, como fez com que apagasse essa chama, o que afastou a presença de deus, de Israel, de Judá, permitindo que o inimigo os assolasse. Ele não só fez isso, como também permitiu que o santuário fosse ultrajado. De forma que as portas do templo se fecharam e ele influenciou toda a nação a cair na idolatria se afastando do Senhor Deus.
De forma que Ezequias não teve exemplo dentro de sua própria casa.
Ezequias fazia o que era reto aos olhos do Senhor. Ele foi um dos maiores rei de Judá, ao contrário de seu pai que quebrou a aliança que fez com Deus. Deus só não destruiu Judá por causa da aliança do Senhor com Davi. Deus prometeu a Davi, que nunca lhe faltaria um rei que assentasse no trono. Essa foi uma promessa de Deus e Deus a cumpriu.
Deus só não destruiu Judá por causa dessa promessa.
Mas agora levanta um rei chamado Ezequias. Um homem que apesar de ser tão jovem, era temente ao Senhor e sua primeira atitude foi de reabrir as portas do templo.
Para isso, era necessário purificar o templo.
E sua primeira atitude foi chamar sacerdotes e levitas e os ordenou.
Ele disse: santificai-.

Irmãos ministrar no altar do Senhor, é algo muito sério.
A igreja precisa estar em oração por aqueles que ministram a Palavra e os louvores. Nós precisamos orar por eles.
Eles precisam entender suas responsabilidades quanto uma vida consagrada a Deus.
Púlpito não é um palco. Não é lugar de apresentar um espetáculo. É um lugar onde homens e mulheres chamados para ministrar a Palavra ou o louvor, devem fazê-lo para o louvor e a glória do Deus eterno.
Aqueles que ministram na casa do Senhor, precisam estar com sua vida em ordem porque Deus é Santo. Por isso a responsabilidade, daqueles que ministram, a santificarem suas vidas com Deus, de consagrem suas vidas a Deus.
Antes de abrir as portas do templo, Ezequias, levou-os a ase santificarem. Depois de entrar no templo, Ezequias ordena aos levitas e aos sacerdotes que purificassem o templo.
Antes de purificar o templo eles purificaram a própria vida.
A Palavra de Deus diz que meu corpo é santuário do Espírito Santo de Deus. Preciso cuidar dele, santifica-lo.
Preciso mantê-lo puro para que haja manifestação do Espírito Santo de Deus.
Para que Deus opere em sua vida o altar do seu coração precisa estar santificado.
Se queremos servir a Deus precisamos nos santificar.
Precisamos fazer uma revisão da nossa vida. Irmos aos pés da cruz de Cristo e observar as coisas que adentraram e ultrajaram o santuário em que o Espírito de Deus habita, que é nosso corpo e nosso coração. O Eterno habita em nós.
Ele habita no coração de cada adorador. Mas para que Ele reine absoluto, é necessário que seu santuário esteja santificado.
A renovação é o princípio básico de todos os princípios. O homem espiritual tem a necessidade de renovar-se a cada dia. Você precisa consagrar-se ao Eterno. Fazer uma faxina em seu coração, tirando para fora todo ídolo, toda amargura, todo entulho para que Deus possa se manifestar-se na sua vida e através da sua vida.
O primeiro a reconsagrar-se ao Senhor foi o rei. Ele deu o exemplo.
Ele leva todos dos seus ministros ao templo para reconsagrarem-se ao Senhor. A consagração começou pelos ministros, depois pelos levitas e agora com as autoridades constituídas.
Nós precisamos orar pelas autoridades constituídas. Precisamos orar pelos nossos governantes. Ezequias se consagra e depois consagra as autoridades. Ele não queria que dentre os que o assessoravam, estivessem pessoas que não temessem o Eterno Deus, que não estivessem com suas vidas em ordem diante de Deus. Precisamos colocar nossa vida em ordem diante de Deus. reconsagre sua vida.
Depois disso, a terceira atitude de Ezequias foi de restabeler o culto. Toda vez que uma nação se afasta de Deus, ela sofre todo tipo de peste e doenças.
Uma nação que não serve a Deus está à mercê do diabo.
Uma vida que não serve a Deus está à mercê da influência de satanás.
Quando o povo vira as costas para Deus, ele fica à mercê do deus que ele escolhe servir.
O povo de Israel escolheu virar as costas para Deus.
Observe a vida das pessoas que viraram as costas para Deus! quanto a nação sofreu. Observe a vida daqueles que se dobraram diante de Deus. A benção e a prosperidade, veio.
Se eu quero andar com um Deus Santo eu preciso me santificar, me submeter a sua autoridade e reconhecer sua autoridade e soberania sobre minha vida.
E o ato de reconhecimento disso é o culto. É quando eu O adoro pelo que Ele é.
O texto vai nos apontar que os sacerdotes estavam com suas trombetas convocando o povo a adorar a Deus.
Quando o culto foi restaurado eles foram diante do Senhor e o adoraram com salmos. Todos se prostraram diante do Senhor e O adoraram. E então renovaram a aliança com o Senhor.
Primeiro a se consagrarem ao Senhor foram os sacerdotes, depois os levitas e depois as autoridades. Então trouxeram as ofertas ao Senhor. Nossas ofertas não estão dissociadas de nossa vida.
Primeiro Deus olha para nosso coração e depois para nossa oferta.
Pelo coração, Deus vê se vai aceitar o culto ou não.
Fomos invadidos pela onda gospel a partir de meados dos anos 90. Adoradores oficiais foram substituídos por artistas que atraem multidões mas que não os levam a adorar. Penso que precisamos resgatar nossos cânticos de louvor a Deus.
Nossos filhos precisam ouvir em nossos lares, não cânticos, mas louvores a Deus. Vivemos numa época de muitos escândalos e pouca adoração.
E tempo de reconsagração.
O culto que prestamos é a Deus e o louvor é para glória do Seu nome. Não é para tirar o pé do chão e levantar a mão.
Hoje vemos muitos cânticos que não glorificam ao Deus Eterno. Não são para glória de Deus. É tempo de reconsagrarmos.
Precisamos fazer o que é reto aos olhos do Senhor. Precisamos tirar o entulho que foi colocado dentro dos templos. Precisamos resgatar os louvores de adoração ao Deus Eterno.
Temos visto templos cheios, mas de pessoas vazias, por causa, não do louvor a Deus, mas por causa dos espetáculos. Isso atrai multidões, mas não traz adoração a Deus.
Vamos adorar Àquele que é o único que merece a nossa adoração.
Preparem cânticos que glorifiquem a Deus. Vamos resgatar nossos hinos, que foram compostos depois de muita experiência com o Deus digno de ser louvado.


Ministrado pelo Pastor Nélio Monteiro
Editado por Elizabete Lacerda
Igreja Batista do Parque Safira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, sobre o que achou do meu Blog.

" Gratidão" - João 12:1-9

 Resenha do Culto de quarta-feira  15/05/2024 " Gratidão" João 12:1-9 O texto nos coloca numa festa na casa de Lázaro. Não era par...