quarta-feira, 2 de janeiro de 2019

João 3:16-18


Resenha do Culto da noite de 30/12/2018

O maior e melhor presente de Deus para a humanidade

João 3:16-18

Eu acredito que a maior parte das pessoas gostam de ganhar presentes. Estes foram dias em que as pessoas trocaram presentes.

Essa é uma época que se percebe uma alegria, que se dá uma pausa às tantas lutas vividas.
É um tempo em que as famílias se reúnem, celebram juntas. Mas, muitas vezes não paramos para pensar naquele que é o melhor presente, que Deus ofereceu a cada um de nós.

Sebastian Bach, na sua sinfonia 147, quando ele fala sobre Jesus, a alegria dos homens; ele fala da alegria e do contentamento que ele encontra em Cristo; do acolhimento nos momentos de tristeza, da segurança ao longo da jornada; uma das sinfonias mais lindas. Mais belas.
E ela nos reporta a esse texto, que para mim, é a síntese da Bíblia. A Palavra de Deus diz, que a força motriz que moveu o coração de Deus, foi o amor. Um amor na verdade, incompreensível, porque Deus nos amou, não obstante a nossa rebelião. Deus nos amou mesmo estando condenados à morte por causa dos nossos delitos das nossas escolhas, que nos levaram a uma direção contrária à vontade de Deus.
O amor de Deus é um amor incomparável.

Somos capazes de amar os nossos e relevar as suas falhas mas temos dificuldade de lidar com as dos outros. E muitas vezes nos esquecemos das nossas.
A Palavra de Deus, retorna ao fato de que nós estávamos condenados.

Isaías quando profetiza a vinda de Jesus, ele diz que ao povo que andava na região da sombra da morte, a luz raiou.

O futuro que nos aguardava era de tristeza, de sofrimento. De desamparo e desesperança. E a morte caminhava muito perto de cada um de nós, quando Cristo veio. E Deus no-Lo dá.
E não pelo nosso merecimento mas num ato de amor. Estávamos todos perdidos em rebelião e para nos resgatar Deus nos deu Seu Filho Unigênito. Seu único Filho para nos libertar. Custou para Deus o precioso Sangue de Jesus. Porque sem sangue, não há purificação dos pecados.

Sacrifícios, no Velho Testamento, desde a queda do homem, desde o momento em que Deus vai prover uma vestimenta para Adão e Eva, há derramamento de sangue do cordeiro.

E isso nos reporta à Páscoa, quando Deus vai libertar o povo da escravidão do Egito. Naquela noite, diferente de todas as noites, para o povo Judeu, aquela noite de libertação, um cordeiro foi sacrificado e o sangue do cordeiro foi colocado nos umbrais da porta da casa de cada um deles, para que ao passar o anjo da morte, ele não entrasse ali.  E aquele cordeiro, ele aponta para o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo. Aquele que é lavado pelo sangue do Cordeiro, está livre do poder da morte.
Por isso o texto diz que Deus nos amou de tal maneira que deu seu Único Filho, para que todo aquele que Nele crê não morra eternamente, mas ao contrário, receba a vida eterna em Seu nome.

Jesus é o maior e melhor presente que Deus nos deu.
Jesus veio para nos salvar. Ele veio para morrer em nosso lugar.

Quando seus pais o levaram ao templo, e Simeão vai consagrá-Lo, Simeão fala a respeito da missão de Jesus. Ele profetiza o momento em que Jesus estaria na cruz. E que um dos soldados romanos utiliza sua lança para certificar-se de que Jesus estava morto.

Ele veio para salvar. Mas se observarmos aqui, Deus é quem toma a iniciativa. Não obstante ser Ele a parte ofendida.
Enquanto muitos de nós não nos perdoamos. Fomos nós que nos rebelamos contra Deus e viramos as costas para Ele.

E Deus não esperou o homem lhe pedir perdão. Pelo contrário, Ele envia Jesus até nós.
Quando não obstante foi o homem que ofendeu a Deus. Foi o homem que virou as costas para Deus se achando auto suficiente o bastante, para não depender de Deus. Mas Deus vem ao encontro do homem.

Aquela noite do nascimento de Jesus, foi diferente de todas as outras noites.

A Palavra de Deus diz que Deus não fez o inferno para o homem. Deus o fez para o diabo e seus anjos. Para o homem Ele fez o paraíso. Deus fez um lugar em que o homem pudesse viver em comunhão com Ele.
E aquela noite em que Jesus nasce, é diferente de todas as outras noites, porque Deus, enviou seu Filho Unigênito com o propósito de nos salvar.
Para que todo aquele que Nele crê, não morra, mas tenha a vida eterna. Jesus veio para nos salvar, para nos resgatar. Nós fomos beneficiados.
Ao crermos no Senhor Jesus toda condenação é retirada de sobre nós.

Aquele que Nele não crê, já está condenado.
Na verdade, todos nós já estávamos condenados. Mas, há algo que ocorre no incrível e profundo amor de Deus.

Eu quero que você imagine esse quadro. Pense em Jesus na cruz. Ao lado de Jesus, um homicida e um ladrão. Ambos representam a humanidade.
Esse é o quadro que quero que você imagine.

E na hora de sua morte o ladrão olha para Jesus e lhe diz: Senhor lembre se de mim quando entrares no paraíso.
E Jesus lhe diz: hoje mesmo estarás comigo.

Mas como? Aos nossos olhos isso é injusto. Quanto mal cometeu este homem às pessoas que conviviam com ele! Como Jesus diz que vai para o céu, alguém que fez tanto mal aos outros?!
E do lado esquerdo de Jesus, havia outro homem que começou a maldizer a sorte. Ele olha para Jesus e O desafia a salvá-los e salvar-se a si mesmo.
E o do lado direito diz: “Estamos nessa situação, porque merecemos.”
Todos nós merecemos a condenação. E porque Deus salva a nós, que cremos? Porque Jesus pagou um alto preço por nós. Deus castiga nossos pecados em Jesus.

Como explicar Jesus? Para nós que cremos não precisa explicação. Nós sentimos a Sua presença. A Sua presença nos satisfação.
Nele encontramos a razão da nossa existência.
Não há como explicar.


Paulo, escrevendo a Timóteo, declara que Jesus é o único mediador entre Deus e os homens.

1 Timóteo 2:5

Paulo escrevendo a Timóteo, deixa isso muito claro. Porque só Jesus pagou o preço dos nossos pecados. Estávamos condenados, mas Jesus vem e paga a nossa pena. Quem Nele crê não será condenado.
Mas aquele que não crê permanece a pena. Porque seus atos merecem. Por isso o ladrão da direita foi para o céu. Não por ser mais santo ou merecedor que o outro. Mas, porque ele creu. Porque ele depositou sua vida nas mãos de Jesus.

Deus nos dá um indulto de Natal, através de Jesus. Através de Jesus Ele transforma homens de alta periculosidade.
Porque Deus ama cada um de você de uma forma tão maravilhosa que há esperança para você.
E nenhum de nós somos melhor que aquele ladrão que estava a direita de Jesus na cruz e foi perdoado.

Somos salvos porque Deus nos amou tanto, que enviou o melhor presente que a humanidade pode receber na pessoa de seu Filho Jesus.

Romanos 6:23

Diz que o salário do pecado é a morte. E quem de nós, não cometemos pecado? Quem de nós, podemos lançar pedras sobre o outro? Não somos melhores. É a graça, é o amor de Deus, é o presente de Deus para cada um de nós.

João 3:19

A maioria da humanidade rejeita o presente de Jesus. Que pena.
A maior prova do amor de Deus, foi seu Filho oferecido como indulto de Natal, a todos que se reconheceram pecadores.
Por isso celebramos o Natal. Por isso os anjos cantaram, glória a Deus nas alturas! A paz foi oferecida aos homens de boa vontade, que se reconheceram pecador, como aquele ladrão que estava do lado direito de Jesus reconheceu.

Dois ladrões representando a humanidade. Dois condenados, na região da sombra da morte. Um creu o outro rejeitou Jesus. Qual deles representa você?
É uma pena que o da esquerda continua representando a maior parte da humanidade que continua em rebelião contra Deus.

A vida eterna, é o maior presente que o homem pode receber e que lhe é oferecido graciosamente por Deus. Não de graça. Porque custou o sangue de Jesus. Graciosamente, porque Deus continua nos amando infinitamente.

Qual dos dois ladrões representamos? Nessa noite o da direita pode passar a representa-lo, se você receber esse presente, que é Jesus. Quando o homem O recebe, então é Natal! Então o Natal tem sentido para ele.
Com tal presente Deus nos livrou da condenação eterna.
Ele morreu no meu e no seu lugar. Jesus é a alegria dos homens!

Mensagem de Pastor Nélio Monteiro
Editado por Elizabete Lacerda Paulo
Igreja Batista Parque Safira


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, sobre o que achou do meu Blog.

" Gigantes da fé" - Hebreus 11:33-40

Resenha do Culto da noite de Domingo  12/05/2024 "Gigantes da fé" Hebreus 11:33-40 Essa semana dois eventos estiveram em foco. Foi...