quarta-feira, 16 de janeiro de 2019

Atos 13:26-39

Resenha do Culto da noite de 13/01/2019

Atos 13:26-39


O apóstolo estava na terceira viagem missionária e Paulo então, traz a mensagem que acabamos de ler.
É uma mensagem cristocêntrica. Ele diz: “A vós vos é dada a mensagem de salvação.”

É interessante, que no capítulo 13, Paulo traça o percurso do povo de Israel, saindo do Egito até a conquista da terra da promessa.
Depois Paulo vai falar do governo teocrático e por fim ele fala das promessas que Deus faz a Davi e como Deus as cumpre, na pessoa do Senhor Jesus Cristo, tendo como testemunha, João Batista que a exemplo do profeta Elias, o mesmo Espírito que operou na vida de Elias operou na vida de João Batista que anunciava então, a vinda do Senhor Jesus.
De forma que Paulo apresenta Cristo como Aquele que Nele cumpriu-se todas as coisas que Dele estavam escritas.
O apóstolo Paulo vai apresentar Cristo, como único Senhor, único Salvador, como único em quem podemos depositar toda nossa esperança.
O que Paulo queria dizer naquele contexto, era o fato de que Deus havia se colocado ao lado do povo de Israel em todas as suas tribulações. Em nenhum momento, Deus os abandonou.
E ele toma como testemunha, no momento do ápice, o testemunho de João Batista, que disse de todo cuidado de Deus, de tudo que Deus prometera, inclusive a vinda do Messias.
O que Paulo estava chamando a atenção dos Judeus naquele momento, era: examinem as escrituras, olhem para as escrituras e vocês perceberão que tudo que Dele estava escrito, se cumpriu.
Era importante eles entenderem que Deus cumpriu sua promessa.
Então ele chama a atenção dos Judeus, pois os líderes em Jerusalém não O reconheceram. Na verdade O assassinaram por não reconhecerem sua majestade e por não compreenderem as escrituras.
A grande falha dos líderes religiosos, daqueles que deviam preparar o povo, é que eles não estavam preparados para reconhecerem o enviado de Deus.
Crucificaram Jesus, O assassinaram, em nome de uma religiosidade, o fizeram, por desconhecerem as escrituras.
Hoje vivemos um momento muito semelhante ao que o povo vivia no Velho Testamento.
Precisamos conhecer as escrituras. Examina-las para ter a compreensão do momento que estamos vivendo. Por isso precisamos conhecer as escrituras, para termos a convicção do momento que estamos vivendo.
Temo que na vinda de Jesus, a grande maioria seja apanhada de surpresa por não examinarem as escrituras. Por desconhecerem o que a Palavra de Deus nos orienta.
As autoridades de Jerusalém assassinaram Jesus. Que pena que eles não reconheceram que Jesus Cristo era o Messias, o Filho de Deus e que Nele se manifestou a glória do Pai.
Ao crucificarem o Messias, sem entender, (porque o fizeram por ignorância), estavam cumprindo as escrituras. Crucificaram o Mestre.
As profecias apontavam para Jesus. Eles não estavam preparados, porque não estavam atentos a Jesus.
Hoje a Palavra de Deus aponta para a vinda de Jesus. Deus fala conosco. O problema é que muitas vezes não damos crédito à Palavra de Deus.
Paulo chama a atenção para o fato de que o que Deus prometeu, Deus cumpriu, ressuscitando Jesus.
Ele diz que em Cristo Jesus nós temos a vida eterna.
A mensagem que recebemos do apóstolo, é justamente o fato de que, Jesus conquistou a própria morte.
Paulo diz que pelo fato de que Jesus morreu e foi sepultado; e foi sepultado pelos homens mesmos.
Nicodemos e José de Arimatéia podiam testemunhar, porque eles pegaram o corpo de Jesus.
Paulo chama como testemunha todos os apóstolos, que estavam envolvidos, por não haverem entendido as escrituras.
Paulo chama a atenção, para aqueles que caminharam com Jesus até a Galiléia, que foram testemunhas de sua ressurreição. De que Ele morreu e foi sepultado. Como tinham provas de que Ele ressuscitou.
Tudo que Deus prometeu, Deus cumpriu. Tudo que Deus promete Deus cumpre.
Nós precisamos dar crédito a mensagem de salvação.

A mesma mensagem que Paulo pregou naquele dia, é pregada hoje. O fato, é que há esperança em Cristo Jesus. Esperança de salvação, porque Ele morreu e venceu a morte.
E porque Ele triunfou sobre a morte, Ele pode nos conceder vida eterna em Seu nome. A salvação, a imortalidade, nos oferecida através de Jesus.
Não somos testemunhas oculares. Hoje, somos chamados a crer na mensagem da salvação, pela fé.
Paulo traz com muita propriedade o fato de que, por Jesus nós somos justificados.
Jesus pode nos oferecer a salvação. Em Cristo, nós, pela fé, obtemos vida eterna.
Quem pode acusar aquele que crê em Jesus? Ninguém. Porque Jesus pagou o preço da sua vida em seu corpo.
Cristo fez por você e por mim o que nós não podemos fazer.
Ninguém cumpriu a lei. Mas não podemos perder a esperança, porque Ele cumpriu.
Somente Cristo.
Tudo que a respeito de Jesus estava escrito, Ele cumpriu.
Deus cumpriu. Deus O ressuscitou.
O Filho de Deus veio ao mundo. Nele se cumpriu todas as coisas que Dele estavam escritas. Jesus é o Messias. Ele venceu a morte, porque Deus O ressuscitou.
O último fato que o apóstolo traz com muita propriedade, em síntese, ele diz:  Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo.
Você será salvo, não porque você é bom, ou porque você é religioso. Você será salvo porque você crê no Senhor Jesus. Paulo defende a tese de que somos justificados pela fé.
O homem é justificado pela fé, sem as obras da lei.
Você é salvo quando crê em Deus.
Essa é a maravilhosa Graça de Deus.
Essa foi a pregação de Paulo e essa mensagem chegou a cada um de nós.
Meus irmãos o que diz respeito a imortalidade, ela nos é oferecida através da fé em Cristo Jesus.
Deus nos ofereceu graciosamente, aquilo que não somos capazes de prover para nós mesmos, mas Ele proveu através de Seu Único Filho, Jesus Cristo.
Crê no Senhor Jesus, como seu Senhor e Salvador, e serás salvo.

Mensagem de Pastor Nélio Monteiro.
Editada por Elizabete Lacerda Paulo.
Igreja Batista Parque Safira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, sobre o que achou do meu Blog.

" Gigantes da fé" - Hebreus 11:33-40

Resenha do Culto da noite de Domingo  12/05/2024 "Gigantes da fé" Hebreus 11:33-40 Essa semana dois eventos estiveram em foco. Foi...