segunda-feira, 24 de junho de 2019

Daniel 4:24-34


Resenha do Culto da Noite de Domingo 23/06/2019


Daniel 4:24-34

"O Senhor reina"

Esse texto está dentro de um contexto, na história da Babilônia. A Babilônia foi um reino que dominou o mundo conhecido da sua época. Na Babilônia foi construída uma das sete maravilhas do mundo antigo; do qual o rei se gaba.

Também dentro do contexto, nos versos um a quatro do capítulo quatro, o rei se deleita em testemunhar os sinais e maravilhas feitos em favor dele.

Esse capítulo trata de um testemunho pessoal dele. Vai falar da grande transformação, que ele vai experimentar ao ser tratado pelo Altíssimo. E Deus vai tratar o centro da sua vida, Deus vai tratar o seu coração.
Imagina um homem que lidera uma nação, que domina o mundo inteiro!

Ele era considerado o homem mais poderoso da terra e Deus começa a tratar com esse homem.
E Deus vai tratar numa área em que Deus trata e precisa tratar com cada um de nós. Com a estrutura de orgulho que existe em cada ser humano. E Deus vai tratar do orgulho do coração desse homem.
E ele vai contar de suas vivencias com Deus e como Deus agiu em favor dele.
Eu não sei se você tem algo a contar sobre as maravilhas e sinais que Deus tem feito na sua vida. Até porque a grande maioria não compartilha o que Deus fez na sua vida.

Ou, muitos não tem nada a contar, porque nem mesmo abriram seu coração e se renderam a esse Deus. Porque esse estrutura de orgulho que há em seu coração o impede de render-se a Cristo. De reconhecer a soberania de Deus sobre sua vida.

Esse reino teve uma visão de um estátua, que representava todos os reinos que iriam surgir, que iriam influenciar a história da humanidade e cair com seus símbolos, até o último reino.
Que é o reino que vivemos hoje e que foi instalado em 1998.

A Palavra de Deus diz, que esse seria o último reino a se levantar, antes da vinda do Cristo. Nós estamos vivendo essa era. Então, Deus dá a esse homem uma visão de futuro.

Se você estudar 2 Reis, você vai ver como literalmente como, Deus conduziu a história. E tudo ocorreu literalmente como Deus disse que iria ocorrer.

Deus dá a ele essa visão. E Daniel revela para ele acerca do que Deus tinha falado através da visão que Deus tinha dado a ele. Imagine o coração de um homem, que sempre teve poder político, que era invejado, cuja palavra era lei. Imagina a estrutura e o orgulho que havia no coração desse homem:
Não obstante todas as experiências com Deus o coração dele continuava endurecido.
Muitas pessoas tem experiências marcantes com Deus, mas a sua obstinação o impede de render-se totalmente a vontade de Deus.

Ele teve essa visão, mas em seguida, ele tem outra experiência que vai impactar sua vida. Alguém vai lá e tentando destruir Daniel e seus colegas, (pessoas que Deus havia honrado e colocado na posição de liderança), prepara uma armadilha para os servos de Deus. E vão até o rei, falando de sua glória e propondo fazer uma estátua dele. Um culto a auto imagem dele.
Orgulhoso como ele era, ele manda fazer essa estátua e dá um decreto para que todos se dobrem diante da sua estátua. Naturalmente, os servos de Deus não fizeram isso. Eles não se dobraram diante da estátua. E o rei ficou furioso e lançou aqueles três jovens na fornalha.

Mas o fogo não os consome. E quando ele olha dentro da fornalha, não eram mais três, mas quatro. O anjo do Senhor estava com eles na fornalha e o fogo não lhes tocou.
Imagina se você estivesse ali e contemplasse essa cena.
Seria algo fantástico. Algo para leva-lo a se dobrar diante de Deus. Para quebrar a estrutura de qualquer pessoa.
Impactado com essa experiência, o rei declara que deveriam adorar somente ao Deus de Daniel. Mas isso passa e seu coração continua obstinado. Não se dobra diante de Deus.

Existem muitas pessoas assim. Não obstante todas as experiências com Deus continuam com seus corações endurecidos.

Então Deus dá a ele uma nova visão. O rei teve a visão de uma grande árvore, que era o centro da terra. No sonho ele vê que um sentinela ordena ao anjo que descesse e cortasse a árvore por sete tempos. E o rei ficou apavorado. Manda chamar os sábios e ninguém saia discernir. Até que Deus revela através de Daniel o que estava para fazer. Era chegado o tempo de juízo e o reino seria tirado dele. Ele iria viver por sete anos como um animal.
E Daniel alerta ele e o desafia a mudar de vida.

Quantas pessoas tem experiência marcantes com Deus, mas não leva a sério. Até que seja um tempo de Deus tratar com esse coração obstinado, orgulhoso. É o que Deus vai fazer com o rei Nabucodonosor.

E no sonho Deus disse que ele iria agir e tornar-se como um animal. Veja nele a estrutura de orgulho; que existe no meu e no seu coração.

Todo orgulhoso precede uma queda. Por isso precisa ser tratado. Por isso a Palavra de Deus nos convida a nos humilharmos diante do Eterno.

Seu coração continua obstinado, sem reconhecer a soberania de Deus na própria vida. Nabucodonosor encheu a taça da sua iniquidade. Imediatamente ele perde o juízo e vai para o campo, agir e viver como um animal. Conforme Deus havia decretado.

Ele liderava a nação mais poderosa do mundo. Ele era considerado o homem mais poderoso do mundo. Mas não reconhecia a soberania de Deus, porque ele se considerava deus.

Muitas pessoas, em nome de pretenso conhecimento intelectual, endurece seu coração para Deus. Tem gente que afirma até que Deus não existe. Esse orgulho no coração do homem, em se julgar deus! Tem gente que pensa que é deus, pelo poder que exerce. Tem essa ilusão. Pensa que a vida está no controle das suas mãos. Quando na verdade, meus irmãos, nós não temos o controle de nada.

Quem tem o controle em suas mãos?

Há no coração do homem esse orgulho de achar que ele pode alguma coisa. O orgulho faz o homem agir como um insensato e não reconhecer a soberania de Deus na sua vida.

Todo reino terreno é passageiro. É tudo uma ilusão. Mas, o Reino de Deus é Eterno. A vontade de Deus é um decreto.

Salmos 37:35-36

Nessa vida tudo passa. Nesse mundo tudo é transitório.
Cuidado com o orgulho. Não se deixe levar pela arrogância ou pelo sentimento de estar mais elevado do que o outro. O orgulho é a negação da soberania de Deus. Ele cega os olhos.

Aquele rei em seu orgulho, era um cara orgulho, não obstante o tempo de graça que Deus tinha dado a ele. A Palavra de Deus diz que Deus deu a ele um ano (depois dessa visão) para ele mudar de vida. Tem gente que brinca com a longanimidade de Deus.
A Palavra de Deus diz que ele é longânimo, mas um dia o juízo de Deus chega.

Deus dá um tempo de graça para ele se arrepender, mas ele vai brincando com Deus. Esquece que há um tempo da graça. Até que chega o momento que Deus exerce o juízo. Na vida de todos, Deus dá um tempo de graça. Daniel o chama ao arrependimento, mas ele ignorou a advertência.

Tem muita gente que está vivendo uma paz ilusória. Está dentro do tempo da graça e ainda não percebeu que Deus está lhe dando um tempo para mudança.

Quando Deus decreta, não há mais o que fazer.

1 tessalonicenses 5:3-4

Paulo fala acerca da paz ilusória nos últimos dias. Nos dias em que nós estamos vivendo.
Deus tem falado. Ele nunca deixou de advertir. Mas as pessoas estão brincando com a paciência de Deus.

O sujeito sabe que Deus abomina o adultério, ele está adulterando. Sabe que Deus odeia a rebelião e ele vive em rebelião contra Deus. Ele sabe que Deus abomina a idolatria e eles estão vivendo em idolatria. Falta-lhes advertência? Não. É que a dureza de coração cega seus olhos. Não percebem o tempo que Deus está lhes dando para mudar de vida. Para colocar sua casa em ordem.

Aquele rei, não foi sábio o bastante para arrepender-se, para mudar de vida e colocar sua vida em ordem. Seu coração continuava obstinado.
Estamos vivendo um tempo chamado de era da graça. Mas este tempo está acabando. Depois virá o tempo do juízo e esse tempo está as portas. Não dá mais pra ficar brincando, testando a paciência de Deus; porque a época do juízo está próxima. 

Aquele rei com seu coração obstinado não percebeu as advertências de Deus até que veio o peso da mão de Deus sobre ele.
E ele foi pastar literalmente. Comer capim. Até que passaram esses sete anos. E o sofrimento o ajudou a vencer o seu orgulho. De repente, Deus restaura seu juízo e ele olha para o céu e reconhece que só o Senhor é Deus. Então ele levantou, louvou, exaltou e glorificou o Deus Eterno, quando foi despertado do sono mortal.

2 Reis 4:37

Deus tem poder para humilhar aqueles que vivem em arrogância. Deus quebra o orgulho do homem.
O objetivo dessa noite, é leva-lo a perceber que os sinais e maravilhas feitos em seu favor, não significa que Deus está aprovando seus atos. A Palavra de Deus diz que o sol se levantará sobre os justos e injustos. Deus aprova os atos daqueles que vivem segundo a Sua Palavra, Seus ensinamentos e Sua lei.
Que você entenda, que nada é para sempre nesse mundo!
Deus de todos os seus atos o trará a juízo. Um dia, cada um de nós estará diante de Deus para prestar contas de seus atos.

1 Coríntios 11:32

Deus julga o servo, Deus pune o servo. E quando o servo é punido, ele deve louvar a Deus como o rei fez. Quando volta seu juízo, ele olha para o céu e reconhece que mereceu viver todo sofrimento. Aquele sofrimento quebrou sua estrutura de orgulho e ele viu que ele não era nada e glorificou a Deus.

Meu querido coloque sua casa em ordem. Aproveite o período da graça. Não se engane. Deus trará cada um de nós, em juízo.

Apocalipse 21:8

A Palavra de Deus é muito clara em relação aos que vão ficar de fora.
O juízo de Deus vem. Não brinque com Deus. Aproveite o tempo da graça.
Não perca a grande oportunidade que Deus está te dando.
Aquele rei, abandonou a sua rebelião contra Deus. Entenda: Jesus está voltando.

Daniel 4:36 e Daniel 4:3

Só o Senhor é Deus! Só Deus detém todo saber e conhecimento. E esse Deus todo poderoso, nos ama e deseja que tenhamos uma vida de intimidade com Ele. Porque a salvação, a felicidade, a realização do ser humano está em Deus.

Mensagem de Pastor Nélio Monteiro
Editada por Elizabete Lacerda Paulo
Igreja Batista Parque Safira






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, sobre o que achou do meu Blog.

" Gigantes da fé" - Hebreus 11:33-40

Resenha do Culto da noite de Domingo  12/05/2024 "Gigantes da fé" Hebreus 11:33-40 Essa semana dois eventos estiveram em foco. Foi...