quinta-feira, 3 de janeiro de 2019

Atos 13:1-12


Resenha do Culto de 02/01/2019

Atos 13:1-12

Encontramos aqui a primeira viagem missionária de Paulo. Alguns detalhes importantes, encontrados neste texto, tem muito a ver com a vida da igreja. Da igreja contemporânea, da igreja em todas as eras. Porque viagens missionárias enriquecem a igreja e a vida de quem participa delas; e cumpre o grande mandamento do Senhor Jesus.

O desejo de Deus é que cada pessoa seja alcançada pelo Evangelho. O Evangelho que traz esperança, que transforma, que nos prepara e nos conduz à eternidade com Deus.

E para cumprir essa grande comissão, é necessário que haja aqueles que oram. Que hajam aqueles que sustentem, que hajam aqueles que são chamados por Deus para irem. Não obstante, a tarefa de evangelizar e compartilhar a fé, é de cada um de nós.

Encontramos na Bíblia, alguns, que tem um chamado especial. Percebemos no texto, o apóstolo Paulo e Barnabé, no entanto, cada pessoa que está aqui, tem um chamado, tem uma missão. Deus tem um propósito para sua vida.

E a pergunta que norteia nosso pensamento nessa noite, é: Qual é o seu chamado?

Você já parou para pensar sobre isso?

Para o que é que Deus me tem chamado? Qual é o meu chamado?

Porque é ele que vai nortear a sua prática, o seu desenvolvimento. O desenvolvimento e o uso do talento que Deus te deu.

O texto nos remete ao comissionamento de Paulo e Barnabé.
 O texto diz que haviam mestres e profetas na igreja e que estes estavam jejuando e orando. Jejum e oração nos remete a consagração.

Para cumprirmos o nosso chamado, tudo começa com nossa consagração a Deus.
Nossa busca de estarmos na presença de Deus, para que então, Ele possa nos capacitar, nos conceder autoridade e nos enviar para cumprir nossa missão.

Lembre-se de uma coisa: Deus tem um chamado especial para você.

Eu tive contato com o Evangelho aos treze anos, me afastei, e eu estava com dezoito para dezenove anos, e de repente eu vou visitar uma igreja e Deus fala comigo, que meu lugar não era do lado de fora, olhando pela janela. Mas que o lugar que Deus tinha escolhido para que eu estivesse era no púlpito. Naquele momento as coisas ficaram um tanto embaraçadas para mim, para eu entender. Mas ali, Deus já estava apontando o meu chamado, o meu ministério.

Com certeza, Deus te chamou para fazer uma obra. Deus te trouxe aqui com um propósito, primeiro de salvar a sua alma, segundo, de usar a sua vida, para que servindo ao Senhor, você encontre a sua razão de viver, o propósito de Deus para sua vida. A vontade de Deus para sua vida, ela emerge a partir do momento que você entende qual é o seu chamado.

Como é que Deus quer usar você?

1 Coríntios 12:28
Os dons espirituais são muitos. Com certeza você tem um dom. porque Deus tem um chamado especial para você. Missões é uma obra que deve ser realizada por toda igreja. Evangelizar e discipular é algo comum a todos.

Mateus 28:18-20

Deus nos chamou para evangelizar, para fazer o Seu nome conhecido e compartilhar a alegria da salvação, com nossos vizinhos e pessoas queridas.

O verso dois diz que os discípulos estavam jejuando e orando. Eles estavam clamando a Deus e de repente, o Espírito de Deus diz: “Separe para mim, Saulo e Barnabé para o obra a que os tenho chamado.”

Havia muita gente ali, profetas, doutores, mestres, mas agora há uma missão, mas Deus manda separar dois homens, Barnabé e Saulo. Quem chama, quem comissiona é Deus. É muito importante você entender isso. Quando Deus abre a porta de uma oportunidade para você servir, quem abriu essa porta foi Deus. O nosso privilégio é entender, que Deus está nos dando a oportunidade de servir.
A Palavra de Deus diz que há no seio da igreja vários dons, mas quem chama e comissiona, é Deus.
Então meu querido, não resista ao chamado de Deus.

Existem pessoas que Deus chama e elas ficam escondendo talento. Elas não colocam a serviço de Deus aquilo que elas tem.
Para que Deus vai abençoar uma pessoa que só quer guardar para ela, que não quer abençoar o outro?

Você já pensou, quando nós deixamos de compartilhar a Palavra de Deus com alguém, e essa pessoa parte para a eternidade, sem Cristo e sem salvação? Você já imaginou? É uma eternidade, longe de Deus, sem esperança. Então, não podemos perder a oportunidade. Por outro lado, é uma benção poder servir.

O que é que você tem nas mãos? O que você tiver nas mãos, é para servir, é para você abençoar.
Lembre-se, que quem te chamou e quem te deu oportunidade, foi Deus. Qual é o seu chamado? Não resista ao chamado de Deus.

Em segundo lugar, o texto nos remete a consagração. O texto é bem claro, eles estavam num ato de consagração. Jejuaram, oraram, impuseram as mãos e depois despediram. Depois eles vão, debaixo da cobertura de oração da igreja, reconhecendo que foi Deus quem os comissionou e também reconhecendo que deveriam prestar contas à igreja. Eles não saem para um ministério independente não, no Reino de Deus, nós temos que prestar contas uns aos outros. Porque a igreja ficou orando por eles.

Vamos perceber no livro de Atos que as igrejas sustentavam. Muitas vezes Paulo fez tendas para se sustentar, mas houve momentos que os Filipenses mandaram recursos para suprir o apóstolo Paulo em seu ministério.
A Palavra de Deus fala de mulheres que serviam ao Senhor Jesus com seus bens. Então, nós temos que sustentar com nossa oração, com nossas ofertas. E a igreja tem que ser o seleiro de missionários. Precisamos valorizar aqueles que vão.
Particularmente, eu acho que ir, é a parte mais difícil. A parte mais fácil é orar, sustentar, investir. Porque a Bíblia diz que a única coisa que vamos levar desse mundo, são as nossas obras.

Felizes daqueles que partem no Senhor, porque as suas obras os acompanham.
Quando chegarmos diante do Senhor, Ele vai nos perguntam pelas almas que ganhamos para Ele. A missão da igreja é alcançar almas. Se consagrar para levar a mensagem de Deus.

Você tem orado pelos missionários? Não podemos deixar de orar por eles. A igreja deve ser o seleiro onde se levantem pessoas chamadas para missões.
Se você é chamado, não resista à missão que Deus te deu. Deus tem um propósito para sua vida. Consagre-se, prepare-se. Ouça a voz do Espírito Santo de Deus.
Temos sido obedientes ao chamado de Deus? Qual é o seu chamado?
A obra precisa ser feita por toda igreja, como povo, como comunidade.
Naquela época, os discípulos, foram a pé, para pregar o Evangelho. Foram para um ambiente depravado, mas foram.
O chamado nos remete a ir onde Deus mandar. A fazer aquilo que Deus determinou, a sermos persistentes na nossa missão.

Sempre que determinamos fazer a vontade de Deus, lembre-se, satanás vai levantar oposição. Satanás vai fazer de tudo para que você não sustente a obra do Senhor. Se Deus tem um chamado para você, persista na missão para a qual Deus nos chamou. Só persistem, aqueles que tem convicção do seu chamado.
Qual é o seu chamado? Aquele que tem convicção, supera as oposições.

Atos 13:6

No caminho dos discípulos, tinha um instrumento do diabo (Barjesus). Um homem que se apresentava como se fosse um sábio, na verdade, era um mágico, era um encantador.
Isso me traz à lembrança, a oposição que Moisés enfrenta, quando chegou no palácio, diante de Faraó.
Agora eles estão enfrentando um homem da mesma envergadura. À medida que eles vão apresentando a Palavra de Deus para o procônsul, Barjesus procurava distorcer a palavra deles, para que o procônsul não cresse no Senhor Jesus.
Eles foram pregar as Boas Novas ao procônsul, até mesmo convidados por eles, mas resistia-lhes Barjesus, então Paulo usa a autoridade concedida por Deus, para repreender o seu opositor.

Paulo percebe que a luta ali não era de ideologia, não era uma luta no nível de religiosidade. Era uma luta no mundo espiritual.

Quando Deus comissiona Barnabé e Saulo, eles estavam jejuando e orando. Se preparando espiritualmente.
Não se faz a obra de Deus sem buscar revestimento, autoridade da parte de Deus.
E para que essa unção esteja sobre sua vida, não pode haver brechas na sua vida. Você precisa fazer um conserto com Deus, colocar sua vida em ordem e ouvir a voz do Espírito.
Paulo e Barnabé estavam revestidos de autoridade. A nós que assumimos o compromisso com o Senhor, Ele nos revestiu de autoridade.
O objetivo de Barnabé e Saulo foi alcançado. Nosso Deus tem poder. Deus tem poder para escrever sua história, e abrir portas que ninguém fecha.
Deus quer usar sua vida de forma poderosa, não resista ao chamado. Não se deixe intimidar pela zombaria daqueles que não creem. Para que você não perca a benção que Deus tem para sua vida.

Deus quer fazer uma grande obra na sua vida e através da sua vida. Lembre-se, é Deus quem te dá a vitória.
O texto nos encoraja a consagração. Tudo começa com jejum e oração. Comece a orar. Separe um tempo a sós com Deus. Abre a sua Bíblia. Lembre-se: Deus tem um chamado para você, persista!
Deus te conduzirá em triunfo. Deus tem uma grande colheita a realizar através da sua vida. Você crê nisso? Então consagre-se.

Mensagem de Pastor Nélio Monteiro
Editado por Elizabete Lacerda Paulo
Igreja Batista Parque Safira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, sobre o que achou do meu Blog.

" Gigantes da fé" - Hebreus 11:33-40

Resenha do Culto da noite de Domingo  12/05/2024 "Gigantes da fé" Hebreus 11:33-40 Essa semana dois eventos estiveram em foco. Foi...