quarta-feira, 19 de dezembro de 2018

Juízes 2:1-5


Resenha do Culto de 19/12/2018

Juízes 2:1-5

Um dos capítulos mais interessantes do livro de Juízes. Faz um resumo do comportamento de Israel logo depois da morte de Josué. Mostra o povo se distanciando de Deus e sofrendo as consequências de seus pecados.
O versículo 16 diz que Deus levantou juízes em Israel. E eles não ficaram julgando a Israel, mas sim, governando Israel, direcionando a nação. Mostrando o caminho a seguir.
Se você observar, verá que o grande juiz, é o Senhor. Eles são apenas governadores. O julgamento do povo de Deus, quem faz é o Senhor. E no livro de juízes o julgamento começa pelo povo de Israel.

Deus usa uma expressão muito forte, de que eles haviam se prostituído com outros deuses. Ou seja, eles haviam traído Deus, seguindo seus corações e suas vontades. Então, Deus usa esse tempo para direcionar e mostrar para eles a importância da obediência.


Eles vivem essa situação toda, mas eles tornam-se pessoas infiéis ao Senhor. Uma geração que não quis conhecer ao Senhor. Quase chegando na Terra Prometida eles se afastam de Deus.

Nós temos a tendência de nos afastar, quando o Senhor nos concede a benção, nos esquecendo de quem nos colocou naquele lugar.
As pessoas passam nas provas, nos concursos e depois se esquecem de que, quem os conduziu em vitória foi a própria mão de Deus.

Estudando o livro de Juízes, vamos ver que não foi a infidelidade de Deus, foi o próprio pecado da nação, que distanciou o povo do Senhor.
Muitas vezes fazemos o que achamos melhor aos nossos olhos. Aquilo que nós gostamos. Estudando Juízes, vamos ver uma história de vitórias e derrotas. Não há constância na vida deles.
O livro de juízes mostra que o povo caia na idolatria. Deus mandava o castigo. O povo clamava ao Senhor, reconhecia os seus pecados e Deus mandava livramento. E o povo continuava fiel por vinte trinta anos, depois se afastavam de novo.
Muitas vezes vivemos nessa gangorra espiritual. Vamos bem até um certo ponto, depois caímos no pecado e alguns pela misericórdia de Deus se arrependem e voltam. E depois cai novamente. Não consegue ter vida séria com Deus.
Que vida cristã é essa, que o cara vive tropeçando e caindo?
O povo de Israel vivia exatamente esse momento.

Muitas vezes vivemos dessa forma. Uma geração que não consegue viver em constância com Deus. Pessoas que não se comprometem com o Deus da Palavra e nem com a Palavra de Deus.
Nós temos uma geração pós Josué, cheias de altos e baixos. Cheias de vitórias e fracassos.
Como anda nossa vida com Deus?
Muitos não se comprometem a fazer o que é reto a Deus.
Buscam as coisas que lhes dão prazer. Vivem uma relação que não tem compromisso com Deus.
Antigamente, a gente batizava numa igreja Batista, depois se por alguma razão mudasse de cidade, a gente procurava uma igreja da mesma fé e ordem. Hoje não é mais assim. Hoje as pessoas mudam de igreja como se mudam de roupa. Uma geração descomprometida.
Vivemos num tempo das igrejas self service. As pessoas não têm comprometimento com Deus e sua Palavra. E muito menos com a sua igreja.
A vida com Deus é a disposição de fazer o que é bom perante ao Senhor e não perante aos homens e a sociedade.
Precisamos compreender que a geração que não se compromete em fazer a vontade de Deus, está fadada ao fracasso. No livro de Juízes percebemos isso em todo tempo. Uma geração que não conhece a Deus e se desvia do caminho.
Muita gente está vivendo assim. Desviando-se dos caminhos do Senhor, fazendo o que é bom para si mesmo. Pensam que seus caminhos são melhores que os caminhos do Senhor.
Eles têm se desviado dos caminhos do Senhor. A Palavra de Deus diz, que foi depressa que eles se esqueceram do Senhor.
Quantas pessoas se esquecem do Senhor! Se prostituem, fazem o que desagrada a Deus com sua maneira de viver.
Com a morte de Josué, aquele povo se desviou dos caminhos do Senhor. Uma geração que não conhece a Deus, vai quebrar a aliança com Deus.
A promessa de Deus, é que eles iam conquistar todas aquelas nações.
Mas eles se afastaram de Deus. Se desviaram da aliança que tinham com Deus. Optaram por viverem suas próprias vontades.
Se você não se arrepender dos seus caminhos. Se você não voltar-se para o Senhor, se você não se comprometer com a aliança feita com o Senhor, não terá vitórias.
Gideão disse que o povo havia feito cavernas para se esconderem dos Midianitas.  Deus lhes prometeu vitórias, mas a partir do momento que se afastaram do Senhor, Deus deixou de ter compromisso com eles.
Deus não tem compromisso com quem vive no pecado.
Nós estamos nos voltando para falsos deuses. Ídolos de futebol, de novelas, políticos ... Uma coisa que tem me assustado, é que os animais têm se tornado deus das pessoas. Você tem que tratar bem seu animalzinho, mas não pode endeusa-lo.
Muitas vezes Deus os entregou ao sofrimento e dor, porque eles deixaram de se comprometerem com o Senhor.
Uma geração que quebra uma aliança com Deus é uma geração que vai enfrentar sérias consequências.
Horrenda coisa é cair na mão do Deus vivo.
Enfrentamos situações, que sabemos no fundo do nosso coração, que são consequências dos nossos pecados.
Difícil é a geração que não conta com os cuidados do Senhor.
Precisamos levar uma vida de santidade, séria com Deus.
Quanto mais me aproximo de Deus mais eu percebo que sou falho e miserável. A santidade de Deus contrasta com o pecado.
A geração do livro de Juízes sofria tanto, que clamava ao Senhor, não porque reconheciam que Ele era Deus, mas porque queriam ficar livres do sofrimento.
Muitas vezes buscamos a Deus porque temos medo do inferno. Porque não queremos ficar angustiados.
A razão pela qual você busca ao Senhor, deve ser porque você O ama. Porque ELE te resgatou da maldição do pecado. Devo buscar a Deus, não porque Ele pode fazer algo por mim, mas pelo que ELE já fez. Israel buscava o Senhor só nos seus apertos.
Muitas vezes buscamos a Deus porque naquele momento Ele é a única saída.
Vemos isso retratado na vida de Saul, na vida de Judas, que não deixava Deus tratar seu coração.

Davi cometeu adultério, mas Davi não se conformava com a vida de pecado. Ainda que ele tivesse pecado. Ele não aceitava sua vida de pecador.
Quantas pessoas satisfeitas com seus pecados! Uma geração que não deixa seu pecado ser tratado.
Davi se quebranta, reconhece seus pecados. Davi tinha um coração que deixava ser tratado por Deus.
E a Palavra de Deus diz que, se arrependermos e confessarmos nossos pecados, Ele é fiel e justo para nos perdoar e nos purificar.
Graças a Deus que nos dá a oportunidade de ter nosso coração tratado por Deus.
Essa geração havia se distanciado de Deus e não deixava Deus tratar seu coração. Era uma geração que não conhecia a Deus.
Jó tinha um coração tratado. Ele deixou Deus tratar seu coração.
O que Deus espera de nós, é que deixemos Deus tratar nosso coração. Como está o seu coração?

Mensagem do Pastor Silvio Farias
Editada por Elizabete Lacerda Paulo
Igreja Batista Parque Safira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, sobre o que achou do meu Blog.

" Gigantes da fé" - Hebreus 11:33-40

Resenha do Culto da noite de Domingo  12/05/2024 "Gigantes da fé" Hebreus 11:33-40 Essa semana dois eventos estiveram em foco. Foi...