domingo, 2 de junho de 2019

1 Tessalonicenses 1:1-10


Resenha do culto da manhã de 02/06/2019

1 tessalonicenses 1:1-10

Desde o início do novo século, com mais intensidade, temos sempre ouvido, acerca da igreja primitiva.
Quando olhamos para a ênfase que tem se dado à igreja primitiva, de fato ela foi perseguida, correspondeu, levando o evangelho, mas o fato é que a igreja primitiva, não era uma igreja perfeita.

Na verdade a igreja primitiva, também tinha suas dificuldades, suas falhas, enfrentava divisões, heresias; enfim, um exame mais apurado vai nos mostrar que ela não era uma igreja perfeita. Era a igreja de Cristo. A forma como foi instituída era perfeita, é a Igreja de Cristo, mas composta de pessoas imperfeitas.

Olhando as igrejas da Ásia, percebemos que elas tinham seus pontos positivos, mas tinham também suas necessidades de mudanças. Percebemos desvios, heresias, divisões, no entanto, também encontramos igrejas exemplares. Paulo nos apresenta uma delas. A igreja em Tessalônica. Essa era uma exceção. Os crentes em Tessalônica, com certeza examinavam-se a si mesmos.

Conforme Paulo orienta a igreja em Corinto, quando enfrentavam dificuldades no entendimento da Ceia do Senhor. Paulo os exorta a examinar-se a si mesmos. Demonstrando que eles estavam equivocados com relação ao que é ser igreja.
Qual era a motivação, qual era o propósito a que o Senhor instituiu a ceia? E os convida então, a um auto exame.
A ceia não é um ritual místico. Não nos concede graça. Mas é um memorial determinante na vida da igreja. Porque ela traz a memória o fato da morte e ressurreição de Cristo Jesus. O preço que Ele pagou, para que estivéssemos aqui celebrando. A ceia nos traz a memória, o preço que foi pago e a consequência desse ato de Jesus na cruz. A nossa salvação. A alegria de sabermos que, no dia que partirmos em Cristo Jesus, Ele estará nos aguardando para uma eternidade Nele.
O objetivo da Ceia é nos levarmos a meditar no sacrifício de Jesus.

1 Coríntios 11:28

O que seria esse examinar se a si mesmo, que Paulo recomenda aqui?
Não é um tipo de auto análise.
Mas sim, quais as razões em participar do Ceia do Senhor. Qual a minha intenção em participar da Ceia do SENHOR? Esse é o chamado de Paulo para os Coríntios.

Observe sua vida, ela é coerente com o Evangelho?

Quando olhamos para a igreja de Tessalônica, vamos perceber uma igreja que serve de modelo.
Paulo os avalia como crentes modelares. 

1 tessalonicenses 1:3-7

Olha só as razões porque o apóstolo Paulo os recomenda como igreja modelar!

Eles eram movidos pela fé! Primeiro, Paulo aponta que eles se conduziam pela fé. A motivação deles era a fé. Eles não se fiavam nos dotes naturais, mas eram movidos pela fé.

Ela é uma igreja missionária, motivada pela fé. Submissa a Cristo. Ela é uma igreja que dava um bom testemunho. Paulo destaca a vida contagiante daquela igreja.

Se queremos alcançar o mundo para Jesus, precisamos entender, o que é ser igreja e nossa motivação precisa ser a fé. E como cristãos, precisamos ser exemplares. Buscar uma vida que reflita a imagem de Cristo, uma vez que Ele pagou um alto preço e Seu sangue foi derramado para restaurar a imagem de Deus em nós.
Isso deve nos impulsionar a uma vida cristã vibrante, contagiante. Porque somos redimidos pelo sangue do Cordeiro.

Irmãos, teremos dias difíceis e é exatamente nesses dias que precisamos viver e andar pela fé.

O Evangelho precisa ser levado e a igreja, presente em várias faces do mundo continua sendo perseguida.

O Evangelho é vibrante. Ele é transformador e nós como igreja precisamos testemunhar o grande amor de Deus a uma sociedade doente, desesperançada e anunciar que há esperança em Cristo Jesus.

Precisamos ser uma igreja contagiante e é a isso que a Ceia do Senhor nos reporta. O ministério de Jesus, sua morte, seu triunfo, nos impulsiona a um cristianismo vivo e contagiante.
Esse é o nosso desafio, vamos fazer a diferença!

Temos o privilégio da liberdade, de falar do amor de Jesus, de vivenciar do amor de Jesus.
Missionários estão morrendo, mas o Evangelho tem sido levado. Encorajamento é isso.
Que cada crente se envolva. Que você aproveite cada oportunidade que Deus te dá para que esse Evangelho seja pregado na prática.

O nosso desafio tem sido de acolher, cuidar e amar o nosso próximo.
O desafio que temos é imenso num mundo que tem sede e fome de justiça.

Mensagem de Pastor Nélio Monteiro
Editada por Elizabete Lacerda Paulo
Igreja Batista Parque Safira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, sobre o que achou do meu Blog.

" Gigantes da fé" - Hebreus 11:33-40

Resenha do Culto da noite de Domingo  12/05/2024 "Gigantes da fé" Hebreus 11:33-40 Essa semana dois eventos estiveram em foco. Foi...