quarta-feira, 12 de dezembro de 2018

1 João 5:1-12

Resenha do Culto da noite de 12/12/2018

1 João 5:1-12


O texto nos leva a refletir sobre uma vida vitoriosa.
João escreve três cartas e nelas ele vai descrever como caminharmos com Deus, de tal forma a termos uma vida vitoriosa.
Naturalmente, a igreja vivenciava momentos de dificuldades e de muita perseguição. A igreja nunca deixou de ser perseguida. As estratégias do inimigo mudam.
Vivemos um momento muito complexo. Pessoas sofrendo, caídas num vazio tão grande.

Como nosso foco ser direcionado de novo a Deus? João nos lembra que estamos no mundo. Há um sistema que prevalece no mundo. O mundo é um sistema voltado contra Deus. Naturalmente o que ele propaga é uma vida de felicidade sem Deus. De provar a não existência de Deus através de teorias e pensamentos, aos olhos do homem, lógicos. O sistema trabalha nesse sentido.
Por isso João nos lembra, que vivemos dentro desse sistema mas não pertencemos a ele.
Eu estou dentro deste sistema, mas não pertenço a ele, por isso consigo olhar de fora.
Quem está envolvido pelo sistema não consegue perceber a prisão, a escravidão a que ele é submetido. Isso nos lembra que estamos de passagem a uma terra prometida. Aqui não é nosso lugar.

Um dos grandes problemas do ser humano, é que as pessoas tiraram os olhos do céu.
Na década de 70 até meados da década de 90, os crentes eram mais saudáveis, espiritualmente falando.
Qual a causa do adoecimento? É que a igreja daquela década, pregava de maneira que as pessoas olhavam para o céu. E hoje as pregações são voltadas para a terra. Éramos chamados de alienados. Quando a igreja deixou de ser alienada, encontramos uma igreja que passou a olhar para a terra. Hoje a preocupação das igrejas não é de preparar as pessoas para o céu, mas de encher os templos de gente vazia. De gente não convertida, sem experiência real com Deus. Porque passou-se a pregar prosperidade, negociação com Deus e não, o céu. O que João faz é pregar o céu. A igreja precisa voltar seu olhar para o céu.
Encontramos pessoas tão preocupadas com a terra que se esquecem do céu. Estamos aqui de passagem. Nós não somos desse mundo. Nada que existe nesse mundo é seu. Acorda! Você não é dono de nada. Qualquer dia você vai partir, e sua casa bacana vai ficar para outros. Tudo que conquistamos vai ficar para outras pessoas. E de repente, você vai descobrir que nunca foi dono de nada. Estamos aqui de passagem e precisamos voltar nosso olhar para o céu.

Muitas vezes agimos como o povo do deserto, que ficavam olhando para trás se esquecendo da escravidão que havia lá.
Muitos cristãos olhando para o mundo, se esquecendo da escravidão, da angustia, da desesperança.
A igreja da atualidade preciso voltar seu olhar para Cristo.
Caminhamos rumo a terra prometida e quando caminhamos sob a liderança de Cristo, nossos olhos não podem se desviar Dele.
Quando a igreja deixa de focar em Cristo, ela perde sua razão de ser.
Colossenses 3: 4-6
A Palavra de Deus nos aponta que precisamos nos render a Cristo. Encontramos uma igreja, que professa o nome de Cristo sem ter se rendido a ELE.
Isso é muito complicado.
O homem tem conquistado coisas extraordinárias, mas seu interior continua desornado. Encontramos o homem tão rico exteriormente, mas tão pobre em seu interior. Nas áreas de suas emoções.
Quando nos rendemos a Cristo, recebemos sua natureza Divina.
Se não transformamos nessa área, é porque não houve novo nascimento.
Se o homem continua na sua vida pecaminosa, é porque ele ainda não teve um encontro real com Jesus.
Existem multidões louvando a Deus. Mas, esquecemos que Deus busca adoradores que O adora de verdade. Deus não está interessado com o que você canta com seus lábios. Deus está interessado quando você O adora com o coração. Vivemos num tempo em que precisamos voltar para Deus.
Grande parte dos púlpitos, das igrejas da atualidade, foram transformados em palcos. A igreja no Brasil precisa voltar a adorar a Deus.
Muitas igrejas, nem púlpito tem. A voz de Deus foi calada.
A única forma de vencer o sistema mundano é através da fé no Senhor Jesus Cristo.
Pessoas foram a estimuladas a pensar, que Deus estivesse a disposição delas para elas fazerem o que quisessem.
Vivemos num tempo em que precisamos voltar nosso olhar para Cristo e consagrar a Ele nossa vida.
O propósito de Deus é nos tornar semelhantes a Cristo.
Romanos 8:29
Qual é o propósito de Deus para nossa vida? É nos transformar para sermos semelhantes a Cristo.
A visão da igreja precisa estar em Cristo. Nosso propósito de vida, é nos tornarmos semelhantes a Jesus. Houve uma inversão, para atrair multidões.
Precisamos dobrar nossos joelhos nos momentos de crises e clamar por Aquele que pode mudar a nossa vida.
Precisamos nos render ao Senhor para que Ele coloque em ordem nosso mundo interior. Para que Ele mude nosso olhar e nossa visão do mundo.
O sistema mundano é hostil contra o Senhor. Sempre foi.
1 João 2:15-17
Lembre-se, o mundo passa. Mas aquele que faz a vontade de Deus, permanece. Renda-se
O sistema jaz no maligno. Satanás é o cabeça desse sistema hostil. Ele dissemina ódio e contenda.
Vivemos numa época em que as pessoas estão tentando se eximir de uma vida moral, de uma vida de santidade. Falando dos apelos dos desejos da carne. O mundo apela para isso mesmo. Mas nos lembra que aquele que faz a vontade de Deus, permanece para sempre.
Temos que lutar contra isto. A Bíblia não diz que nossa vida seria um mar de rosas. O mundo é hostil. O sistema é nosso inimigo, que dissemina ódio e contenda. Mas em Cristo, Deus nos faz triunfar sobre essas coisas.
Gálatas 5:22-24
Quando estamos em Cristo, recebemos poder para lutar contra nossas inclinações. Contra os desejos da nossa carne.
O mundo estimula aquilo que é abominável aos olhos de Deus.
Aqueles que se rendem a Cristo, continuam vencendo o mundo.
A fé que vence o mundo, é a fé que vê as realidades eternas e que experimenta o poder de Deus.
Muitos ficaram pelo caminho, porque experimentaram o sistema do mundo. Se queremos servir a Cristo, nós precisamos fugir dessas inclinações, numa busca constante de comunhão com Cristo.
Precisamos amar a Cristo de tal maneira, que os prazeres pecaminosos, os valores seculares percam a atração e não nos iludam mais. Essas coisas, tem iludido as pessoas mundanas. Jesus veio para nos libertar desse sistema.
Jesus disse: “Satanás é o príncipe deste mundo. Ele nada tem a ver comigo.” A vitória que vence o mundo exterior, é a fé que vê as realidades eternas. Aquele que vence o mundo é aquele que continua olhando para Jesus, o Autor e Consumador da sua fé. Olhe para Jesus.
Não faça como o povo de Israel no deserto, que esqueceu toda escravidão e deixou de olhar para Jesus. A vitória que vence o mundo, é a nossa  fé em Cristo Jesus.
O propósito da igreja não é intreter o crente. Não é levar auto ajuda. O propósito da igreja é levar a salvação e comunhão com Deus. Para quando o Senhor Jesus chamar, você estar preparado para encontrar com Jesus.
Você está preparado para encontrar o Senhor Jesus? Não há outra forma de se preparar, senão uma rendição completa a Cristo. Olhe para Jesus. O que Ele tem para nos oferecer é um mundo eterno.
Quando o Espírito de Deus conduz nossa vida, nosso desejo é agradar a Deus. Nosso propósito é alcançar o céu.
Jesus veio para nos levar de volta para casa. Ele pagou o preço para te levar de volta para casa.
Jesus veio para resgatar o vil pecador, arrependido, purificado e levá-lo de volta para casa. Como cristão, temos todos os motivos para celebrar o nascimento de Cristo. Gratidão, louvor, alegria porque Deus concedeu a vida de Jesus, a vitória de Cristo e seu triunfo sobre os poderes das trevas.
Celebramos a vida de Jesus, porque Ele nos libertou dos poderes das trevas. Da pior de todas as escravidões.
Louvamos porque Ele nos libertou desse sistema corrupto e perverso. Nos libertou dos poderes da morte.
Podemos celebrar o triunfo de Cristo sobre a morte.
A vida eterna é a vida de Cristo em nós.
De que adianta o homem ganhar o mundo inteiro se ele perder sua alma? O mundo passa, com todos os seus prazeres e conhecimento.
O mundo passa, mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre.
Quer ter vitória sobre o sistema mundano, renda-se a Jesus. Não perca Jesus de vista. Olhe para Ele.
Deus coloca em ordem nosso mundo interior. Essa é a conquista mais importante da sua vida!
Por que tanta gente doente, com seu mundo desmoronando? Porque seu mundo interior está em desordem.

Renda-se a Cristo para você obter vitória nesse mundo hostil. Ande com Jesus. Segura na mão de Jesus.
O mundo vai te oferecer entretenimento.
Satanás ofereceu para Jesus os reinos do mundo.
O caminho da cruz não é fácil. É de rendição. É de auto negação.

Meus irmãos hoje caminhamos em meio a densas trevas nesse mundo perverso mas é nele, que o reflexo da luz de Cristo em nossa vida, pode iluminar outras vidas.
Conectados com Cristo, caminhando com Jesus é que faremos diferença e tomaremos posse do mundo eterno que está preparado para nós.

Que nos chame de alienados, mas que naquele grande dia, o Senhor Jesus possa dizer para cada um de nós: "Servo bom e fiel pode entrar no meu Reino, porque eu já paguei o preço pela sua redenção.” Renda-se a Cristo!

Ministrado por Pastor Nélio Monteiro
Editado por Elizabete Lacerda Paulo
Igreja Batista Parque Safira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, sobre o que achou do meu Blog.

" Gigantes da fé" - Hebreus 11:33-40

Resenha do Culto da noite de Domingo  12/05/2024 "Gigantes da fé" Hebreus 11:33-40 Essa semana dois eventos estiveram em foco. Foi...