terça-feira, 18 de junho de 2019

Marcos 6:1-6


Resenha do Culto da Noite de Domingo 16/06/2019

Marcos 6:1-6

“Mais que Carpinteiro”

Nossa incredulidade é a razão de nossas orações não serem atendidas. Marcos descreve aqui o momento em que Jesus retorna à sua cidade. Muitos ali O viram crescer, Jesus trabalhou ali como carpinteiro. A profissão de seu pai, José, era carpinteiro. E quando Jesus retorna à sua cidade, (Jesus libertava, operava sinais e prodígios) e diz a Palavra que quando Ele chega na sua própria cidade, Ele não pode operar esses sinais e prodígios. A não ser, com algumas pessoas que estavam enfermas, que Ele pôs a Mão e curou.
Para o nosso contexto, isso já seria algo extraordinário. Naturalmente, Jesus estava disposto a operar os mesmos sinais e maravilhas que Ele vinha operando por todos os lugares que Ele passava. Mas, ali algo acontece. Eles conheciam Jesus. E quando Jesus vai na Sinagoga no sábado, Ele começa a ensinar e sua Palavra era revestida de autoridade. A Palavra de Jesus impactava as pessoas. E eles ficaram admirados. E a profundidade de seus ensinamentos! Jesus ensinava numa linguagem simples e ao mesmo tempo, profunda. E a mensagem de Jesus os impactava. Mas o que estava ocorrendo ali, é que eles começaram a se perguntar sobre quem era Jesus. Sabiam quem Ele era, O acompanharam até os trinta anos na cidade. De onde vinha tanta sabedoria?

Interessante, que a incredulidade deles, os impedia de perceber que o poder de Jesus era algo sobrenatural. Eles não investem tempo para saber mais de Jesus, e vão logo olhando para Ele como um carpinteiro.
Esse é o problema. Muitos, ainda hoje, olham para Jesus, sabem que Ele é o Filho de Deus, mas quando chega a hora de orar, eles oram como se Jesus fosse apenas um carpinteiro.
Mas a Palavra de Deus nos convida a ter um outro olhar. Olhar para Jesus como Filho do Deus vivo.

Marcos quer apresentar Jesus como o Filho do Deus vivo. Nossa incredulidade é a razão de muitas das nossas orações não serem atendidas. Entre os contemporâneos de Jesus, Ele não pode operar sinais e maravilhas. Aqui, Marcos nos encoraja a entrar na dimensão da fé. É na dimensão da fé que Deus opera, trazendo à existência o que não existe. É assim que Deus opera. A fé leva-nos a ver o invisível.

Hebreus 11:1

A fé é aquilo que nossos olhos são incapazes de contemplar. Mas, pelos olhos da alma somos capazes de ver.

Isto é fé! É aquilo que visualizamos pelos olhos da alma.
Caminhar na dimensão da fé é sair das possibilidades humanas, e confiar num Deus de possibilidades infinitas. Isto é caminhar pela fé. É quando deixamos de olhar pelos olhos humanos.

Será que Ele pode curar mesmo? Será que Ele pode mudar essa situação mesmo? Este é o nosso desafio.
O que ocorria ali, é que faltava-lhes confiar no que Jesus falava aos seus corações.
Eles estavam admirados de onde vinha tanto poder, mas Jesus podia fazer muito mais.
Meus irmãos, as vezes a nossa própria visão espiritual impede a ação de Deus na nossa vida. As vezes nos contentamos com muito pouco, quando o convite de Deus, é ir mais fundo.
O problema de seus contemporâneos, é que Jesus era apenas o filho do carpinteiro.
Eles não viam que aquele jovem era o Filho de Deus, mesmo impactados com seus ensinos e manifestações de poder. Seus olhos continuavam embaçados pela incredulidade. O pecado embaça os olhos da alma. Então vemos vultos, alguma coisa relacionada a santidade de Deus. Mas Jesus vem exatamente para abrir os nossos olhos.

Jesus curou os olhos físicos de muitas pessoas, pois os olhos da alma, já estavam abertos. Porque eles creram nas possibilidades infinitas de Deus. E nós somos desafiados pelos olhos da alma a crermos nas impossibilidades de Deus.


As vezes somos tão mesquinhos que só cremos naquilo que vemos.
Veja Tomé, depois de andar tantos anos com Jesus, vendo tudo que Jesus fez, ouvindo da boca de Jesus, a profecia de que Ele seria crucificado, mas iria ressuscitar ao terceiro dia. E quando lhes falam acerca da ressurreição de Jesus, ele diz: Eu só creio se eu ver, se eu tocar nas feridas Dele.
Muitas vezes meus irmãos, é este tipo de fé que nós temos. E queremos ver as maravilhas de Deus. Não confiamos. E fé, é você tomar posse das maravilhas que o Senhor colocou no seu coração.

Paulo, quando tem um encontro com Jesus no caminho de Damasco, a Palavra de Deus diz que a luz foi tão potente que seus olhos ficaram cegos. Até que Deus envia um anjo para ir lá e orar, para escamas caíssem de seus olhos. Mas estes dias foram determinantes na vida de Paulo, porque Deus fechou seus olhos físicos para que ele enxergasse com os olhos da alma. Para que seus olhos espirituais fossem abertos.

Atos 9:18

Naqueles dias, depois de um encontro com Jesus, os olhos de sua alma foram abertos. Ele passa a ver muito além do que seus olhos físicos lhe permitiam.
Quando olhamos para Jesus como Filho de Deus e cremos, quando clamamos a Ele com confiança, Ele nos leva a ver além das fronteiras. Ele nos leva a ver o que outros não veem.
Foi assim com o cego em Jericó.

Marcos 10:46-52

O que aconteceu com aquele cego? O que ele viu que outros não estavam vendo?
Que Jesus era o Filho de Davi. Que Jesus era o Messias, o Filho de Deus.
Jesus o curou e ele passa a seguir Jesus.

Nosso desafio é estar diante do Senhor e pedir: Senhor, abra os olhos da minha alma para que eu possa ver.
Quando Deus nos abre os olhos da alma, nós sabemos o que pedir, nós aprendemos a orar e conseguimos ver Jesus.

Aquele homem queria ver, mas antes de ver com os olhos físicos ele viu com os olhos da sua alma.
Paulo teve que perder a visão, para aprender a andar pelos olhos da fé.

Foi assim com aquele cego de Jericó. Foi assim com a mulher do fluxo de sangue, sofrendo há doze anos. E Jesus está passando e ela sente que se tão somente tocar em Jesus ficará curada.
Meus irmãos, isso é fé. Ela crê que nem precisava Jesus parar. Não precisava Jesus nem orar, bastava ela tocar Nele.
É tanta fé, que quando ela toca em Jesus, Jesus para no meio da multidão e diz: “Quem é que me tocou?”
No meio de uma multidão, todo mundo encostando em Jesus, como saber quem havia Lhe tocado?
É que Jesus sentiu que alguém Lhe tocou diferente, porque Dele saiu poder.

E aquela mulher toda trêmula, conta a sua história. E Jesus diz: “Filha vá! A sua fé que te curou. Você viu e creu como nenhuma outra pessoa viu e creu.”
É essa a fé que move montanhas. Essa é a fé que traz a benção de Deus sobre a vida.
Precisamos ver e crer como aquele centurião que procurou Jesus, seu servo estava à morte, e ele procura Jesus. Quando ele chega, ele diz: “Senhor, diga apenas uma palavra e eu sei que meu servo vai ser curado. Não precisa o Senhor ir a minha casa. Eu creio na sua autoridade espiritual.”
Aquele homem viu o que os outros não estavam vendo, ele viu a unção e o poder de Jesus.
E quando ele chega, seu servo estava curado.

Jesus é o Servo de Deus. Ele veio para destruir as obras do diabo e trazer paz ao seu coração. Ele veio para te dar vida eterna em Seu Nome. Ele veio para te libertar de toda algema do pecado e da culpa que satanás lança sobre seu rosto. Ele veio para te purificar. O sangue de Jesus nos torna mais alvos do que a neve.
É essa fé, que quando enxergamos com os olhos da alma, somos capazes de dizer para Jesus: Basta só uma palavra!

Pode ser assim com você. Basta você crer. A Palavra de Deus nos encoraja a ver a glória de Deus.
Eu fico imaginando aquele cego, depois de curado, seguindo Jesus, dando seu testemunho! Quanta alegria! Imagino aquela mulher depois de curada! Aquela mulher estava condenada à morte de uma forma miserável! Mas ela creu e ela saiu dali curada. Mas Jesus não curou só seu corpo, Jesus curou a sua alma. Ele a salvou. Essa é a maior cura.
Eu imagino o centurião voltando para casa. Cheio de alegria porque Jesus liberou a Palavra de autoridade, a Palavra de poder e ele vai cheio de alegria e encontra seu servo curado. Aquele que anda pela fé enxerga o que os outros não veem.

João 11:40

Meu irmão, preste atenção nisso. Se você crer você vai ver a glória de Deus. É nisso que Jesus está nos desafiando, a crer, para vermos a glória de Deus. Ele mandou tirar a pedra. Tiraram a pedra e Ele o trouxe de volta à vida.
Peça a Deus para trazer vida àquilo que morreu no seu coração. Mas entenda uma coisa, para que Deus possa fazer um milagre na sua vida, você precisa tirar a pedra da incredulidade.
Há coisas que nós podemos fazer, e o que nós podemos fazer, Deus não faz. Mas aquilo que nós não podemos fazer, Deus faz.
Quando cremos no poder de Deus. Nessa noite eu creio que Deus quer te conceder uma nova vida. Deus quer leva-lo a enxergar possibilidades infinitas. Deus quer abrir os olhos da sua alma, mais do que isso, Deus quer que você veja a Sua Glória. A glória de Deus na sua vida.

Como isso se aplica na sua vida?
Você veio à Casa de Deus essa noite. Talvez você veio para ouvir mais uma mensagem, e você pode sair daqui transformado. Deus pode abrir os seus olhos e você ver possibilidades que antes você não via. Você pode sair daqui, cheio do Espírito de Deus, mas saiba que, saber que Jesus é o Filho de Deus, não basta; saber que Ele operou maravilhas não basta; orar como um incrédulo não basta; você precisa crer. Você precisa olhar para Jesus como Filho de Deus, olhar para Ele como mais que um carpinteiro.
Para os ateus, Jesus é o filho do carpinteiro. Jesus é o carpinteiro. Para nós, seus servos, Jesus é o Filho do Deus vivo. Ele é o Filho do Deus vivo. E não há nada, demasiadamente difícil para Ele.

Mensagem de Pastor Nélio Monteiro
Editada por Elizabete Lacerda Paulo
Igreja Batista Parque Safira





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, sobre o que achou do meu Blog.

" Gratidão" - João 12:1-9

 Resenha do Culto de quarta-feira  15/05/2024 " Gratidão" João 12:1-9 O texto nos coloca numa festa na casa de Lázaro. Não era par...