domingo, 18 de novembro de 2018

1 Reis 19:7

Resenha do Culto da noite de 18/11/2018

Reis 19:7 (Texto base)

A história de Elias, começa no capítulo 16 e um pouco antes do final de seu ministério, ele está enfrentando os profetas de baal. Ele vence esses profetas, mas depois, Jezabel promete lhe tirar a vida. E Elias fica com medo, foge e se esconde numa caverna. Lá, ele está dormindo e o Senhor lhe chama e lhe diz para sair que sua caminhada era longa.
A verdade é que nossa caminhada na vida cristã é muito longa.
E todos nós já enfrentamos dias, até mesmo anos, que parece que a vida fica parada, nada acontece. Nada de novo, sem esperanças.
Tudo que pedimos a Deus é que Ele nos dê forças para suportar os dias difíceis. Os dias vão se tornando bastante árduos. Quantas lutas que nós temos! Alguns lutando com as drogas, problemas no casamento, filhos. E cada um, vai levando sua luta.
O caminho às vezes é longo. O caminho às vezes é difícil.
Quando Deus tirou o povo do Egito, era uma caminhada apenas de quarenta dias e eles levaram quarenta anos. Porque o Senhor resolveu leva-los por um caminho mais longo. Nesse tempo Deus preparava Israel para as batalhas, para os momentos difíceis. Um caminho, que na visão de Israel, parecia um caminho mais distante, mas Deus entendeu que eles não estavam preparados, que precisavam conhecer as batalhas, o Deus deles, para chegarem bem em Canaã.

Por que uma caminhada difícil? Por que uma caminhada longa?

Ao estudar o livro de Reis, você vai ver que em todo tempo Deus incentiva Elias a levantar e andar.  
Em tempos difíceis a caminhada parece mais longa.
Neste texto, depois de Elias pedir a morte, Deus o chama a levantar, porque a caminhada é longa. Elias levantava e ia.
No capítulo 16, Acabe assume o reinado, ele é filho de Onri. E ele é um rei tão ruim, que as pessoas falavam que ele foi pior que Jeroboão, que até então, era o próprio rei. E ele se casa com Jezabel para fazer uma aliança política e ela começa a dominar e mandar nele, e as coisas vão se tornando cada vez pior.
Mas, com tudo essas dificuldades, eles começaram a crescer como cidade, porque dominavam os camponeses e voltaram-se para a idolatria, e é aí que Deus fala pra Elias que é hora dele aparecer.  Num tempo de crise em Israel, Deus chama Elias.
1 Reis 17:1-6
Aqui é a primeira vez que Deus manda Elias sair.
Elias havia profetizado que haveria tempos difíceis. E Elias obedece ao Senhor, fala com Acabe, profetiza e sai do lugar onde está. Elias vai para o lugar onde Deus determinou.
Em tempos difíceis, Deus vai nos sustentar no lugar em que Ele tem nos colocado.
Vivemos tempos difíceis. Não sei qual a sua dificuldade. Cada um tem a sua. Mas uma coisa tenho certeza, Elias viu que Deus o sustentaria onde havia lhe colocado. E de forma sobrenatural Elias ficou lá. Sendo cuidado pelo próprio Deus. Sendo zelado pelo próprio Deus. Nos tempos de crise a caminhada é difícil mas se estivermos onde Deus nos colocou, Ele nos sustenta. É responsabilidade Dele. Deus nos sustenta em meio as dificuldades porque Deus é o Deus do sustento.
Em tempos difíceis a Palavra de Deus tem que ser a verdade em nossa boca.
1 Reis17:9
Mais uma vez Deus fala com Elias, quando Ele vai à viúva de Sarepta.
Há muitas pessoas querendo dar um jeitinho para Deus, nos momentos de crise.

Elias estava triste porque havia prometido para aquele mulher que eles não morreriam. Ele clama ao Senhor e o Senhor o ressuscita.
Mas a Palavra de Elias tinha que ser a verdade. Em tempos difíceis não podemos faltar com a verdade.
Há muita gente que no tempo de crise, falta com a verdade.

Em tempos de crise nós precisamos falar a verdade. Um homem de Deus só pode falar a verdade. O caminho é longo, o caminho é difícil mas precisamos falar a verdade.
Deus chama Elias para continuar a caminhada numa missão mais difícil ainda. Elias teria que enfrentar o rei Acabe. Acabe procurava Elias para matá-lo por causa da sua profecia. Joga toda responsabilidade para Elias.
Ele não consegue perceber que a seca era o próprio juízo de Deus, por causa de seus pecados.
As vezes somos bem parecidos com Acabe! Ele não assume que a responsabilidade é dele. Acabe fala que Elias era o perturbador de Israel. Em tempos difíceis não podemos nos dobrar a outros deuses.
Elias lança um desafio para o rei Acabe, para cada um clamar ao seu senhor e então ver qual deles ia responde-los. Todos os problemas existiam por causa dos erros de Acabe. Em tempos difíceis não podemos nos dobrar a outros deuses. Nós temos nos dobrados a tantos deuses e esquecido de buscar o Senhor.
Nós temos nos dobrado a idolatria e nos esquecido de buscar ao Deus verdadeiro. Idolatria é tudo aquilo que ocupa o lugar de Deus no nosso coração.
Nessa caminhada não posso me dobrar a deuses estranhos.
O caminho é longo, a caminhada é difícil.
Elias não se dobrou diante do rei, porque ele conhecia o Deus verdadeiro.
A quem você tem se dobrado? O caminho é longo! Elias estava indo para enfrentar a morte, mas não se dobrou a outros deuses. E nós temos nos dobrado diante de falsos deuses.
Depois de enfrentar o rei, Elias foge, com medo da mulher dele, Jezabel. Como entender isso? Elias se esconde numa caverna até que Deus vem e manda que ele siga.
Elias segue na caminhada que Deus lhe propôs provavelmente por seis anos. Cansado, sozinho, Elias prefere a morte. Elias falava para Deus como se pudesse determinar o fim da sua caminhada.
Era essa a situação de Elias. E Elias começa a determinar o fim de seu ministério para Deus.
Quantas vezes nós também fazemos como Elias. Como se pudéssemos determinar para Deus o que fazer.
Quem determina o fim não sou eu nem é você. Quem determina o fim, é Deus.
Elias havia pedido a morte mas Deus mandou que ele andasse mais 40 km. E Elias voltou e obedeceu a Palavra do Senhor.
Como Deus é maravilhoso!  Como Deus é bom! Quando você pensa que tudo terminou, Ele ainda quer usar nossas vidas para fazer algo mais.
Quando você pensa que está no fim, as vezes, para Deus é apenas o começo.
Em tempos difíceis você precisa lembrar que Deus é quem determina o fim e que você tem algo a fazer ainda.
O caminho é longo e difícil demais, e a dor tenta roubar minha paz, mas eu tenho vida em Cristo Jesus.
Como está sua jornada? Você tem achado que sua caminhada é muito longa? É Jesus que nos sustenta ao longo do caminho.

Ministrado pelo Pastor Silvio Faria
Editado por Elizabete Lacerda
Igreja Batista do Parque Safira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, sobre o que achou do meu Blog.

" Gigantes da fé" - Hebreus 11:33-40

Resenha do Culto da noite de Domingo  12/05/2024 "Gigantes da fé" Hebreus 11:33-40 Essa semana dois eventos estiveram em foco. Foi...