quinta-feira, 13 de junho de 2019

Mateus 6:25-34


Resenha do Culto da noite de Domingo 09/06/2019

Mateus 6:25-34

O amanhã é um dia que chegará para cada um de nós. O grande temor do homem, é o que o futuro nos reserva.
Na verdade, os desafios do presente, muitas vezes, faz com que a ansiedade e a preocupação, tome lugar em seu coração de tal forma que você esquece até mesmo do seu Deus.

E o que Jesus nos traz à memória, é exatamente o fato de que a nossa vida está nas mãos de Deus.
Não há necessidade de nos preocuparmos em como será o amanhã.
Por que tanta ansiedade? Meus irmãos, estamos vivendo um tempo tão crítico, as pessoas andam tão ansiosas, tão preocupadas, é tanto sofrimento emocional, tanta angústia! Por que isso? O que o Senhor Jesus está nos ensinando aqui, é que não há necessidade de estarmos ansiosos por coisa alguma!
Ansiedade é preocupação excessiva e persistente.  Preocupação é ansiedade demasiada sobre o futuro. É aquela ansiedade demasiada quanto ao que vai acontecer com relação ao futuro.

Quais são os seus temores? Claro, que há momentos em que nos sentimos ansiosos. Por que somos tomados por tanta preocupação com relação ao futuro? Quais são os seus temores?
Muitos temem o homem.

João 12:42-43

Quantas pessoas estão escravizadas, tomadas de medo, paralisadas, por palavras de maldição lançadas contra si!
Paralisadas por causa das notícias, que a gente ouve todos os dias.
Tem gente que gosta de ansiedade. Tem gente que é masoquista, vive a procura das más notícias. E depois fica cheia de medo e ansiedade e temor quanto ao seu futuro.
Por que isso acontece? Porque ele confia no homem, porque ele deposita a sua confiança no homem. E a Palavra de Deus diz que: “maldito é o homem que confia no homem.” Porque o homem tem limites. A ciência tem limites. Deus não. Não há nada demasiadamente difícil para Deus.

A grande crise do homem, é que ele tem depositado a sua confiança no homem. Muitas vezes deposita a sua confiança nos seus recursos. Naturalmente, que devemos usar de todos os recursos que nos são colocados. Mas o mais importante deles, o recurso mais efetivo, é Deus. Deus pode trazer a existência, coisas que não existem. Deus pode fazer aquilo que nos parece impossível acontecer.
Portanto, precisamos depositar a nossa esperança em Deus.

Provérbios 29:25 diz que: “Quem teme ao homem cai em armadilhas, mas quem confia no Senhor, está seguro.”

Qual a palavra que tem sido agasalhada em seu coração? A palavra do homem ou a Palavra de Deus?
Qual a verdade que tem norteado a sua vida? A verdade do homem com suas teorias e filosofias, ou a verdade de Deus que é atemporal. Passado, presente e futuro?
Deus é de eternidade a eternidade. O coração do homem tem andado cheio de ansiedade e preocupação, por temer circunstancias que fogem ao seu controle.
Vivem angustiados, esperando que aconteça algo que talvez, nunca vá acontecer. Vivem algemados pelo medo.
Quanta gente, algemada pelo medo! Quando Jesus diz: “Não se preocupe. Não tenha medo.” Essa Palavra está na Bíblia trezentos e sessenta e seis vezes.
Deus está dizendo para você: “Não tenha medo.” Se Deus está no trono do seu coração, você não precisa ter medo.
Jesus diz: Olha para os pássaros! Olha como Deus cuida deles! Deus que é um Pai Amoroso, não cuidará muito mais de você? que confia, que espera, Nele?

As circunstancias na verdade, estão fora do nosso controle, mas nada foge do controle de Deus. Nada foge do domínio do seu Criador.

Temos tantas pessoas acumuladoras! Sempre preocupadas com o futuro, escravas do que tem. Depois morre e deixa tudo por aí. Passam a vida acumulando, não vive o hoje, não vive as alegrias de cada amanhecer. E a noite chega para ele e as coisas ficam por aí. Porque ele viveu em prol de um futuro que nunca chegou.

Quantos desesperados, escravos do que não tem! Por medo de faltar-lhes o necessário. A Palavra de Deus diz que o justo não vai mendigar o pão. O justo não está livre das dificuldades, mas Deus o supre, ainda que Deus tenha que fazer cair o Pão do Céu. Ainda que Deus tenha que usar meios que nos surpreendam, Deus vai suprir. É promessa de Deus.

Quantos deixam de viver o presente, e miram num futuro que não sabem quando será.
Viva hoje, aprecie as coisas belas hoje, busquem em primeiro lugar o Reino de Deus que as outras coisas lhes serão acrescentadas!
Mas quantos estão buscando as outras coisas e por isso estão tão ansiosos e preocupados. Esquecem de buscar Aquele que deve ser a prioridade das prioridades na sua vida.
Porque quem nos dá segurança nessa vida, é Deus. Somente Deus. A nossa vida está nas Mãos de Deus. Jesus está dizendo: Não tenha medo. Não ande ansioso por coisa alguma. Jesus nos convida a viver agora. A viver hoje. O amanhã virá com seus problemas ou com suas soluções. Mas viva intensamente cada dia, adore a Deus. Sirva, busque, ame, para que no final, ao passar os dias, você não olhe para trás e comece a lamentar por não ter vivido. Viva intensamente essa vida que é tão preciosa, mesmo vivenciando tantas adversidades. Quando caminhamos com Deus, Ele nos dá a paz de coração. Jesus nos convida a valorizar a vida como dom de Deus. A ser grato por cada dia.

Mateus 6:25-27

Do que adianta você ficar ansioso? Do que adianta tanta preocupação? Do que adianta tanto temor do futuro? Você não pode fazer nada. Não está nas suas mãos, não está no seu domínio. Mas, está nas Mãos de Deus. O seu futuro, o amanhã, ele está nas Mãos de Deus.

E é esse convite de Jesus, a cada um de nós, para colocar a vida nas Mãos de Deus, para que Ele nos supra. Pegue sua ansiedade agora, pegue seus medos e temores, e confie-os ao Senhor.
1 Pedro 5:6-10

Lance sobre Ele toda a sua ansiedade, porque Ele tem cuidado de você.
Pegue a sua ansiedade, coloque-a diante de Deus, porque há coisas que não dependem de você. Há coisas que não estão sob seu controle, mas estão debaixo das potentes, das poderosas Mãos de Deus.
E o convite de Deus aqui é: Confie a Mim as suas ansiedades, as suas angústias, os seus medos, os seus temores. Coloquem debaixo das Minhas Mãos porque Eu cuido de vocês.
Estamos debaixo do cuidado do Senhor.

Muitos estão tão preocupados, tão angustiados, porque temem o futuro. Seu futuro está nas Mãos de Deus. Não há necessidade de ficar tão angustiado, deprimido por coisas que fogem ao seu controle. O convite de Jesus aqui, é: Busquem em primeiro lugar o Reino de Deus e não se preocupem com o amanhã.
Não tenha medo do futuro. Jesus já está lá. Se a sua vida está nas Mãos de Deus, não tenha medo do futuro.

Quanta gente angustiada, desesperançada, porque transferiu a sua segurança, de Deus, para o homem. Confiamos no homem e deixamos de confiar em Deus.
Quero te dizer que a melhor maneira de você se preparar para o futuro, é colocando sua vida sem reservas nas Mãos de Deus, porque quando o futuro chegar, com certeza, Deus já estará lá.

Mensagem do Pastor Nélio Monteiro
Editada por Elizabete Lacerda Paulo
Igreja Batista Parque Safira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, sobre o que achou do meu Blog.

" Gigantes da fé" - Hebreus 11:33-40

Resenha do Culto da noite de Domingo  12/05/2024 "Gigantes da fé" Hebreus 11:33-40 Essa semana dois eventos estiveram em foco. Foi...