quinta-feira, 15 de novembro de 2018

Hebreus 12:1-6


Resenha do Culto da noite de 14/11/2018

Hebreus 12:1-6


Essa percepção do escritor de Hebreus, ilustra a figura sobre a questão de você estar numa carreira, numa corrida. Nós que estamos rodeados de uma nuvem grande de testemunho. Ele diz assim: corramos a carreira ou a corrida que nos é proposta.
Hebreus usa essa figura de linguagem, porque eles tinham consciência, conseguiam visualizar a realidade de uma corrida. Eles tinham isso em mente. O que é uma carreira? O que é uma corrida? Ele se referia aqui, aquela maratona em que o apóstolo Paulo vai descrever em outros textos também. Quando Paulo: eu acabei a corrida.
Era uma linguagem comum naquele tempo. Ele fala de uma grande nuvem de testemunhas. A gente tem que ter essa consciência.
A Palavra, é uma carta escrita aos Hebreus como um todo. Ele está falando da galeria da fé.
Ele vai falar de pessoas que servem de inspiração para nossa fé. Ele quer dizer que eles são para nós, testemunhas. Quando você estiver correndo, cansada das lutas da vida, lembre-se que você está rodeada de testemunhas, de gente que já passou o que você está passando.
O autor de Hebreus coloca este contexto: você está rodeado de grandes testemunhas, e não pode se achar o ser mais sofrido do universo.
O Senhor nos diz através da sua Palavra, que temos pessoas a quem nos espelhar.
Para a corrida da fé, quem é que te prepara? Como você se prepara para ela? O que atrapalha a nossa corrida de fé? O pecado.
Se livre do pecado, que fica enroscando nas suas pernas e te puxa para trás.
Para sua corrida de fé, você tem que fazer uma análise, se existe pecado enroscando nas suas pernas, te puxando para trás, te atrapalhando de prosseguir.
Se livra! As pessoas estão nos vendo. Temos uma nuvem de testemunha e somos testemunhas na vida de alguém.
Você está aqui, é porque alguém testemunhou do amor de Deus para você. Alguém te discipulou. Alguém orou por você. alguém serviu de inspiração para você estar aqui.
Quando você olha para Jesus, sempre tem alguém por perto. Testemunhas que são inspiração para a nossa corrida de fé.
Deixa o pecado!
O pecado nos embaraça. Quando somos filhos de Deus, depois do pecado, nos sentimos mal. Vamos desembaraçar o pecado da vida da gente, confessando!
Precisamos confessar. Precisamos deixar o pecado. Somos testemunhas e temos testemunhas de pessoas que viveram pela fé, que tiveram os olhos fixos em Deus.
O pecado nos envolve. Traz peso. Corramos com perseverança, nos livrando do pecado. Tem gente que desiste no meio do caminho. Não persevera.
Mas a Bíblia nos ensina a perseverar, a não desistir.
A igreja pode te decepcionar. Eu posso te decepcionar. Nesse tempo que estamos vivendo, muitos estão muito cansados. Muita gente cansada das pessoas, da denominação. Muita gente decepcionada, com sua célula, com seu PGM, com seu líder
Gente, se não nos prepararmos para a corrida, vamos nos decepcionar. Vamos desistir. Mas o Senhor veio nos dizer, para nos desembaraçar do pecado e fixar nosso olhar em Cristo. Ele é nossa maior testemunha. Suportou muita coisa por causa da alegria que estava proposta.
O que diferencia o crente na hora da dificuldade, é sua perspectiva nessa hora. Porque ele olha para a dificuldade como oportunidade de ouvir Deus falar com ele. Ele vê a dificuldade dele, nessa perspectiva. E a pessoa que não tem o Senhor, na sua dificuldade, ele desespera; porque ele não tem um propósito.
Tem algo proposto para mim e para você. Nós temos a esperança da glória. Nosso olhar não está fixo somente nessa vida.

É muito importante, nessa corrida, termos os olhos fixos em Cristo, senão nós desistimos do caminho e não corremos mais.
Para você correr direito, Deus vai te disciplinar porque Ele te ama. Ele não vai deixar você correr embaraçado com o pecado.
Moisés foi disciplinado. Serve de testemunha para nós. E nós não devemos perder o foco da nossa corrida pela fé.
Devemos nos esforçar para isso.
Nessa corrida não é importante quem chega primeiro. Na corrida da fé você não tem que chegar primeiro. Você tem que chegar.  Nossas lutas vão passar. O céu é numa realidade para nós. Há uma alegria proposta para nós. Seja perseverante. A Palavra nos dá a garantia que nós estaremos com Deus e lá as nossas imperfeições vão acabar.
É isso que o escritor de Hebreus está falando. Existe esperança. Suporta, mesmo quando você está sendo disciplinado.
Jonas assumiu seu erro e reconheceu que naquele navio todas as tribulações que aconteciam, eram por culpa dele. Assuma seus erros e deixa Deus te disciplinar.
Você tem que perseverar para tirar o pecado. Persevera. Olha para o alto. Aceita a disciplina do SENHOR porque faz parte da corrida.


Ministrado pela Missionária Jaine Feliciano
Editado por Elizabete Lacerda Paulo
Igreja Batista Parque Safira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, sobre o que achou do meu Blog.

" Gigantes da fé" - Hebreus 11:33-40

Resenha do Culto da noite de Domingo  12/05/2024 "Gigantes da fé" Hebreus 11:33-40 Essa semana dois eventos estiveram em foco. Foi...