Resenha do Culto de 05/06/2019
Filemom 1-21
Interessante pensar nessa carta de Paulo endereçada a
Filemom. Um senhor de posses, rico, que havia sofrido um prejuízo causado por
Onésimo. Um escravo que havia lhe roubado. Que havia fugido para longe, e que
pela providência Divina, encontrou-se na prisão com Paulo.
O que essa carta tem a nos dizer ainda hoje?
Paulo estava preso em Roma e através da sua prisão ele
continuava produzindo.
Lá ele escreve as quatro cartas. Efésios, Filipenses,
Colossenses e Filemom. E ao escrever a Filemom sobre o escravo que havia fugido,
ele escreve fazendo um pedido.
Paulo intercede por Onésimo.
Paulo intercede por Onésimo.
Estamos aqui com esses personagens, Paulo o enviado de
Deus; Filemom o senhor do escravo que havia lhe causado prejuízos; e Onésimo o
escravo que comete erro de morte e foge.
Falando do pecado, falando de toda carga que ele traz,
nisso consiste a escravidão do homem. Escolher a sua própria escravidão.
No versículo oito, Paulo se dirige a Filemom, dando graças
por sua vida e exaltando sua fé viva em Cristo. Ele está servindo a comunidade
onde ele está.
Paulo faz menção da igreja, da comunidade que está ali, inserida na casa de Filemom.
Ele hospeda em sua casa, os santos.
Paulo faz menção da igreja, da comunidade que está ali, inserida na casa de Filemom.
Ele hospeda em sua casa, os santos.
E Paulo tem relatos da fé de Filemom. Tem relatos de que
Filemom ao se converter ao Evangelho, ao ser confrontado pelo Evangelho, ele
começa a produzir. Agora sua fé, é comprovada pelas pessoas que estão ao seu
redor. Ali ele edifica, exorta e anima outras pessoas. E Paulo, um prisioneiro
de Cristo se sente encorajado, confortado com isso.
Que privilégio meus irmãos, ao discipular uma pessoa vê-la produzindo frutos! E é essa notícia que Paulo tem de Filemom.
Que privilégio meus irmãos, ao discipular uma pessoa vê-la produzindo frutos! E é essa notícia que Paulo tem de Filemom.
Por isso, Paulo se dirige à Filemom para tratar de um
problema, que é Onésimo agora.
Paulo começa sua carta dizendo, Paulo prisioneiro de
Cristo.
Ou seja, Paulo não se considera preso ao império Romano mas à sua missão de pregar o Evangelho de Cristo.
Até na prisão Paulo vai discipular pessoas, produzir frutos. Isso que percebemos na vida de todo cristão que foi impactado pelo Evangelho.
Ou seja, Paulo não se considera preso ao império Romano mas à sua missão de pregar o Evangelho de Cristo.
Até na prisão Paulo vai discipular pessoas, produzir frutos. Isso que percebemos na vida de todo cristão que foi impactado pelo Evangelho.
As implicações do Evangelho são extremamente práticas. As implicações
de quando nós recebemos e aceitamos Jesus, são extremamente práticas em nossa
vida. A fé está sempre em movimento.
Sempre que formos confrontados pela Palavra de Deus, sempre que tivermos uma fé salvífica, essa fé estará em movimento, produzirá frutos.
Sempre que formos confrontados pela Palavra de Deus, sempre que tivermos uma fé salvífica, essa fé estará em movimento, produzirá frutos.
Tiago 2:19
Não é dessa fé que Paulo elogia Filemom, pelo contrário, é
da fé que frutifica.
Agora constrangido por aquele amor, ele exorta Filemom que
faça o mesmo.
Onésimo ao pecar contra o seu senhor, sua primeira reação
é de fugir. Sempre que pecamos contra Deus, nossa primeira reação é fugir da
presença de Deus.
Desde a queda nos tornamos fugitivos da presença de Deus por causa dos nossos pecados.
Desde a queda nos tornamos fugitivos da presença de Deus por causa dos nossos pecados.
Paulo começa seu pedido, baseado pelo amor.
Esse deve ser o senso a nortear nossa vida.
O crente deve basear sua vida, seus atos; na gratidão e no senso de amor.
Esse deve ser o senso a nortear nossa vida.
O crente deve basear sua vida, seus atos; na gratidão e no senso de amor.
Quantas pessoas escravas nos nossos dias! Quantas pessoas
senhores e senhoras de si mesmos, pensando ser livres, mas na verdade estão na
escravidão. Escravidão cultural, escravos do trabalho, escravos do sexo, escravos
da pornografia, escravos de si mesmos; pensando estar prestando culto a Deus,
mas, colocando tudo no lugar de Deus.
Paulo trata sobre a liberdade que produz o Evangelho.
Paulo pede a Filemom que perdoe seu escravo. Ao liberar o perdão a este
escravo, Filemom estaria passando a mensagem aos outros escravos, de que eles
poderiam agir da mesma forma.
Percebam que o pedido de Paulo é extremamente difícil. Esse é o pedido que nós recebemos diariamente. O pedido de perdoar alguém. É este o pedido que Paulo faz a Filemom.
Mas se ele nega o perdão, estaria desagradando ao seu Senhor.
Percebam que o pedido de Paulo é extremamente difícil. Esse é o pedido que nós recebemos diariamente. O pedido de perdoar alguém. É este o pedido que Paulo faz a Filemom.
Mas se ele nega o perdão, estaria desagradando ao seu Senhor.
Quantas vezes somos confrontados pela Palavra de Deus
acerca do perdão! Não podemos falar de família, nem mesmo do Evangelho, sem
falar de perdão.
O pedido que Paulo estava fazendo era extremamente
difícil, mas qual motivo Filemom tinha para perdoar o escravo que havia pecado
contra ele? Porque Deus fez exatamente isso por ele. E esse é também o motivo
pelo qual devemos exercer o perdão; porque Deus em Cristo fez exatamente isso por
nós.
Paulo lembra Filemom do que Cristo fez por ele.
Paulo lembra Filemom do que Cristo fez por ele.
Paulo se dirige a Filemom e diz que acredita fielmente que
ele é regenerado pela graça, e que o mesmo perdão que ele teve, é o que ele
deve exercer. Assim deve ser com cada um de nós. Que exerçamos o perdão com
aqueles que nos ofendem. Que da mesma forma que nos dirigimos ao Pai e pedimos
perdão, possamos perdoar o nosso irmão.
É disso que fala o Evangelho. Dessa graça, desse favor
imerecido.
Essa carta tem muito mais do Evangelho do que nós
pensamos! Ao ler essa carta, não nos damos conta de que tem aqui, um senhor que
governa posses, Paulo que é o intercessor daquele que pecou e um escravo pecador
que fugiu e que pode ser comparado ao filho pródigo. Ao filho que quis ser
senhor de si mesmo e que dentro de seus pecados, foge da presença de Deus.
Falar de Evangelho, falar de perdão, falar de perda,
significa que alguém vai ter que pagar essa conta.
Paulo não quis que Filemom sofresse prejuízos, Paulo não quis que Filemom sofresse o prejuízo da perda. Então ele fala: Filemom lança na minha conta.
Paulo não quis que Filemom sofresse prejuízos, Paulo não quis que Filemom sofresse o prejuízo da perda. Então ele fala: Filemom lança na minha conta.
Não foi esse o pedido de Cristo naquela cruz? Não foi o
nosso dano que Ele reparou? Ele intercedeu, pagando o nosso preço. Ele
falou exatamente como Paulo. Senhor não lança sobre eles o preço de seus
pecados, lança sobre Mim.
Essa carta deve nos confrontar, nos tirar do nosso
conforto e entender o que Cristo fez naquela cruz, por nós.
Isaías 53:4
Pelas chagas de Jesus fomos curados e transportados
novamente à comunhão com o Pai.
O que os estudiosos comprovam é que houve perdão para Onésimo.
E ele se tornou um bispo, acolhido e abraçado pela graça de Deus, se torna útil novamente. É isso que o amor de Cristo fez por nós. É isso que o amor de Cristo fez por nós.
Pela graça e amor de Cristo nos tornamos úteis novamente.
Façamos a terra se alegrar através da graça e do amor de Jesus.
O que os estudiosos comprovam é que houve perdão para Onésimo.
E ele se tornou um bispo, acolhido e abraçado pela graça de Deus, se torna útil novamente. É isso que o amor de Cristo fez por nós. É isso que o amor de Cristo fez por nós.
Pela graça e amor de Cristo nos tornamos úteis novamente.
Façamos a terra se alegrar através da graça e do amor de Jesus.
Mensagem do Irmão Ryan de
Souza
Editada por Elizabete Lacerda Paulo
Editada por Elizabete Lacerda Paulo
Igreja Batista Parque Safira
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