segunda-feira, 7 de janeiro de 2019

Eclesiastes 12:1-8


Resenha do Culto de 06/01/2019

Eclesiastes 12:1-8

O sábio reflete sobre a brevidade da vida.
Quem há pouco terminou um ano e iniciou o outro, podemos perceber como o tempo passa rápido.

Este é um texto que sempre estamos trazendo e aplicando à juventude. Na verdade, o texto, é fruto de uma profunda reflexão do sábio. Ele para, para refletir sobre as várias áreas da vida.  E entre as suas reflexões, ele percebe o quanto a vida é breve. Isso nos remete à urgência de colocarmos nossa vida em ordem com Deus.

Ele fala que, o estar em uma casa de luto fazia refletir com mais profundidade e propriedade acerca do valor da vida, do que estar numa casa de festas, em que as pessoas celebram e não param para refletir. Não é no sentido que ele gostava mais de estar no velório que em festas. É no sentido de que, ele como homem sábio, ele tem a percepção da urgência, da brevidade, da necessidade de se estar com a vida em ordem, diante de Deus.

Essa Palavra, lembre-se, no texto, no Hebraico ou no Grego; propriamente aqui, no Grego, a noção que traz, não é de lembrança, mas de ação. Quando a Palavra de Deus aplica ao fato de Deus ter se lembrado de alguém, é que Deus agiu na vida, na realidade, a favor daquela pessoa, ou daquela nação.
Antes de Deus libertar o povo do Egito, o texto diz que Deus se lembrou do povo. É interessante, que Deus se lembra, porque o povo se lembrou, que eles tinham um Deus e O invoca, e Deus se lembra, e Deus então age, levanta um libertador e age a favor deles e os liberta do Egito.

Quando a Palavra de Deus, fala a respeito de Ana e Elcana; Ana era aquela mulher estéril, que vai à casa de Deus, e clama a Deus por um filho, e Deus lhe promete e concede. O texto diz: “Lembrou-se Deus de Ana.” Então, Deus agiu na vida de Ana. E a levou a conceber o filho tão desejável.
Então, lembrar aqui, nos remete a ação. Quando Deus se lembra, Ele age em favor de. E ao lembrarmos de Deus, devemos faze-lo não apenas com pensamentos, mas com ações.

Então, quando Ele nos chama para lembrarmos do nosso Criador enquanto nós temos vigor, Deus está nos exortando a uma tomada de atitude.

Muitos fazem muitas promessas para o ano novo e já no primeiro domingo, eles percebem que não conseguiram executar nada daquilo ou muito pouco do que ele se propôs.
Isso porque não paramos para pensar na brevidade da vida, o quão breve devemos ser numa tomada de ação, de atitude, em busca de ser aquilo que Deus nos criou para ser, e de fazer aquilo, que Deus nos chamou para fazer, nos dando dons, talentos; ou de tomar aquela decisão de nos comprometermos com Deus, como sabemos que precisamos tomar, enquanto há esperança, enquanto Deus está perto.
A palavra chave neste texto, é ANTES QUE. Antes que venham os maus dias. Naturalmente, ele está pensando aqui, no fato de que o tempo passa muito rápido, e a velhice vem. Mas gostaria de que, pensássemos no fato do quanto devemos ser breves na nossa tomada de atitude.

Hebreus 3:13-15

O escritor está chamando a atenção para a urgência de uma tomada de decisão. Ele diz: “Hoje se você ouvir a voz de Deus, não endureça o seu coração.”
Como povo endureceu lá no deserto, quando Deus os conduzia pelo deserto. Eles endureceram seu coração pelo pecado. Deixaram o pecado endurecer seu coração. Quando a Bíblia fala sobre a urgência de uma decisão, nos diz no sentido de tomarmos cuidado, porque a ociosidade, a não observância da urgência de estarmos com a nossa vida em ordem com Deus, nos leva a omissão e com isso vem o pecado, e ele endurece o coração e nos impede de agirmos da forma que tomamos a decisão de agirmos. O texto nos chama a uma tomada de atitude.

Meus irmãos, não basta pensamentos, não basta proposta para um ano novo. O que Deus espera de cada um de nós, são ações. E quando o tempo diz, lembre-se enquanto você tem vigor, é porque o tempo está passando.
O tempo está passando e o propósito de Deus para sua vida não está se concretizando. Os dons que Deus te deu, não estão sendo colocados em ação. Você não está se preparando para o momento, quando você vai estar diante de Deus e terá que prestar contas de cada dia que Deus te deu. Portanto, lembre-se de seu Deus, antes que venham os maus dias.  Não espere a velhice chegar.
A verdade, é que nem todos chegam na velhice. Os nossos dias estão nas mãos de Deus.
O sábio reflete e pensa que vai chegar na velhice, nós também pensamos que vamos chegar; mas antes que chegue, Deus está te dando a oportunidade e você não pode perder.
Antes que venham os maus dias, quando você ficar velho e não ter mais vigor, você não venha lamentar as oportunidades perdidas. Porque tudo passa. Os anos passam, as grandes oportunidades passam, as pessoas passam e você está passando.
Você está passando, nós estamos passando. Isso nos lembra que nós estamos aqui de passagem. Os anos passam muito rápido e à medida que eles passam, as oportunidades também passam. Nós estamos de passagem e a tendência, é esquecer-se de Deus nos dias bons, quando temos juventude, saúde, quando tudo vai bem.
Mas quando a casa cai, aí o sujeito lembra de Deus. Quando a coisa aperta, o sujeito lembra que existe Deus. Mas quando tudo vai bem, ele se ilude e deixa o pecado endurecer o coração. E aquelas atitudes de servir a Deus, de se santificar, de ser útil na obra, vão ficando para depois. E a grande maioria, quando chega a velhice, começa a lamentar, as oportunidades perdidas. Antes que venham os dias maus, lembre-se do Senhor.
Lembre-se do Senhor, antes que você experimente o declínio da vida.
E ele vai ilustrar no texto, o declínio da vida. O que o sábio nos remete aqui, é que, antes que você experimente o declínio da vida, busque ao Senhor, busque sabedoria na Palavra do Senhor. Busque ouvir as orientações de Deus. Busque fazer a obra de Deus. Busque amar, e cuidar e vivenciar e se alegrar com os seus, para que ao passar (porque a vida é breve) você não venha a lamentar as oportunidades perdidas. Você não venha pensar: “Se eu pudesse!”, porque não vai poder mais. Não há como voltar o tempo.

Há muitas coisas que eu lamento, que se eu pudesse, eu faria diferente, mas hoje eu não posso mais.
Hoje eu posso olhar para a Palavra de Deus, pedir a orientação de Deus. Eu posso buscar a Deus antes de tomar decisões que vão trazer sofrimento para mim, para minha família, para pessoas queridas. Eu posso, antes que eu não perca a oportunidade, de colocar minha vida em ordem com Deus.

Não se deixe enganar pelo pecado. O escrito de Hebreus diz: Hoje. É agora, não deixe para amanhã. Não deixe o pecado endurecer seu coração. O tempo se chama hoje. Se você tem que tomar decisões, elas devem ser tomadas hoje. Se você quer se comprometer e servir a Deus, deve ser hoje; porque amanhã é um dia que não sabemos se vai chegar. A velhice chega para alguns, para outros não.
Graças a Deus que estamos ficando velhos. Que segurança nós temos que vamos chegar à velhice?
Hoje eu posso viver, hoje eu posso fazer a obra de Deus. Por isso a minha alma tem pressa.
Hoje você pode colocar a sua vida em ordem com Deus. Hoje você deve colocar a sua vida em ordem com Deus. O declínio da vida é algo que não temos como fugir. Não adiantam plásticas, não adianta uma indústria de comércio tão lucrativa quanto a que temos hoje, porque o tempo, ele passa e nós passamos com ele.
A gente vai chegando numa idade, que nossa tristeza, é vermos colegas que caminharam conosco na juventude, indo. Partindo.  O sentimento que temos é do fim de uma era e de saber que nós também estamos indo.
O fato é, que devemos lembrar do nosso Criador, do nosso Redentor, antes que se rompa a cadeia de prata.

O escritor vem falando sobre a fragilidade da vida. Na área da batalha espiritual, chegou-se à conclusão de que estamos presos por um cordão de prata. Como o sábio pesquisou de tudo, quando esse fio de para se rompe o espírito se vai.

Antes da morte, lembre-se do seu Deus. Não fique deixando para a velhice. Não fique deixando para amanhã o relacionamento seu com Deus; porque o fio de prata pode se romper. A vida é frágil. O cântaro vai se quebrar e o pó vai voltar para o pó e o espírito vai voltar para Deus.

Antes que isso aconteça, lembre-se do seu Criador.

Jesus conta uma parábola do rico e do pobre, em que o rico não se lembrou do seu Criador. Eu fico imaginando que aquele homem tinha uma agenda muito cheia, ele tinha muitos negócios. Aquele homem não tinha tempo para a família, não tinha tempo para Deus. Vivia de festa em festa. Preocupou-se em ganhar dinheiro, em ser invejado pelas pessoas, mas ele não cuidou do mais importante; da sua própria alma.

Nós cuidamos de quase tudo, e muitos vezes nos esquecemos do mais importante, a nossa própria alma. Cuide da sua própria alma, antes que se rompa o fio de prata, e de repente você se encontre diante de um Deus que é justo. Que nesse dia, que nesse momento, a sua vida possa estar em ordem com Deus, antes que seja tarde demais.

A parábola conta que aquele homem rico, quando deu por si, já estava no inferno. E lá no inferno ele tenta fazer uma oração, mas ele nem sabia como orar. Ao invés de clamar ao Criador, ele clama a Abraão.
Abraão não podia fazer nada por ele, mas pode dizer para ele: Olha meu filho, agora é tarde demais.

Antes que você venha perder o vigor com o declínio da vida e venham os maus dias, lembre-se do seu Criador, para que quando, as lembranças da velhice chegar, elas sejam alegres, de um tempo que você usou poderosamente a sua vida, de um tempo que você usufruiu da melhor forma possível ao lado da pessoa amada, junto com seus queridos, antes que você fique lamentando as oportunidades perdidas, lamentando que agora você não escuta direito, você não enxerga bem, não sente o paladar das coisas, você não consegue andar direito. É tudo que isso ele descreve aqui. Antes que se chegue esse tempo lembre-se do Criador. Antes de tudo, lembre-se do seu Criador antes que se rompa o fio de prata. Porque o tempo aceitável, é hoje.
Hoje se você ouvir a voz de Deus não deixe o pecado invadir seu coração.
Nossa vida é frágil mas nós fomos criados à imagem e semelhança de Deus. E essa é a parte que importa. Que o pó volte ao pó, mas que o Espírito volte a Deus. E o caminho para voltar a Deus, é Jesus.

João 14:6
Antes que rompa o fio de prata, lembra-te do seu Criador. Lembra-te que há só um caminho e esse caminho, é Jesus.

Mensagem de Pastor Nélio Monteiro
Editado por Elizabete Lacerda Paulo
Igreja Batista Parque Safira





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, sobre o que achou do meu Blog.

" Gigantes da fé" - Hebreus 11:33-40

Resenha do Culto da noite de Domingo  12/05/2024 "Gigantes da fé" Hebreus 11:33-40 Essa semana dois eventos estiveram em foco. Foi...