segunda-feira, 12 de agosto de 2019

João 13:5-11


Resenha do Culto ao Senhor – Manhã de Domingo 11/08/2019

João 13:5-11

Humildade


Se há algo que lutamos contra, é uma tendência de nos sentirmos auto suficientes. De acharmos, que não dependemos de Deus.
Não temos noção do quanto dependemos de Deus!
Quando falamos de humildade, tem sido interpretada pela condição econômica da pessoa, ou se diz que a pessoa é humilde pela sua forma de vestir. A humildade não está relacionada necessariamente no que a pessoa possui, mas com quem ela é.
Jesus vai versar sobre isso e nos dá um exemplo maravilhoso; para que como servos de Deus possamos entender o que é ser humilde. E por outro lado, ser irmãos.
Cristo realizou muitas obras. Poderia descansar, visto que Ele fazia tanta coisa; mas Jesus preferiu seguir o caminho da dependência de Deus.
Israel tinha passado muitos anos sem a manifestação de um profeta. De repente, surge João Batista e isso impacta o povo sedento de ouvir uma palavra no seu coração. E ali João aponta para o fato de que viria outro maior que ele e que ele estava apenas preparando o caminho.

O ministério de Jesus ia de vento em polpa. Jesus curava pessoas todos os dias. Todos os dias pessoas eram libertas. Imagina você o impacto que Jesus causa, quando Ele encontra com uma procissão levando o filho de uma viúva morto. Ela chorava copiosamente pelo seu único filho.
Jesus toca naquele cadáver e chama aquele jovem de volta a vida.
Imagina o impacto que aquilo causou nas pessoas!
A fama de Jesus corria. Um dia Jesus vai ao túmulo de Lázaro, morto há quatro dias e manda abrir. Tirar a pedra. E Jesus o chama para fora.
Imagine todo esse cenário!
Uma pessoa comum se sentiria muito orgulhosa.
Jesus estava no auge da sua fama, no entanto Jesus preferiu o caminho da humildade. Ele consente a autoridade de Deus.
Ele revela o que Deus espera de nós.
O que é humildade então? Se a forma de vestir não diz o que é humildade; o que é humildade então? Humildade é dependência de Deus.
Jesus nunca se auto elogiava. O tempo todo nos ensina a dependência de Deus.
Uma pessoa humilde é aquela que cai em si mesmo e reconhece a dependência de Deus.
Volta-se para Deus.
Vivemos uma época em que as pessoas estão buscando mais livros de auto ajuda do que se submeter a autoridade de Deus.
Ouvi uma pessoa dizendo: Eu sirvo a Deus do meu jeito. Quem disse que podemos servir a Deus do nosso jeito? Humildade é entender que servir a Deus, é fazer do jeito de Deus e o jeito de Deus, está na própria Palavra. E Jesus vai ensinar-nos a respeito disso. Humildade é reconhecer o trabalho e contribuição do outro.
Seu pai, apesar das limitações, tem um coisa que você não vai encontrar em livro nenhum: vivência.
Mas existem filhos tão orgulhosos, que desprezam o pai.
Numa cultura oriental, é comum os filhos reconhecerem a cultura de seus pais e o respeito aos anciões. E é isso que Jesus nos ensinou.
Jesus sempre faz tudo para a glória de Deus.
Sua preocupação é glorificar a Deus, agradar a Deus.
Nesse mundo nós aprendemos que as pessoas que ocupam determinada posição, estão ali para serem servidos. Só que no Reino de Deus é diferente. Quem ocupa posição de liderança está ali para servir.
É isso que Jesus queria ensinar aos seus discípulos.
Jesus lava os pés de Pedro e mostra outra perspectiva, outro olhar, outra visão. Jesus demonstra algo intenso com sua atitude.
Mais à frente um pouquinho, Jesus morre, ressuscita e Pedro tem consciência de que Jesus é Filho de Deus. Jesus sendo Filho de Deus, sendo Ele o próprio Deus, o Seu Criador, com uma bacia na mão lavando os seus pés. Isso é algo profundo.
É o nosso Deus nos ensinando o nosso papel de servir. Na sociedade nosso papel é servir as pessoas e não se servir delas ou esperar ser servido por elas. Olhando dessa forma nossa visão do mundo muda completamente.
Sem purificação ninguém pode ir a Deus. Nós dependemos de Deus. Nós dependemos do sacrifício de Jesus. É isso que Jesus quer nos ensinar.
Quando Pedro entende que o ato de Jesus era para purificação, Pedro na sua impulsividade pede a Jesus que lave tudo. Daí a pouco ele já está traindo Jesus.
Por que temos tanta dificuldade de entender o que Deus quer nos ensinar?
A maior benção, o que traz mais alegria ao nosso coração, é quando entendemos nossa condição de servo.
Pedro cria que Jesus era o Filho de Deus. Ele sabia disso. O que ele não entendia era a obra que Jesus já tinha feito na vida dele.
Talvez você não entenda a obra que Jesus fez na sua vida quando você creu Nele como seu Senhor e Salvador.
A igreja de Jesus precisa entender o que Jesus nos ensina aqui. A base para uma vida de humildade, é ser limpo e transformado por Jesus e entender quão dependente eu sou de Deus.
Você é instrumento de Deus. É isso que precisamos entender. Humildade é o que você vive e não o que você anuncia.
Qual é o nosso papel como servos de Jesus? Servir.
Há várias formas de você servir. Encontre uma, que seja útil ao Reino de Deus e ao seu semelhante.
Jesus não ficava fazendo promoção do que Ele era. É ruim quando você encontra uma pessoa que fica se auto promovendo.
Jesus não se auto elogiava.
Ele não precisa disso.
O que você faz, você deve fazer para glória de Deus.
Nossa pergunta é: eu estou agradando a Deus? Elogios faz bem. Mas sempre que recebemos um elogio devemos parar e pensar se Deus está pensando o mesmo.
Como servos, nosso pensamento deve ser: eu estou agradando a Deus?
Cristo no dá exemplo como filho de Deus, nesse gesto de humildade.
Ser família cristã é isso. É dispensar cuidados carinhoso aos outros.
Qual é a minha motivação? A motivação de Jesus, era ensinar aos seus discípulos a dependência de Deus e o amor ao próximo.
Em todo tempo Ele amou.
Jesus não foi o Mestre que ficou dentro do templo. Ele estava no meio do povo, chorando com eles e abençoando suas vidas.
João 13:16-17
Isso que Jesus nos ensinou! Felizes serão aqueles que fizerem igual. Sejamos servos. Naquilo que fizermos, façamos para agradar nosso Pai, que nos chama para servirmos uns aos outros.

Mensagem de Pastor Nélio Monteiro
IBPS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, sobre o que achou do meu Blog.

" Gigantes da fé" - Hebreus 11:33-40

Resenha do Culto da noite de Domingo  12/05/2024 "Gigantes da fé" Hebreus 11:33-40 Essa semana dois eventos estiveram em foco. Foi...