domingo, 11 de novembro de 2018

Eclesiastes 3:1-2 e 1 Coríntios 15:50-58


Resenha do Culto da noite de 11/11/2018

Eclesiastes 3:1-2 e 1 Coríntios 15:50-58


Paulo Versa sobre a morte da morte.
Essa semana estivemos pensando sobre o fato de que há tempo para todo propósito debaixo do céu; e o sábio ao fazer essa reflexão, ele lembra que há tempo de nascer e tempo de morrer. Ele traz dois fatos que não temos controle sobre ele.
Primeiro, nós nascemos. A ninguém foi dado o direito de escolher se queria ou não, nascer. Deus nos deu o privilégio da vida. Outro fato que não temos controle sobre ele, é a morte.
Todos vão morrer. A não ser, aqueles que estiverem vivos, quando Jesus vier buscar a sua Igreja.
De forma que não temos o domínio da vida. Ele está nas mãos de Deus.
Há um entre muito interessante que o sábio traz que é esse tempo que nós temos para plantar e colher. Esse tempo, nós temos o domínio sobre ele. Esse tempo é o que nós vivemos. Você pode plantar ou não e tudo depende de que o que você plantou, você vai colher.
No entanto a morte é um fato inevitável.
Aqui fazem perguntas ao apóstolo e vai responder. A pergunta formulada a Paulo foi: o que vai acontecer com aquele que morre? O que ocorre após a morte? A segunda pergunta que eles fazem: de que forma aqueles que já partiram, participarão da ressurreição do corpo? De que forma aqueles que estiverem vivos vão participar da ressurreição do corpo? Paulo responde.
Quero acrescentar mais três perguntas para nossa reflexão.
Por que a morte existe e faz parte da vida humana?
Qual a diferença entre a morte física e a espiritual?
Como devemos nos preparar para a morte?
Em momentos de sepultamento muitos dizem que não temos como nos preparar para este momento.
Sim. Devemos nos preparar para a morte. Como faremos?

A morte é algo inexplicável.
Porque você está com alguém ali e de repente a pessoa deixa o corpo.
Existem várias teorias, para explicar a morte e o destino final.
Quero compartilhar algumas delas. Os ateus dizem que com a morte tudo acaba e não há mais nada.
Aí podemos fazer o exercício da dúvida.
Imagina alguém que parte para a eternidade pensando que não há mais nada.
Mas ele chega do outro lado e há. Há um céu, há um inferno conforme a Bíblia declara.
você já parou para pensar a situação dessa pessoa? Eu creio que existe. Mas, ainda que não exista, servir a Cristo aqui, já é o céu para mim. Eu creio que há uma vida eterna. Eu creio em Cristo.

Os gnósticos dizem que é impossível saber aquilo que acontecerá depois da morte.
Quando você tem a oportunidade de acompanhar uma pessoa fazendo a passagem consciente, eles relatam coisas que estão vivenciando. Alguns falam de anjos, outros falam sobre o paraíso. As pessoas relatam exatamente o que Bíblia diz.

Às religiões orientais e espíritas, dizem que a vida é apenas a continuação de outras vidas anteriores, eles creem na reencarnação. Mas a Bíblia diz que ao homem está ordenado morrer uma única vez e que depois vem o juízo.

Os católicos creem no purgatório. A pessoa não teve uma conduta bacana, então ele vai passar um tempo ali até se purificar para depois ir para o céu. Mas não é isso que a Bíblia narra. Jesus falou de céu e inferno. Na parábola do rico e Lázaro ele explica isso muito bem. Agostinho diz que há de haver um lugar para essa gente. Mas ele não afirmou que há o purgatório.

Os modernistas dizem que o inferno não existe e que todos irão para o céu depois da morte.
A Bíblia diz que p céu é um lugar onde não existe violência. É um lugar de paz. Na verdade não encontramos embasamento bíblico para isso mas a Bíblia nos ensina algumas verdades.
A primeira delas é que a morte é inevitável.
Todos vamos morrer. Você vai ter um encontro com Deus. Não sabemos que dia. Quando vai acontecer.
Coisa dolorosa é a morte. A Bíblia diz que a morte entrou no mundo por causa do pecado. O salário do pecado é a morte.
O pecado gera morte. Somente o crente que estiver vivo, pela ocasião da volta de Jesus Cristo, não enfrentará a morte. Esse corpo mortal se revestirá de imortalidade. Será num abrir e fechar de olhos. E aqueles que tiverem partido, ressuscitarão com o corpo transformado. Vão receber um novo corpo. Não obstante a morte ser inevitável e imprevisível, ela pode acontecer a qualquer um de nós, ainda hoje. A notícia mais alvissareira, é que há vitória sobre a morte.
1 Coríntios 15:26, 53-57
A morte é o único inimigo a ser destruído. Em Cristo Jesus triunfamos sobre a morte. A melhor forma de você se preparar para a morte é com a vida. E a vida é Cristo. Cristo é vida.
Quando nossa vida é impactada pelo poder do Senhor, a morte não tem mais poder sobre nós. Então, quando saímos dessa vida, nós saímos da vida para a vida.
O Senhor Jesus diz que o servo de Deus dorme e o sono é algo muito tranquilo.
A Palavra de Deus diz que aquele que foi lavado e purificado pelo sangue do Cordeiro, ele sai da vida para a vida.
Paulo diz que Deus cortou o poder da morte. Nos foi aplicado o antídoto contra os poderes da morte e esse antídoto é o sangue de Jesus. Seu sangue espargido sobre nós é o antídoto contra o aguilhão da morte, que é o pecado. Uma vez que fomos purificados pelo sangue do Cordeiro o pecado nos foi perdoado.
Romanos 7:7
O que Paulo diz? Quando eu olho para a lei eu vejo que sou pecador e mereço a morte e condenação. Mas quando eu olho para Jesus eu vejo a graça de Deus. Cristo venceu a morte. Quem precisa temer a morte é aquele que não tem Cristo.
Porque a morte deixa de ter poder sobre sua vida, porque Jesus venceu a morte.
Meu irmão você não tem que temer a morte, Jesus já venceu a morte. Você tem que se preparar para ela com a vida através de Cristo Jesus.
Então Paulo proclama a morte da morte. Ele diz: morte onde está sua vitória?
Romanos 5:17
Por quem entrou a morte no mundo? Foi através do homem. Quando Adão e Eva pecaram a morte entrou no mundo.
Mas graças a Deus, Cristo venceu a morte.
Não podemos evitar a primeira morte mas podemos evitar a segunda morte. A morte física é uma necessidade mas a segunda morte pode ser evitada quando nascemos de novo.
A Palavra de Deus diz que quando alguém está em Cristo tudo se faz novo.
Gostaria que você levasse três coisas nessa noite e aplicasse na sua vida:
É impossível centralizar a vida nas coisas desse mundo. E de repente depois da morte, centralizá-la nas coisas de Deus. A oportunidade do homem de colocar sua vida em ordem com Deus, é nessa vida. A oportunidade é dado ao homem enquanto ele estiver no corpo.
O tempo de crer em Cristo como seu Senhor e Salvador é agora. Nunca vi num culto fúnebre, alguém dizer que a pessoa foi para o inferno. Todos dizem: ele está no céu. E isso não é verdade. A Bíblia diz que o céu é o lugar daqueles que creem em Jesus.
A oportunidade de colocar sua vida em ordem com Deus é agora. A pena de morte será aplicada para aquele que não crê.
Você está preparado? Há como nos preparar para a morte. A forma de nós prepararmos para a morte é crendo em Jesus como nosso Senhor e Salvador. Ele pagou o preço para que todo aquele que Nele crê, não pereça mas tenha vida eterna.
Pense bem! Deus uniu o seu e o meu pecado, Nele mesmo, para nos oferecer graciosamente a salvação.
O homem só não se prepara para a morte, quando ele não crê, quando ele rejeita o amor de Deus na pessoa de Cristo Jesus.
1 Coríntios 15:58
Qual é o apelo final? Paulo diz que a primeira morte é necessária. A segunda não.
Portanto que haja menos especulação e mais trabalho para que mais almas sejam alcançadas para o Senhor Jesus Cristo.

Ministrado por Pastor Nélio Monteiro
Editado por Elizabete Lacerda Paulo
Igreja Batista Parque Safira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, sobre o que achou do meu Blog.

" Gigantes da fé" - Hebreus 11:33-40

Resenha do Culto da noite de Domingo  12/05/2024 "Gigantes da fé" Hebreus 11:33-40 Essa semana dois eventos estiveram em foco. Foi...