domingo, 16 de junho de 2019

Jó 30:26


Resenha do Culto da manhã de Domingo 16/06/2019

Jó 30:26

Quando pensamos no sofrimento do justo, não tem como, fugirmos do livro de Jó. O texto lido, demonstra o desapontamento de Jó. A história de Jó é bem conhecida, quanto sofrimento! Quantas perdas terríveis!
Sempre que sofremos ou contemplamos outros em situação de dor, nos perguntamos: por que tanto sofrimento?

A primeira coisa que precisamos perceber na Palavra de Deus é que Deus não criou o mal.
O mal nasceu no coração de um anjo criado por Deus. Um anjo que era um sinete de perfeição. Um anjo que servia a Deus, mas que tomado de orgulho, diante da sua perfeição, desejou ser igual a Deus. Então ele se rebela contra Deus.

Isaías 14:12-15

O texto nos reporta a esse momento. Deus nos traz a história de como nasce o mal. O mal nasce no coração de um anjo que exercia a liderança, mas o orgulho encheu seu coração e ele mesmo se rebela contra Deus. E a Palavra de Deus mostra que ele levou cerca de um terço dos anjos, nesse ato de rebelião. Quando Deus cria o homem e o coloca no jardim, o paraíso era perfeito.
Imagine a cada dia, ao entardecer, Deus descendo e o homem podendo conversar com Deus, contemplar a face de Deus, ter essa intimidade com Deus! O homem era feliz! Havia harmonia. Até que seduzido pelo mesmo desejo, de ser semelhante a Deus ou ser o seu próprio Deus, o homem também se rebela contra Deus. E traz sobre si também, o sofrimento. Portanto, o homem é tirado de um lugar perfeito, e começa toda essa história de sofrimento, de morte, de separação, que temos presenciado. Porque o homem perdeu a sua intimidade com Deus. E o homem encontra a sua felicidade em Deus.
A partir da queda o homem começa a buscar a sua felicidade no homem. A felicidade está em Deus. E quando eu tenho comunhão com Deus, eu sou feliz. Os valores de Deus se tornam naturais na minha vida. Então eu faço o outro feliz, eu respeito o outro. Porque isso é um reflexo do relacionamento de Deus comigo. Eu consigo perdoar porque Deus me perdoa. Eu consigo amar, porque Deus me ama.

Por que sofremos? Sofremos porque perdemos a nossa intimidade com Deus. Porque quanto mais o homem se torna íntimo de Deus, mais ele aprende a suportar o sofrimento. A entender que esse sofrimento é transitório e passageiro, porque Deus fez novos céus e nova terra. E lá, Deus preparou de novo, para que possamos retornar a esse lugar, àquela intimidade com Deus e então, não sofreremos mais. Deus leva João à eternidade, e ele antevê o lugar que não tem morte, não tem sofrimento, onde não dependemos da luz do sol, porque a luz de Deus, a presença de Deus, ilumina, traz vida a esse lugar. Lá nós poderemos novamente escolher a árvore da vida.

Deus deixou disponível para o homem, a árvore da vida. Mas o homem escolher a morte. E a morte tem sido a escolha e ela veio a todos os homens.
O mal entra no coração do homem, num ato de rebelião contra Deus. Isso é desobediência. Tudo que sofremos é fruto da nossa desobediência. Não foi Deus que criou, mas o homem que procurou. E o castigo que nos sobrevêm, sobrevêm dos nossos atos. E é importante lembrar que não é pior ainda, porque a mão da misericórdia de Deus, tem retido aquilo que nós temos merecido. E a mão da graça, tem liberado para nós, aquilo que nós não merecemos.

Duas coisas que são importante entendermos. A primeira é que: Deus não criou o mal. A segunda é que: Deus permite a provação. Meus irmãos, a provação não é um mal em si mesmo. Jesus foi provado. Em sua vontade permissiva, Deus deixa que soframos para aprendermos. É um processo de aprendizado. E aqui para nós, a dor, faz com que a gente aprenda mais depressa.  Nenhum sujeito ora tanto, quanto, quando ele está passando por momento de provação. Com a dor aprendemos que não somos auto suficientes.
O homem tem uma estrutura de orgulho, que é uma coisa impressionante. Se o sujeito tem um pouquinho de poder, ele já acha que ele é o cara! Se ele tem dinheiro, muitas vezes ele acha que é melhor do que os outros. Temos que tomar cuidado com o orgulho. O orgulho precede a queda. O que levou esse anjo à queda, foi o orgulho.

Deus deu pra ele tudo. A Bíblia diz que ele tinha acesso a Deus. Ele exercia liderança, era considerado sinete de perfeição, mas ele quis mais. Ele quis o lugar de Deus. E o homem sofre porque o homem quis ocupar o seu lugar.  E o homem transferiu a adoração a Deus, a adoração a si mesmo. O homem passou a adorar a criatura no lugar do Criador.

Às vezes, quando a pessoa se descobre doente, ela logo começa a pensar se ela tem um bom plano de saúde. Mas você tem que lembrar que seu primeiro socorro é Deus e não a ciência. Precisamos buscar pela ciência, sem esquecer que Deus deve estar na frente. Temos que começar pela oração e não terminar por ela.

Deus permite a provação, porque quebra o nosso orgulho. Aprendemos com a provação, que não podemos nos virar sozinhos. Há dificuldades que jamais resolveremos sozinhos.

Jó 42:12
Se você continuar a leitura, verá que benção sobre a vida de Jó foi algo tremendo. Aqui está falando as questões materiais. Mas a Palavra de Deus diz que Deus deu filhos e filhas a Jó. E que as filhas de Jó eram as mais lindas do Oriente. Deus é assim, sempre depois de uma noite de sofrimento, nos dá uma nova manhã.
Na vida do servo, Deus transforma o mal em bem.

Muitas vezes Deus nos quebranta, Deus nos esvazia para nos encher com o que há de melhor.
O tempo de quebrantamento, precede a algo grande que o Senhor irá fazer na sua vida.
Sempre, antes de Deus usar sua vida de maneira poderosa, você vai passar pelo sofrimento. Foi assim na vida de todos os servos de Deus. Primeiro Deus os provou, depois, Deus os abençoou e usou de forma poderosa. Na vida do justo e do servo, o sofrimento tem um propósito. Todos nós já passamos ou vamos passar, porque somos peregrinos numa terra estranha.
O sofrimento de Jó não era consequência de pecado. Sempre existe um propósito nele. Foi no sofrimento que Jó sentiu a presença de Deus.
O propósito de Deus é nos tornar participantes da natureza divina.

2 Pedro 1:4

Quando nós formos revestidos plenamente dessa natureza, seremos superiores aos anjos.
Isso meus irmãos, não é pouca coisa. Vai muito além do sua mente possa alcançar.
O que é todo sofrimento que passamos aqui, comparado a glória que está reservada para nós? Deus nos revestiu de imortalidade, nos criou à sua imagem e semelhança.  Ele está restaurando a Sua obra prima. E quando a obra estiver restaurada, ela refletirá a glória do Deus Todo Poderoso. Hoje nós sofremos, hoje nós choramos. Sei de muitos irmãos que estão sofrendo grandemente, mas quero encoraja-lo, porque o que Deus está fazendo na sua vida é restaurando a sua imagem, para que você possa estar diante da árvore da vida, provar desse fruto e ser feliz até a eternidade. Até lá, que possamos nos encorajar mutuamente e não tirar os olhos do Senhor.
Mensagem do Pastor Nélio Monteiro
Editada por Elizabete Lacerda Paulo
Igreja Batista Parque Safira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, sobre o que achou do meu Blog.

" Gigantes da fé" - Hebreus 11:33-40

Resenha do Culto da noite de Domingo  12/05/2024 "Gigantes da fé" Hebreus 11:33-40 Essa semana dois eventos estiveram em foco. Foi...