domingo, 27 de janeiro de 2019

Romanos 8:37-39


Resenha do Culto de 27/01/2019

Romanos 8:37-39

Esse é o capítulo que combina com todas aflições e as lutas do apóstolo Paulo.

No capítulo 7, Paulo entra numa certa crise, porque ele que queria viver uma vida de santidade e vitórias, onde poderia de fato adorar e servir a Deus conforme gostaria, mas ele não consegue. Ao ponto de dizer que ele seria um homem miserável.
Vemos o desespero de Paulo pela busca em obter a vitória sobre questões da vida, que ele não conseguia ter.

Mas o capítulo 8 de Romanos, nos mostra que o crente, que aquele que realmente busca ao Senhor, aquele que ama ao Senhor, aquele que serve ao Senhor pode ser vitorioso, pode caminhar em vitória.
Não a vitória que estamos acostumados a observar. Você vai ter carro novo, você não vai ficar doente, você não vai ter problemas. Não é nada disso que Paulo está dizendo. Paulo trata de uma forma categórica, que em Cristo somos mais que vencedores ainda que tenhamos que passar por momentos difíceis.

A grande verdade é que vivemos nesse mundo, em uma batalha interior sem precedentes e que vez por outra, nos levam a derrotas.
É bom lembrar que muitos vivem em derrotas, não apenas em derrotas momentâneas.

Paulo fala daqueles que governam este mundo, do sistema que governa este mundo e fala que nessa batalha não alcançaremos vitória com armas carnais. As armas das nossas milícias precisam ser espirituais.
Só posso ser vitorioso se eu voltar minha mente a Cristo e viver uma vida de obediência a Cristo. Muitas vezes queremos caminhar em vitória, mas não queremos obedecer a Cristo.

Se você não segue a Cristo, se você não ama a Cristo, se você não se entrega a Cristo, as frases pregadas nos carros e afins não tem efeito nenhum. Tornam-se chavões evangélicos que não são reais na vida dessas pessoas.

Paulo não tem vergonha de falar das suas fraquezas, das suas limitações, o quanto miserável ele era, que estava preso a um corpo de morte.
Ele externa a sua fraqueza.

A marca do Evangelho está na ressurreição de Cristo.
Outros homens haviam morrido, mas não haviam ressuscitado.
Portanto Paulo fala: Quem vai nos acusar se o próprio Cristo, é Aquele que nos justifica!

Fazer acusação é chamar contra. Trazer uma carga de pólvora contra a pessoa!
Quantas vezes experimentamos uma carga de pólvora na nossa vida.
Alguém nos traz algumas coisas que nos explode.
Quem é o acusador das nossas almas?

Apocalipse 2:10

Interessante que para obtermos vitória precisamos saber quem está nos acusando.
Nós temos que enfrentar as acusações do dia a dia. Mas o nosso acusador é o inimigo das nossas almas. Vez por outra ele vai usar nossos amigos, alguém da nossa família. Algumas vezes são acusações verdadeiras, outras não. Mas, sempre vão estar nos lançando no rosto nossas falhas. Algumas vezes são acusações verdadeiras, outras não. Não tem problema nenhum quando você for acusado injustamente por fazer o bem.
O problema, é quando a pessoa que te acusa, está falando a verdade.

Jó teve essa experiência, porque a Bíblia diz que satanás se apresentava diante de Deus para acusar Jó.
Temos que ter a certeza de que temos um acusador. 
O grande problema não é sermos acusados, mas o grande problema é como tratamos essas acusações contra nós.

Paulo diz: Por que você caminha cabisbaixo e derrotado diante da acusação de satanás, se é Deus quem te justifica? Se é Deus quem trata das suas questões, dos seus problemas, das suas lutas?

Eu não tenho dificuldade nenhuma de enfrentar as lutas e os problemas que se levantam, quando estou certo de que estou caminhando com Cristo.
Isso é motivo para estar feliz. Porque temos a certeza daquilo que Cristo tem feito por nós.
O diabo não tem autoridade nenhuma contra mim, nem contra você, para nos acusar diante de Deus. Ele é derrotado e fracassado, não por mim, nem por você, mas pelo Sangue de Cristo. Ele não tem poder de acusação.
Você não precisa andar derrotado, sofrendo pelos erros que cometeu, se de fato, você serve a Cristo. Ele não tem mais autoridade, de todas as acusações já fomos justificados.
Fomos justificados pelo sangue de Jesus.
Toda acusação sobre nós não tem efeito, se amamos e servimos a Cristo.
Então eu não preciso me dobrar diante das acusações de satanás.

Nós encontramos muitas pessoas depressivas, doentes porque não conseguem perceber que Cristo o justificou.
Se pegarmos nossos pecados e nossas falhas e colocarmos diante de Cristo, seremos curados.

Se Deus me perdoou eu não sou melhor que Deus para não me perdoar.

Quanto tempo você tem andado debaixo de condenação?

Se eu conheço Jesus, eu não preciso andar debaixo de condenação alguma. Porque Cristo morreu e ressuscitou e está a direita de Deus, intercedendo por mim e por você.

Quem nos condenará, se é Cristo quem nos justifica?
O homem sem Cristo está condenado. Ele é merecedor de toda condenação.

A pior condenação é imposta pelo diabo, da mesma forma que ele nos acusa diante de Deus, ele tenta nos condenar.
Muitas vezes nosso orgulho nos deixa condenados diante de Deus.
O primeiro pecado, foi o orgulho e muitas vezes não conseguimos perceber que estamos caminhando por esse caminho. Estamos sendo julgados e condenados pelo nosso próprio orgulho.

O pecado que ainda perdura no coração do homem é o orgulho. É o querer e o ser.

Vemos filhos de Deus aceitando a condenação do pecado, porque são orgulhosos e não reconhecem que erraram.
Estamos sendo condenados porque o orgulho tem dominado a nossa vida.

Há muitos lares vivendo debaixo de condenação porque não conseguem pedir perdão um para o outro.
Vivemos de aparências dentro das nossas casas, dentro da nossa igreja; e estamos sendo condenados porque o orgulho tem dominado as nossas vidas.

Fico imaginando a vida do apóstolo Paulo, quando ele estava com Deus; olhando para trás e lembrando quando estava sendo apedrejado, quando estava preso. Imagina a angustia que ele sentia de lembrar seus erros passados!
Precisamos esquecer nosso passado negro, aquilo que erramos, aquilo que falhamos e olhar para Cristo, o Autor e Consumador da nossa fé. Ao olhar para o passado, devemos olhar somente para ver de onde Cristo nos tirou.

Se você ficar olhando erros e falhas passadas, você será sempre condenado diante de satanás e diante dos homens.

Com Cristo seremos mais que vencedores.
Talvez você nunca parou para pensar no amor de Deus por você. Cristo te amou de tal maneira que deu seu Único Filho para morrer por você.
Isso deve ser mais que suficiente para você buscar uma vida de vitórias em Cristo Jesus.

Nenhuma dificuldade pode te separar do amor de Deus.
Você não está imune às dificuldades.
Mas nada pode te separar do amor de Cristo.

As vezes coisas tão pequenas nos separam do amor de Cristo. Nos afastamos de pessoas, por coisas tão pequenas e deixamos de comungar do amor de Deus.


Eu não posso caminhar como uma pessoa derrotada e fracassada. É Cristo que nos dá vitórias e como pessoa que serve a Cristo, eu não posso ser derrotado.
Não são as dificuldade que nos fazem derrotados. O pecado é que nós faz derrotados. Eu não posso caminhar em pecado. É preciso viver uma vida seria em Cristo.

Antigamente os elefantes eram levados aos circos ainda pequenos, e eram amarrados pela perna, numa estaca (hoje isso é proibido). Quando ele tentava caminhar, sentia a corda prendendo-lhe a perna. Os anos passaram, mas ele ainda se sentia preso pela perna. Porque não sabia a força que tinha. Há muito crente como elefante de circo. Não sabe a força que tem.
Não entende a força que ele tem em Cristo Jesus. São como elefantes, presos numa simples corda do pecado.

Quem nos condenará, se é Cristo quem nos justifica?

Mensagem de Pastor Silvio Farias
Editada por Elizabete Lacerda Paulo
Igreja Batista do Parque Safira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, sobre o que achou do meu Blog.

" Gratidão" - João 12:1-9

 Resenha do Culto de quarta-feira  15/05/2024 " Gratidão" João 12:1-9 O texto nos coloca numa festa na casa de Lázaro. Não era par...