quinta-feira, 10 de janeiro de 2019

Atos 13:38-52


Resenha do Culto de 09/01/2019

Atos 13:38-52

Estamos estudando a viagem missionária de Paulo.
Meus irmãos as vezes fazemos planos e os fazemos diariamente e muitas vezes esses planos não saem do papel. Porque não consultamos o Espírito Santo na formulação destes planos. Muitas vezes, as pessoas fazem planos e esperam que Deus os abençoe, mas não consultaram a Deus para elaborar seu projeto de vida.
Paulo e Barnabé vivenciavam um tempo novo.


Agora vemos uma igreja, orientada pelo Espírito Santo, realizando a primeira viagem missionária, planejada, que durou dois anos.
A igreja da Antioquia da Síria, vivia concentrada na adoração e no serviço, esperavam no Senhor, jejuando e orando até que o Espírito de Deus os orientou a enviar Paulo e Barnabé em missão.
A igreja orava e jejuava. Criaram um ambiente propício para que pudessem ouvir a voz do Espírito Santo de Deus.
Se você quer ouvir a voz do Espírito Santo de Deus é necessário que você crie um ambiente propício. De oração e submissão. 

Percebemos que, mesmo depois da orientação do Espírito Santo, a igreja continuou orando, pois sabiam que era uma missão arriscada e que Paulo e Barnabé dependeriam da proteção, do livramento, da cobertura espiritual, da parte de Deus. Então eles oravam e jejuavam para ouvir a voz de Deus e o Espírito de Deus lhes falou. Programas e planejamentos são necessários, mas não podem cercear a liberdade do Espírito do Senhor de dirigir nossa vida.
Por isso nós precisamos orar.

Um homem queria se encontrar com Deus.
Ia aos cultos, mas não ouvia a voz de Deus.
Até que foi orientado a ir a um lugar, todos os dias no mesmo horário e em silencio buscasse conversar com Deus. Assim aquele homem fez. Todos os dias conversava com Deus. Ficava em silencio.
E ele começou a ouvir a voz de Deus e Deus começou a usar a vida dele. Porque aquele homem buscou. Ele quis ouvir a voz de Deus. Não ficou questionando a existência de Deus, nem buscando provas.

Se você acreditar ou não em Deus, o problema é seu. Deus não vai deixar de ser Deus, se você não O buscar.
Se você não colocar Deus no seu projeto de vida, não adianta. Seus projetos não vão se realizar.

Muitos acham que Deus tem que cumprir um plano que ele traçou. Comece com jejum e oração. Faça essa experiência.
E Deus vai te abençoar.

Não é o meu projeto de vida que conta.
O que conta é o projeto de Deus para a minha vida.
Quando eu busco ao Senhor, quando eu consulto ao Senhor, Deus ajusta o meu projeto com o projeto Dele e então as coisas dão certo.

É isso que acontecia com aquela igreja. Eles estavam orando, queriam a orientação de Deus.
Eles criaram um ambiente propício e ouviram a voz de Deus. Se você quer ouvir a voz de Deus, crie um ambiente propício.
Deus nos fala no silêncio, quando nos aquietamos e reservamos um tempo para estar a sós com Deus.

Isso aconteceu com aquela igreja e dali surgiu o primeiro projeto missionário, porque não cercearam a liberdade do Espírito do Senhor de dirigir suas vidas e aquela igreja.
Precisamos orar e nos tornar parceiros de orações na vida das pessoas, orando por elas.

Vamos encontrar pela vida pessoas bem sucedidas e abençoadas, que Deus abre portas. E vamos encontrar muita gente lamentando porque a graça de Deus não os alcança; simplesmente porque no projeto de vida deles, não cabe Deus. Deus não é prioridade em seu projeto de vida.
Encontramos muitas igrejas fracassadas, porque seu alvo não é glorificar a Deus.
Precisamos meus irmãos, orar e orar muito por nossas vidas e por nossa igreja.

Quando o crente é chamado pelo Espírito Santo o mesmo Espírito revela a igreja.
As vezes as pessoas querem ocupar lugar de liderança.
Lugar de liderança na igreja é fruto da escolha de Deus. Resposta de oração, e então Deus levanta.
Se Deus te chamou para um ministério, entenda que Deus te escolheu. Em vez de temer o desafio que Deus está te dando, ore para que Deus te capacite para corresponder ao privilégio que Deus está te concedendo. A obra de Deus é feita assim.
Aquela igreja, permitiu que Deus conduzisse todo processo. E quando Deus os conduz, Ele faz tudo de forma estratégica.

No planejamento estratégico daquela igreja ao consultar a Deus, Deus os conduz ao lugar estratégico.
Quando nós consultamos a Deus, Deus nos dá estratégias.
Deus é um Deus estratégico.
Quando Jesus vem, Deus conduz a história de uma forma estratégica.
Jesus vem no momento adequado. Num momento muito bem preparado.

Deus permitiu que Roma dominasse o mundo. Roma construiu as estradas, que capacitou o trânsito das pessoas. O império romano proporcionou segurança. De forma que quando saíram para pregar o Evangelho encontraram estradas seguras.
Deus viabilizou a língua. O grego era a língua universal naquela época. E o grego é um língua, que cada palavra tem um sentido único. Não é como o português, que cada palavra tem um sentido.

Hoje quando estudamos o Novo ou o Velho Testamento, no Hebraico e principalmente no grego, as palavras têm um sentido único. Elas não tem duplo sentido.

Deus tem estratégia para sua vida. Na individualidade, faça planos, desenvolva um projeto de vida, mas os apresente diante de Deus.

Nosso Deus é um Deus estratégico. Deus pode te dar uma estratégia para sua vida. Deus pode abençoar sua vida, mas você tem que colocar seus planos debaixo da autoridade de Deus.
Quem não sabe para onde vai, não chega a lugar nenhum.
Qual é o seu projeto de vida?

Muitas vezes Deus nos dá planos, e abre portas extraordinárias. Deus nos dá oportunidades extraordinárias. E dentro do plano de Deus estavam três coisas.
Eles deviam ir às Sinagogas para pregar o Evangelho aos Judeus, e eles foram. Era um ponto de partida.
Pregaram o Evangelho nas Sinagogas, mas os judeus rejeitaram.
O povo que teve a oportunidade de ser doutrinado na Palavra de Deus, quando Jesus veio, eles O rejeitaram. É que a Palavra de fato, não havia penetrado no coração deles.
A Palavra de Deus, caia na mente deles como a semente cai na terra seca.
Mas aqueles que entenderam o momento extraordinário que estavam vivendo e reconheceram Jesus como Senhor e Salvador, tiveram suas vidas transformadas.
Hoje não é diferente. A semente do Evangelho é lançada e muitas vezes aqueles que tem a maior chance de que a semente cresça na sua vida e no seu coração, são os que rejeitaram.

Os Judeus rejeitaram e mais que isso, percebemos que eles começaram a perseguir Paulo e Barnabé porque sentiram inveja quando viram que a mensagem estava alcançando pessoas simples. Pessoas que não tinham o conhecimento de Deus, que eles tinham, mas eram receptivos ao Evangelho. E ouviram.
E quando Paulo e Barnabé pregam, os Judeus rejeitaram. Eles saíram da Sinagoga, e eles pregaram para os gentios e os gentios os convidaram para voltar a trazer a mensagem para eles. Os gentios quiseram conhecer e servir a Deus.
Paulo e Barnabé puderam cuidar deles. E continuar o plano estratégico de Deus que era o discipulado. A evangelização não termina quando a pessoa reconhece a Cristo como seu Salvador.


Eles falam dos profetas. Eles remetem as escrituras e vão trazendo o contexto histórico de Jesus.
E os gentios acolheram essa mensagem e perguntaram o que deveriam fazer e Paulo fala sobre a necessidade do arrependimento, de mudança de vida.
Quando você se arrepende e reconhece a necessidade de mudar de direção e permite que Deus o conduza a uma nova direção.
E uma multidão creu e confessou seus pecados e sua fé em Cristo Jesus.
E os judeus ficaram irados e começaram com uma perseguição contra Paulo e Barnabé.
Fizeram isso, porque a Palavra de Deus não era receptiva no coração deles. A mesma Palavra que levava salvação, levava julgamento aos Judeus.
A Palavra de Deus é assim, ela salva uns e condena outros.
De uma forma ou de outra a Palavra de Deus cumpre seu propósito.



Há um propósito de ensino para nutrir a fé. É necessário cuidar, discipular e nutrir a fé do novo convertido, para ajudá-lo a ser um membro maduro e responsável.
A Palavra de Deus é maravilhosa nesse sentido. Na palavra você encontra alimento necessário para sua alma.
Mas quando o sujeito fica na superfície ele fica sub nutrido 

Quando você reconhece Cristo com Senhor e Salvador, e assume o compromisso de servi-Lo, pode saber que vai levantar oposição. Satanás vai tentar tirar a Palavra de Deus do seu coração. Satanás vai levantar oposição.
Muitas vezes o Evangelho até chega mas o sujeito permite que satanás a retire. A oposição sempre vem, quando você decide servir a Deus. E o próprio Deus permite que isso aconteça para que possamos crescer na dependência de Deus e na maturidade cristã. E quando isso ocorre, temos um relacionamento mais íntimo com Deus.

Pensando sobre isso, me veio à mente a grande lição que a águia nos dá.
A águia, quando o filho está no momento de deixar ninho e não quer deixar o ninho, a águia vai lá e tira a palha do ninho. Deixa só espinhos, para que o ninho fique desconfortável e o filho então sinta necessidade de deixar o ninho.

 Se o ninho estiver confortável, ele vai sair dali, para que?
Deus muitas vezes permite isso. Os espinhos são necessários na nossa vida.

Uma outra lição da águia, quando o filhote, mesmo assim, começa a se acomodar num ninho cheio de espinhos, ela pega o filhote e o lança ao ar.
(É bom lembrar que o ninho da águia é nas alturas). Ela não o deixa cair, segue com ele num mergulho, até que o filhote aprenda a voar.
Muitas vezes Deus tira a palha, nos permite que venhamos dar um salto na fé. O salto da fé é aquele que você confia que Deus vai te amparar. Que Deus vai estar no controle. Que Deus não vai te abandonar. Este é o salto que Deus muitas vezes nos permite, você não encontra amparo, você está totalmente à mercê de Deus. Este é um salto de fé. Isso é andar sobre as águas. É andar pela fé. A igreja da atualidade tem desaprendido a andar pela fé.
A fé nos permite ver o impossível, crer no incrível. Quando você experimenta andar pela fé, você tem essas experiências marcantes com Deus. Esse era o desafio da igreja. Esse era o desafio de Paulo e Barnabé. E eles foram e enfrentaram as perseguições.

Uma fé baseada em teorias, é um risco que a igreja não pode correr. O crente precisa voltar ao Evangelho puro e simples.
Aqueles que estavam preparados para receber o Evangelho de Deus O rejeitaram. E aqueles que eram mais simples, O receberam.
Porque uns cheios de orgulho espiritual, foram incapazes de reconhecer em Cristo o seu Salvador. Cuidado. Deus apanha os sábios na sua pretensa sabedoria.

Muitas vezes Deus salva o homem pela loucura do Evangelho.
Muitas vezes o Evangelho é loucura para o gregos mas é salvação de Deus para todo aquele que crê. Essa foi a mensagem que Paulo pregou e que os Judeus rejeitaram.

Somente com grande convicção a respeito dos nossos objetivos, podemos manter um rumo certo.
Sob a luz de Deus, não há como dar errado.
Deus testa a nossa convicção, mas quando perseveramos, Deus nos dá a vitória.
Deus pode te dar a vitória se você perseverar na fé. 

Qual é o seu projeto de vida?
Desenvolva seu projeto de vida, consultando a Deus.

Quando Deus me chamou, eu abri mão do meu projeto de vida para me adequar ao projeto de vida que Deus tinha para mim. Isso foi a maior benção na minha vida.

Com oração e jejum saiba o que Deus quer para sua vida. 

Qual é o seu projeto de vida?
Se você não tem nenhum projeto de vida, você não vai chegar a lugar nenhum.
Qual é o seu chamado?
Quando criamos um ambiente favorável para ouvir a Deus, Deus nos chama e nos mostra seu projeto para nossa vida. Quando nosso projeto está alinhado com Deus, a benção vem.

A Bíblia diz que nossas orações estão diante do Trono de Deus.
Mães não deixem de orar pelo seu filho. Pais não deixem de orar pelos seus filhos. Não desistam. A oração de um justo pode muitas coisas.

Você tem crescido espiritualmente ao longo dos anos? Como você mede seu crescimento espiritual?
Tem gente que passa dentro de uma igreja, uma vida e não cresce nada.
Qual é o nível da sua intimidade com Deus?

A oposição não pôde roubar a alegria de Paulo e Barnabé.  
Quando o que fazemos está no centro da vontade de Deus, nada pode roubar nossa alegria.
A oposição vem, mas não pode roubar nossa alegria.

Que tal renovar sua aliança com Deus e alinhar seu projeto de vida ao projeto que Deus tem para você?

Que tal você alinhar nessa noite o seu projeto de vida ao projeto que Deus tem para sua vida?
Qual é o seu projeto de vida?




Mensagem de Pastor Nélio Monteiro
Editado por Elizabete Lacerda Paulo
Igreja Batista Parque Safira





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, sobre o que achou do meu Blog.

" Gigantes da fé" - Hebreus 11:33-40

Resenha do Culto da noite de Domingo  12/05/2024 "Gigantes da fé" Hebreus 11:33-40 Essa semana dois eventos estiveram em foco. Foi...