terça-feira, 27 de novembro de 2018

Atos 9:20-31



Resenha do Culto da noite de 25/10/2018

Atos 9:20-31

A conversão de Paulo é algo impactante. Paulo, ates, Saulo de Tarso, era um Judeu, fariseu dos fariseus; e quando o cristianismo surge, eles começam a levar a mensagem de Deus, e os Judeus levantaram uma grande perseguição contra os discípulos de Jesus. E quando isso ocorre, um deles é martirizado.
E quando Estevão é apedrejado até a morte, entre os que estavam naquele ato, ali estava Saulo de Tarso e seu voto foi favorável para o apedrejamento de Estevão. Ele estava ali consentindo. Logo depois, deflagram uma grande perseguição contra a igreja e entre os perseguidores, ali estava de novo Saulo de Tarso. Em Jerusalém eles perseguem a igreja, espalhando os cristãos por várias regiões.
Não contente, ele pede autorização para ir a Damasco prender os cristãos e os levarem de volta a Jerusalém para serem executados.
É nesse intuito que ele sai em direção a Damasco e no caminho ele tem um encontro com Jesus. E esse encontro vai transformar a vida de Saulo. Porque ele tinha o seu coração cheio de ódio.
A Palavra de Deus diz que no caminho aparece uma luz muito potente. Tão impactante, que Saulo fica cego e nessa luz ele vê Jesus.
E ao ver Jesus, o Senhor lhe pergunta: “Saulo, Saulo, por que me persegues?” E a pergunta de Saulo, é: “Quem é o Senhor?” Jesus diz a ele: “Eu sou Jesus, a quem você está perseguindo.” E Saulo então, é instruído por Jesus para ir a Damasco, porque ali ele seria encontrado pelo servo do Altíssimo, Ananias, que ia orar por ele e restaurar sua visão. Saulo sai dali conduzido por outros.
E lá em Damasco, ele passa três dias sem ver, sem comer e sem beber. Imagina o que passa pela mente de Saulo naqueles dias! Saulo vê Jesus! Fico imaginando suas reflexões naqueles três dias de jejum, sem enxergar. Fico imaginando o que passou na mente de Saulo Tarso. Seus conceitos, seus pensamentos a respeito do cristianismo.
Ele encontra com Jesus. Ele que imaginava que Jesus estava morto.
E agora? Tudo que ele creu, tudo que ele aprendeu e lhe impulsionava na sua religiosidade! Imagino que em suas reflexões ele se lembrou dos livros sagrados que tão bem conhecia.
Agora sim as profecias de Isaías faziam sentido. Os livros proféticos faziam sentido. Porque como Judeu, ele aguardava a vinda do Messias. Isaías descreve em detalhes a vinda do Messias.
Há 70 anos, arqueólogos encontraram vários livros da Palavra de Deus, entre eles, os livros de Isaías. E qual foi a surpresa deles? Era que a tradução que temos hoje, está de acordo com os originais.
O que esses escritos queriam revelar? Revelou que Deus vela por sua vida.
O livro de Isaías não perdeu o sentido. O sentido da Palavra de Deus, mesmo tendo passado por vários tradutores ao longo das eras, não perdeu o sentido.
Agora as Escrituras faziam sentido para Saulo de Tarso. Porque o encontro com Jesus o levou a reconhecer, que Jesus é o Messias, Filho do Deus vivo. Saulo perseguia as igrejas porque não reconhecia Jesus como Messias, Filho do Deus vivo. Para ele, Jesus era um impostor. Mas ao encontrar-se com Jesus, ele descobre que Jesus vive e reina para todo sempre. E isso impactou a vida de Saulo. Mais que se encontrar com Jesus, ele reconhecia que falava com Cristo ressurreto, porque Jesus tinha sido crucificado.
Mais de setenta pessoas foram testemunhas da sua ascensão. Mas mesmo assim, corria em Jerusalém, o que os Judeus e sacerdotes espalharam. E Saulo não acreditava na ressurreição de Jesus. Agora, ao encontrar-se com Jesus ele percebe que Jesus é o Messias esperado. Agora ao encontrar-se com Jesus ele torna-se servo de Deus. Porque o encontro com Jesus, mudou a sua vida. Quando o homem encontra-se verdadeiramente com Jesus, ele tem a sua vida transformada. Existem muitas pessoas religiosas, mas poucas, convertidas. Porque o encontro verdadeiro com Jesus transforma vidas.
Isso que explica a mudança na vida das pessoas e a libertação de tanta gente. Vidas escravizadas de tantas formas, mas que ao se encontrarem com Jesus, se tornam livres.
Vidas que antes não encontravam sentido, depois do encontro com Jesus encontram uma razão para viver, maior que elas mesmo.

1 Coríntios 15:11

Saulo descreve sua conversão. Aquele homem que perseguia os cristãos, depois de um encontro com Cristo, se reconhece o menor de todos os apóstolos. Paulo se reconhecia o maior de todos os pecadores.

Mas o que importa é que as pessoas tenham um encontro com Jesus. O encontro com Jesus, transforma os inimigos da igreja de Deus, em amigos. A igreja a qual Saulo odiava, passou a ser objeto de um amor apaixonado e contagiante. É isso que Deus faz. Deus na sua graça transforma vidas mostrando a realidade de Jesus como Messias ressurreto.
Quantas pessoas poderiam nos dar testemunhos de quando encontram Jesus e tiveram suas vidas transformadas.
O relacionamento de Saulo com Deus, foi mudado, transformado, após o seu encontro com ELE.
Meu irmão, tudo que precisamos nessa vida, é ter um encontro real com Deus.
Se queremos ver nossa Nação transformada, precisamos levar essa mensagem de Jesus Cristo. Se queremos ter nossa vida transformada, precisamos ter esse encontro real com Cristo.
O encontro com Jesus transforma a vida de qualquer um.
Algo aconteceu na vida de Saulo que o transformou. Isso confundia os Judeus. Isso confunde qualquer um.
Saulo os deixava atônitos! O mundo não compreende a loucura do Evangelho.
Aqueles que nos perseguem não compreendem como podemos amar a Cristo, a ponto de dar a própria vida por amor a ELE. Ali estava um homem ousado. Seu ardor confundia e impactava porque ele provava nas Escrituras que Jesus é o Cristo. Porque ele teve um encontro real com Ele. Só pode entender o amor de Cristo quem já teve um encontro com Cristo.

Eu consegui entender perfeitamente o amor de Deus, no dia em que meu filho nasceu. Porque quando olhei para meu filho, bebezinho, e o colocaram diante de mim, eu compreendi o amor de Deus. Porque eu sou capaz de dar a minha vida por esse bebê.
E só então eu compreendi porque Deus deu a vida de seu único Filho, ou a sua própria vida por amor a cada um de nós. Só assim compreendemos o amor de Deus.

Essa compreensão, tornou o perseguidor de cristãos, num perseguido. Ele agora mudou de lado. Saulo agora andava com aqueles que ele perseguia. O encontro com Jesus, nos leva a mudar de lado. Eu não sei de que lado você está.  O que eu sei, é quando o homem tem um encontro real com Jesus, ele vem para o lado do Senhor Jesus. Foi assim com Saulo e com tantos que antes o perseguiam.
Aquele que perseguia, agora é perseguido pelo mesmo ódio que ele sentia. Porque ele mudou de lado.
Meu querido, de que lado você está? Quando temos um encontro com Cristo mudamos de lado. Quando temos um encontro com Cristo mudamos de vida.

Colossenses 1:13
Saulo passou por três dias de profunda reflexão. Foram três dias de absoluto silencio, em que Deus lhe abriu os olhos da alma. Saulo pode contemplar a beleza da Santidade de Deus.
Quantas pessoas transformadas que passaram para o lado de Jesus, porque em Cristo encontram uma razão muito maior até para morrer por amor a Cristo!
Se Paulo não tivesse visto o Cristo ressurreto, ele não teria mudado de lado.
De que lado você está?
Nessa noite o convite a você é: venha para o lado de Jesus! Andar com Jesus é andar pela fé. E andar pela fé é experimentar o incrível; o inacreditável aos olhos humanos acontecer, para honra e glória do Senhor Jesus.
De que lado você está? Venha para o lado de Jesus.


Ministração do Pastor Nélio Monteiro
Editado por Elizabete Lacerda Paulo
Igreja Batista Parque Safira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, sobre o que achou do meu Blog.

" Gigantes da fé" - Hebreus 11:33-40

Resenha do Culto da noite de Domingo  12/05/2024 "Gigantes da fé" Hebreus 11:33-40 Essa semana dois eventos estiveram em foco. Foi...