quarta-feira, 2 de janeiro de 2019

João 4:35-36


Resenha do Culto de Ano Novo  31/12/2018

João 4:35-36


Jesus é surpreendente! E muitas vezes Ele surpreende seus discípulos. Não obstante caminharem com Ele, e eles caminharam com Jesus cerca de três anos. E o tempo inteiro, Jesus os surpreendia. E esse, é um desses momentos marcantes. No exercício de seu ministério, o Senhor Jesus, horas e horas, orando, libertando, ministrando. Esse é o momento que Jesus está vendo uma grande oportunidade.

Um grupo de Samaritanos caminhavam em direção a Jesus. Mas os discípulos estavam preocupados com Jesus. Eles achavam que Jesus deveria parar, para se alimentar e Jesus diz que tem uma comida melhor. Eles não entendem e Jesus os convida a olharem para os campos e ver como estavam brancos. E eles continuavam não entendendo nada.  

Ao olhar para os campos eles entenderam que a colheita deveria ocorrer daí a quatro meses. Jesus não dizia da colheita dos grãos, mas da grande colheita de almas.

Meus irmãos, aqueles que viram as retrospectivas, em vários canais; viram uma multidão vivendo momentos de profunda aflição, de desapontamento, de crises, de violências, de injustiças. Isso nos faz pensar. Será que Deus não está se importando com o mundo?
Eu diria que a Igreja tem deixado de se importar.

Os discípulos estavam olhando tão somente para as necessidades físicas e eram incapazes de perceber as oportunidade de acolher as vidas que chegavam aflitas. Profundamente angustiadas.

A ideia central desse texto é: devemos olhar para os campos brancos porque eles estão prontos.
Não obstante haver uma multidão a ignorá-los. Os Samaritanos eram ignorados pelos Judeus. Para eles eram uma raça impura que não tinha lugar no céu.

Você já parou para pensar quantas pessoas estão vivendo a margem da sociedade? Quantas estão tirando sua vida por não encontrarem uma razão para viver? Quantas estão nos litorais, pulando sete ondinhas, na busca de uma esperança? E muitas vezes nós, não nos importamos.

Mas Jesus, olha para os Samaritanos e sente compaixão. Eles eram tão importantes para Deus como os Judeus.

Jesus se importa conosco. Ele se importa com cada um de nós. Jesus se importa com você, que está vivendo um momento de desamparo.
Mas sobretudo, Deus está o com sua alma.
O desafio da igreja, é não ignorar aqueles que estão sendo ignorados. É olhar para as multidões.
Mas alguns fatores tem nos impedido de olhar para os campos.

Hoje há uma migração de ovelhas, em busca de novos pastos. Há essa busca, o que não se pode perder é o foco. O foco da igreja é ganhar almas. Há uma multidão sem esperança e sem salvação.

Jesus nos desafia a olhar para essas pessoas que caminham sem esperança.
Imagina esse ano quantas pessoas bateram na nossa porta desesperados. Pais desesperados com seus filhos.
Pessoas que precisam de uma palavra de Deus em seus corações. Uma palavra de esperança e essa palavra nós a temos, Cristo. E a igreja precisa levar esse Evangelho de salvação.

A ilusão do sucesso no fracasso.
Igrejas cheias com seus batistérios secos.

Quando um ministério cuida de ganhar almas para Deus ... Deus cuida das suas necessidades e abençoa sua vida. Porque ninguém dá mais do que Deus.
Deus dá para aquele que está disposto a investir e ser instrumentos nas mãos de Deus.

Uma igreja de sucesso é uma igreja que o batistério permanece sempre cheio, porque isso agrega para o reino de Deus.

A igreja não pode perder o foco de ganhar almas para Jesus.
As que chegam feridas, serão curadas. As que chegam em busca de novos pastos, serão alimentadas. Não podemos deixar de prover alimentos. Esse é o grande desafio, não ignorar as pessoas que estão sendo ignoradas. Aí entra o desafio de levar o Evangelho da esperança 
Há múltiplas oportunidades de servirmos e sermos instrumentos nas mãos de Deus.

Quantos servos de Deus, perdendo seus filhos! Precisamos resgatar o culto doméstico.
O sentar em casa e falar de Jesus para os nossos filhos. Precisamos resgatar isso.
Precisamos ser missionários dentro da nossa própria casa.
Não queremos uma igreja cheia de pessoas vazias, mas sim de pessoas piedosas e transformadas pelo poder do Evangelho.
Isso é possível, através do discipulado e do testemunho vivo. Os campos estão brancos, prontos, e nós precisamos aproveitar bem as oportunidades, porque a noite vem.

Vi pessoas que estavam passando pelo vale da sombra da morte pedindo um tempo para fazer mais no Reino de Deus. Pedem a Deus uma oportunidade para fazer o que não fizeram enquanto tiveram tempo. Trabalhe enquanto é dia.

A noite vai chegar para você. Que não seja um lamento das oportunidades perdidas que Deus te dá. As vezes perdemos tantas oportunidades! Se há algo que precisamos aprender é aproveitar as oportunidades.

Lembre-se do que Jesus disse: os dias são maus. E a igreja continua sendo um oásis no deserto, em um sistema corrupto e perverso.

A igreja é esse oásis. Os campos estão prontos. Os perdidos tem uma alma eterna de valor incalculável. Precisamos anunciar o Evangelho. Em 2019, coloque-se à disposição de Deus.
Priorize seu tempo a sós com Deus. Aproveite as oportunidades que Deus te dá, porque a noite vem.
Priorize Deus na sua agenda.

Quando terminamos cada ano, a pergunta não é o que Deus nos deu, mas quantas almas ganhamos para Jesus?

Deus te abençoa todos os dias. Qual a resposta que você tem dado a Deus por seu amor?
O encorajamento que quero te dar essa noite e que vai mudar sua vida completamente, é consagrar-se totalmente ao Senhor e buscar um relacionamento mais íntimo com Deus. E isso ocorre quando colocamos nas mãos de Deus, como instrumentos de Deus. Quando fazemos, Deus transforma nossa vida. Deus abençoa.

Que ao terminar 2019 você possa voltar muito mais enriquecido e íntimo de Deus. 
Que você seja sal e luz no mundo em trevas. Que o Senhor te abençoe e possa te usar de forma poderosa. Mais que apresentar uma lista de coisas que você conquistou, você possa apresentar uma alma que você ganhou para Jesus.


Mensagem de Pastor Nélio Monteiro
Editado por Elizabete Lacerda Paulo
Igreja Batista Parque Safira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, sobre o que achou do meu Blog.

" Gratidão" - João 12:1-9

 Resenha do Culto de quarta-feira  15/05/2024 " Gratidão" João 12:1-9 O texto nos coloca numa festa na casa de Lázaro. Não era par...