domingo, 23 de dezembro de 2018

Mateus 4:16


Resenha do Culto de 22 de Dezembro de 2018

Mateus 4:16

Ao povo que vivia na região da sombra da morte, a luz raiou.
Essa é uma profecia de Isaías.
O profeta Sofonias trouxe à memória essa promessa e Mateus registra o cumprimento da mesma.
A maior libertação é a libertação da trevas espirituais.

O povo de Israel esperava um rei semelhante a Davi, que se assentasse no trono de Davi. Um rei humano, que libertasse o povo do domínio Romano.

Mas quando Jesus, chega, sua mensagem vai além.
Até porque, para exercer um governo como o próprio povo de Israel espera, é preciso primeiro, que Cristo esteja entronizado em seus corações.

Não entenderam a mensagem profética, que trazia na sua essência o fato de que uma grande luz raiou.

O texto nos confronta com o fato de que a humanidade andava na região da sombra da morte.
O povo daquela região estava a sombra da morte.
Quando pensamos em sombra, nos vem à mente, proximidade.
Caminhavam lado a lado com a morte.
O profeta personifica a morte, como companheira constante daqueles que habitam as trevas. Daqueles que andavam a sombra da morte.

Sombra nos remete à ausência da luz parcial.

O texto nos remete ao fato de que há incredulidade. O fato de que o pecado, é um obstáculo ao nosso relacionamento com Deus.

Jesus veio na plenitude dos tempos, exatamente no momento em que os cerimoniais do Judaísmo apontam para o Ungido de Deus. Para o Messias. Para Aquele que traria luz à humanidade.
Mas há um esvaziamento, um não entendimento do lado cerimonial. O povo continua caminhando ao lado da sombra da morte. Confiando em uma religiosidade vã, esvaziada no seu significado, não os preparam para o encontro com o seu Deus.

Não diferente do que Paulo vai encontrar em Atenas. Quando ele vai levar o Evangelho, ele encontra um altar, dedicado a um deus desconhecido e Paulo através daquele altar, aponta para o Deus que eles desconhecem os alerta que o Deus criador dos céus e da terra, não será encontrado em meio aos deuses falsos. É esse o Deus que Paulo queria apresentar ao povo de Israel, que andava tateando. Essa era a realidade que o povo de Israel estava vivendo.
Não é diferente dos dias que estamos vivendo.
Muitas pessoas sem religião, muitas pessoas que vão aos templos e dentre estes, uma multidão está tateando, sem conhecer, sem ter a revelação do verdadeiro Deus, sem que Cristo esteja realmente entronizado em seu coração.
Trevas, nos remete a algo triste, pavoroso. Trevas nos remete ao castigo do inferno.
Jesus nasceu. Nós O celebramos. Temos que celebrar, porque Ele é determinante para a salvação dos homens. Mas é necessário que Ele nasça no coração de cada um.

O profeta antevendo a vinda do Cristo, dizia que o povo estava andando em trevas e que Ele chegou e trouxe luz. Sofonias compartilha da mesma esperança e Mateus diz:” Ele veio. Ele chegou.”
A luz que revela Deus e nos trouxe esperança. Ele veio, Deus cumpriu.
E quando Ele veio, a humanidade andava na região da sombra da morte. É triste pensar que ainda hoje, a grande maioria da população, continua caminhando na região da sombra da morte, caminhando para o inferno, sem entender o significado do nascimento de Jesus.
Sem entender o significado da luz maior.
Jesus é Deus conosco. Ele revela Deus a nós. Quando olhamos para Jesus estamos olhando para Deus. Jesus nos revela o Pai. 

Qual é a mensagem de Jesus? “Arrependei-vos porque vos é chegado o Reino dos Céus!” Olha que maravilha! Jesus nos apresenta o Reino dos Céus.

 João 14:6 registra que Ele é o caminho.


Ele nos profetiza algo extraordinário, em Isaías 49:6
Qual é a missão de Jesus? Trazer Israel de volta a Deus.
 Levar a luz divina e a mensagem de salvação a todas as Nações.
Porque Ele veio, há esperança para nós. Em Sua luz vemos a Luz. Ele nos libertou da sombra da morte


O texto é muito claro quando diz que a luz resplandece das trevas.
No Velho Testamento o homem se aproximava de Deus através dos cerimoniais.
O relacionamento do homem com Deus era um tanto quanto cerimonial. E por não entenderem o simbolismo daqueles momentos, eles caiam num vazio louco por não entenderem o que Deus queria lhes ensinar. Perderam a razão, houve esvaziamento dos cerimoniais. Cada um deles, aponta para Cristo, o sacrifício do Cordeiro. Não entenderam que era um simbolismo que apontava para Cristo
E quando Cristo vem Eles não o recebem porque continuavam em trevas, apesar de todo cerimonial apontar para Cristo.
É triste pensar, que dois mil anos depois, uma grande multidão continua em trevas, sem entender a importância do nascimento de Jesus.
Ele veio se relacionar conosco e isso é algo fenomenal. 
Não encontramos palavras, para explicar que Deus desceu e se relacionou conosco. Quando olhamos para Cristo, podemos entender todo cuidado de Deus. Quando Jesus vem, Ele demonstra todo seu amor e compaixão. O motivo da sua ira, é quando o homem não entende, vem para o templo e não leva a sério toda santidade do templo.
Ele hoje habita em nós. Em Cristo somos redimidos e justificados. Ele nos leva de volta ao Pai.

Você que ainda não tem certeza da sua salvação. Você que ainda não entendeu o propósito de Jesus, você pode entrar hoje mesmo no Reino de Deus, através da fé em Cristo Jesus.

O homem estava afastado de Deus. Todos cerimoniais apontavam para o Cristo mas o homem continuava caminhando em trevas. E Jesus revela Deus a nós. Mas o homem rejeita a Jesus. 

Muitos preferem continuar andando na região da sombra, caminhando lada a lado com a morte. A um passo do abismo. E grande multidão parte para a morte sem Cristo. Sem salvação.
Ainda há grande multidão, caminhando sem Cristo e sem salvação.

Mateus, Lucas e João registram que no momento em que Jesus foi crucificado, até ao anoitecer, houve trevas em toda terra. Mas no terceiro dia uma luz raiou. Jesus venceu as trevas. Nele se cumpriu o que Isaías profetizou.

Isaías 60:2-3

Jesus veio trazer luz, salvação e esperança. Por isso nós celebramos o Natal.

Jesus veio restaurar a nossa comunhão com Deus.

A vida sem iluminação espiritual é uma vida triste e sem esperança.
Uma vida sem Cristo é uma vida triste e sem esperança.
Imagina se Jesus não tivesse vindo?

Há esperança para nós. A vida sem iluminação espiritual é uma vida triste. Mas a luz raiou. Há esperança para Israel e todas as nações.
Porque Deus cumpriu sua promessa. É por isso que celebramos o Natal.
É Natal todo dia que Jesus nasce no coração de alguém. Pois aquela pessoa foi retirada da região da sombra da morte.
E ainda que a morte ceife o seu corpo, a sua alma estará eternamente com Deus.

Jesus veio trazer vida e vida eterna em seu nome.
A luz raiou! Jesus veio trazer esperança. Há esperança para você.

Mensagem de Pastor Nélio Monteiro
Editada por Elizabete Lacerda Paulo
Igreja Batista Parque Safira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, sobre o que achou do meu Blog.

" Gigantes da fé" - Hebreus 11:33-40

Resenha do Culto da noite de Domingo  12/05/2024 "Gigantes da fé" Hebreus 11:33-40 Essa semana dois eventos estiveram em foco. Foi...