domingo, 2 de dezembro de 2018


Resenha do Culto da Manhã de 02/12/2018

Mateus 26:17-30

Meditando nesse texto, quero dar créditos ao Pastor Soren.
A Ceia é um memorial simbólico da morte de Jesus. Não é um ato fúnebre marcado por tristezas. A Ceia naturalmente aponta para a morte de Jesus, mas, sobretudo para a sua ressurreição. Muitas vezes nesses momentos, nós vertemos lágrimas sim, mas de gratidão. Gratidão diante dessa prova de amor incomparável, Daquele que levou sobre Si, as nossas iniquidades.
O castigo que nos traz a paz, estava sobre ELE. É emocionante pensar nesse amor de Jesus. No fato de pensar que a salvação é fruto da graça de Deus. É algo gratuito para nós, mas não, para Deus.

1 Pedro 1:18 ele diz que fomos resgatados pelo precioso sangue de Jesus.  A ceia é um momento que nos aponta para o preço de dimensões indizíveis, pago pelo amor de Deus, para a nossa salvação.
Nos regozijamos nessa celebração simbólica, porque nos remete à alegria de poder dizer como Paulo, “Eu sei em quem eu tenho crido.”
Esse memorial traz lições e mensagens de vida, e não de morte.
O pão, Cristo, é o alimento que vivifica a nossa alma. Jesus é o alimento e a condição de vida, no mundo corrupto e perverso. Cristo nos libertou das garras da morte espiritual quando saímos das águas batismais.
Uma vez sepultados com Cristo no batismo, nós ressurgimos para uma nova vida. Por isso a mensagem da ceia é uma mensagem de vida. O pão nos lembra o fato de que Jesus deu o seu corpo, deu a sua vida por nós. O fruto da videira, representa o sangue vivificador de Jesus Cristo. João diz que o sangue de Jesus, nos purifica de todos os pecados. Gloria a Deus!
O sangue de Jesus, que foi derramado lá na cruz é o que purifica todos os meus pecados.
Esse memorial não nos aponta para um sepultamento. Pelo contrário, nos aponta para um triunfo de Cristo sobre a morte. Aponta para o triunfo de Jesus sobre os poderes das trevas. Com ELE nós triunfamos.
Vejo o Senhor Jesus como um General vitorioso que nos conduz em triunfo, pelo vale da sombra da morte. A morte é como um pórtico, que ao passar por ele nos encontramos na eternidade com Cristo. A morte para o crente não é o fim, mas o começo de uma vida muito mais plena na presença do Senhor Jesus. Quando os nossos partem, há lágrimas de saudade, mas de desespero não, porque é apenas uma passagem para a casa do Pai. E tudo isso devemos a Cristo. A morte do Senhor Jesus, fala-nos de vida.
No texto que lemos, naquela última ceia, naquele momento terrível, Jesus traz uma palavra de esperança.

Um dia, eu sentarei à mesa com Jesus e terei o privilégio que os doze tiveram, de estar à mesa com Jesus. Porque Ele prometeu que lá beberemos com Ele, do fruto da videira no Reino do Pai. Há uma promessa de um Deus que cumpre todas as suas promessas. De forma que celebramos na ceia do Senhor, o triunfo, a vitória de Cristo; e Nele, e através Dele, o nosso triunfo. De forma que a ceia é um ato comemorativo que traz mensagem de vida e de esperança. E de confiança, no nosso General que nos conduz, de vitória em vitória, de graça e em graça. É isso que celebramos e faremos, em nome de Jesus.

Ministrado pelo Pastor Nélio Monteiro
Editado por Elizabete Lacerda Paulo
Igreja Batista Parque Safira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, sobre o que achou do meu Blog.

" O paraíso recuperado" Isaías - 11:1-10

 Resenha do Culto da noite de Domingo  05/05/2024 " O paraíso recuperado" Isaías 11:1-10 A história da humanidade começa com um ho...