domingo, 4 de novembro de 2018

Atos 8:26-39


Resenha do Culto da noite de 04/11/2018
Atos 8:26-39

O contexto que está no texto, foi num momento que depois de terem escolhido sete homens, cheios do Espírito Santo, cheios de autoridade e poder, sob a direção do Espírito do Senhor, estes sete homens começaram a ser usados por Deus de forma poderosa.
Vimos entre eles o exemplo de Estevão, homem cheio do Espírito de Deus e de poder, que se tornou o primeiro mártir por causa da mensagem do Evangelho e da manifestação poderosa de Deus na sua vida, foi apedrejado até à morte. Sendo que antes de dar o último suspiro, Estevão disse: eis que vejo o céu à terra e o filho do homem ao seu lado, ao lado direito do trono de Deus.

À partir daquele momento, começou uma grande deserção.
A igreja que se reunia em Jerusalém, com exceção dos apóstolos e alguns, foram espalhados e entre eles estava Felipe.
Felipe era um dos sete. A Palavra de Deus diz, que Deus começou a usar Felipe de forma poderosa e as pessoas alcançadas por ele ficavam impactadas. E Deus dá uma missão para Felipe, ele obedece, segue na direção indicada por Deus e encontra um homem, um eunuco, que tinha ido à Jerusalém para adorar e esse homem lia um texto da Palavra de Deus e não entendia. E Deus envia Felipe para que ele pudesse ser usado por Deus, num evangelismo pessoal.
Interessante como o anjo direciona o caminho de Felipe! Como ele dá a direção e o manda onde está este homem.
Eunuco era um homem que era castrado. Esses homens cuidavam de haréns. Ele era tipo um ministro da fazenda e o texto mostra que ele era um homem muito religioso. O texto diz que ele foi a Jerusalém para adorar. Ou seja, ele era um homem temente a Deus. E lia o livro de Isaías. Em que o profeta é usado por Deus para profetizar acerca do ministério de Jesus.
E enquanto ele lê, ele não entende de quem o profeta está falando.
Quem é esse homem, que vai sacrificar sua vida em prol de outros? Quem ele é?
Uma vez que ele busca a Deus, Deus não o deixa na ignorância e envia um servo para que pudesse elucidar, esclarecer, dar entendimento a esse homem.
Como entender se alguém não ensinar?

No final do século XX muitas vidas foram impactadas por grandes evangelistas. Muitas vidas foram alcançadas.
Imagino que há centenas e centenas de homens usados de forma poderosa por Deus, como Deus usou Felipe.
Existem muitas pessoas que estão lendo a Bíblia e não estão entendendo.
E dentro das igrejas, existem muitas pessoas que estão preparadas para elucidar, para serem instrumentos de Deus, para apresentar o plano de salvação, mas essas pessoas não se disponibilizam. O evangelismo pessoal e o evangelismo em massa tem o mesmo valor para Deus.
Deus quer usar sua vida.

É interessante, que depois dos discípulos caminharem com Jesus durante três anos, chega um momento que o Senhor os envia. E os orienta a caminharem pela fé. E eles começam a fazer evangelismo pessoal e isso vai impactando a vida deles, porque eles começam a ver a vida das pessoas, transformadas, porque elas estavam sedentas de Deus. E eles quando eles voltam, eles voltam cheios de alegria. Eu imagino que todos queriam contar a sua experiência para Jesus.
Você quer ter uma experiência marcante com Deus, coloque sua vida a disposição de Jesus, e você vai ver como Jesus vai usar sua vida. E você vai tem experiências marcantes com o Senhor.

Aquele homem lia as escrituras, mas não entendia.
Você entende o que você está lendo?

Quantas pessoas não entendem o que estão lendo na Escrituras! Deus quer usar a vida de cada um de nós, precisa de alguém que lhes ensine, que discipule.

Eu tenho convicção que a única forma de transformar o homem é através do Evangelho de Jesus.
Tão somente o Evangelho. Uma vez explicado e aceito.
E o que o Evangelho oferece, a vida do ser humano é transformada pelo poder de Deus.
Independente da sua formação intelectual.
O Evangelho transforma a vida daquele que busca com o seu coração.

Quantas pessoas muito religiosas, mas que ainda não entenderam o plano de Deus para sua vida.
Não entenderam o propósito de Deus para sua vida. Deus tem um propósito para sua vida. Deus tem um plano para sua vida.

Aquele texto falava de Jesus. Jesus é o Rei dos reis. Senhor dos senhores. 
Isso que o profeta disse, se cumpriu em Jesus.
Eu imagino Felipe compartilhando o ministério de Jesus com esse homem, as curas, libertações, vidas transformadas, a ressurreição de Jesus, a sua ascensão. E enquanto Felipe vai trazendo luz à sua vida, o coração daquele homem vai sendo transformado.

A medida que Felipe explica para o eunuco, ele fica admirado diante desse Deus que conduz a história.
Não há outro Deus. Não há outro semelhante a Jesus.
Eu imagino Felipe explicando e abrindo o entendimento daquele homem.

O Novo Testamento converte para Jesus. Cristo veio. E Ele voltará. Nele se cumpre uma nova aliança e para que essa aliança entrasse em vigor foi preciso Ele pagar com seu sangue. Para ser o Salvador foi necessário que Ele morresse em nosso lugar.
Para nos salvar Ele venceu a morte, para nos dar vida e vida em abundância.

Imagine Felipe trazendo a verdade para aquele homem, e a Palavra de Deus diz que ele creu. Ele acreditou.
E uma das perguntas do eunuco a Felipe, é: o que me impede de ser batizado?
E Felipe diz: nada te impede. Você só precisa crer. A Palavra de Deus diz que todo aquele que crê e for batizado será salvo.
Mas a Palavra de Deus diz que aquele que não crê será condenado.
O salário do pecado é a morte. Quem merece a cruz é o homem sem Deus.

Romanos 10:9

Você crê? Você crê no Senhor Jesus? A Palavra de Deus diz que quando você crê, você confessa. Você é salvo. A condição é crer e confessar.

É importante destacar aqui, que um eunuco não podia participar de cerimoniais judaico.


Deuteronômio 23:1

Imagino que esse homem chegava e ficava do lado de fora do templo, porque ele não podia entrar. Ele não podia participar de todo aquele cerimonial. Mas ele estava buscando a Deus de todo o seu coração. Eles eram excluídos por causa das práticas de mutilações que haviam naquele templo.
Por causa da referência aos deuses pagãos, eles faziam isso. E eram excluídos.

O Evangelho de Cristo rejeita estes preconceitos e limitações. Ele diz que se você crê, você pode ser batizado e fazer parte da Assembleia do Senhor.

É maravilhoso o que Jesus faz na vida do homem que busca a Deus de todo coração.
Deus convida o homem a abandonar o pecado e reconhecer-se dependente da misericórdia do Senhor.

Aquele homem, naquele dia, ele encontra um oásis em seu deserto.
Meu querido, o que te impede de render-se totalmente a Deus? O que te impede de ser um vaso de honra a ser usado por Deus?

Aquele homem seguiu seu caminho com Deus, porque sua vida foi transformada. Porque ele encontrou o que foi buscar. Quando buscamos a Deus de todo nosso coração, o Senhor se deixa achar.

Quando o homem se despe da sua prepotência, e clama, Deus se revela.
Um homem chamado Cornélio, orava ao Senhor. Fazia ofertas às pessoas necessitadas. E ele clamava a Deus. E Pedro vai esclarecer Cornélio, a respeito do Deus que ele está procurando.

Aquele homem encontrou o Cristo que ele não tinha encontrado do lado de fora do templo.
Se você crê e declarar publicamente você será salvo.

Você crê?
A Bíblia diz que depois de ter um encontro com Cristo aquele homem saiu cheio de alegria.
Só Cristo nos concede a paz e a alegria.



Ministrado por Pastor Nélio Monteiro
Editado por Elizabete Lacerda Paulo
Igreja Batista Parque Safira


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, sobre o que achou do meu Blog.

" Gigantes da fé" - Hebreus 11:33-40

Resenha do Culto da noite de Domingo  12/05/2024 "Gigantes da fé" Hebreus 11:33-40 Essa semana dois eventos estiveram em foco. Foi...