domingo, 25 de agosto de 2019

Marcos 1:1-15


Resenha do Culto de adoração ao Senhor na manhã de Domingo 25/08/2019

Marcos 1:1-15

Marcos comprova em seu Evangelho a identidade do precursor e do Messias conforme a profecia, provando que Jesus é Filho de Deus, o Messias prometido.
Tudo uma questão de identidade.

De Gênesis até Malaquias todo Velho Testamento aponta para a pessoa de Jesus.
Se você observar, todo Velho Testamento aponta que Jesus viria e dão muitos sinais de quando chegaria esse momento. O ponto central para entender que aquele seria o último sinal, apontando para o fato de que o Messias havia chegado, estava na profecia de Isaías. Quando Isaías diz: Voz do que clama no deserto, prepare os caminhos do Senhor.
Isaías profetizava que antes do Messias se manifestar, o último sinal seria o fato de que Deus levantaria um profeta e esse profeta começaria seu ministério no deserto, anunciando a chegada do Filho de Deus.
Literalmente, Deus cumpriu todas as profecias.

Quando João Batista chega pregando no deserto há uma comoção em toda região.
Desde Malaquias não havia se levantado um profeta que falasse em nome do Senhor. E de repente, depois de tantos anos surge um profeta com a missão de preparar o caminho do Senhor. Ou seja, comprovar que de fato, aquele era o Messias. Porque surgiram muitos messias. Falsos cristos. Precisamos estar atentos aos sinais.

Como saber que aquele era o Messias? Que aquele era o Filho de Deus? Como João Batista teria essa convicção? Então ele dá provas da filiação de Jesus, a partir do momento que a identidade do precursor é revelada.
Temos certeza de que Jesus é Filho de Deus, porque se cumpriu o que Isaías disse. Está nas profecias. Isaías aponta o precursor. E tal como Isaías profetizou, João surge no deserto, pregando o batismo do arrependimento, para a remissão de pecados. João surge no deserto, confrontando a idolatria do povo. Chamando-os a um arrependimento, a um renovo com Deus. Isso tem um sentido muito claro, porque as profecias diziam que João viria como Elias.
Quando João surge, ele se vestia como Elias, veste de pelo de camelo, cinto amarrado, confrontando a idolatria do povo, com autoridade. No entanto, aqui não tem nenhuma base para dizer que Elias se incorporou em João Batista.
João se revela como a voz do que clama no deserto. João deixa muito claro o fato de que a profecia já estava se cumprindo. João revela a sua identidade.

Os sacerdotes e escribas deveriam voltar-se para as Escrituras. Então perceberiam que aquele era o último profeta. Porque ele era o precursor.
Sua mensagem aponta para Jesus.
A missão do precursor, o último profeta, era apontar para Cristo. Preparar o caminho do Senhor Jesus.
João exorta Israel a preparar-se para a chegada do Messias.
De uma forma muito clara, ele aponta para o Messias. Ele diz: O tempo está chegando.
Ele começa a batizar e as multidões vão lá e as pessoas começam a confessar arrependimento. O símbolo externo de uma pretensa mudança, é o batismo.
Ele batizava baseado no fato de que a pessoa que chegou se arrependeu. A missão de João era preparar o coração do povo para receber Aquele que era muito maior que ele.
O Espírito de Deus nos sonda. A mudança que o Espírito provê ocorre de dentro para fora. É o Espírito que convence o homem, do pecado, da justiça e do juízo. Depois vem o batismo nas águas, que revela essa mudança interior de fato. Porque cremos que quando alguém é batizado no Espírito Santo, ele é impulsionado ao batismo nas águas. É algo natural.
Fruto da ação do Espírito Santo de Deus. Então, o batismo era um testemunho externo, mas deixa João Batista bem claro, que o batismo do Messias seria no Espírito Santo, transformando e trazendo mudança de dentro para fora.
Ele é um batismo diferente.
Agora a identidade do Messias é revelada. De repente, João está batizando, a multidão está ali e Jesus vem ao encontro dele.
E quando João olha para Jesus, o Espírito de Deus lhe revela: Este é o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo.
Imagino a emoção de João de Batista! Porque ele sabia que estava diante do Filho de Deus. E ele não perde a oportunidade de revela-Lo
Isaías comprova a identidade do precursor e o precursor comprova a identidade do Messias.
Marcos 1:9-11
Ali, quem está comprovando a identidade de Jesus, é o próprio Deus.
João não tinha mais dúvidas de que ele estava diante do Filho do Deus vivo. Então, ele destaca a natureza Divina de Jesus como Filho de Deus.
A identidade do Messias é comprovada.

Marcos 1:12-15

Primeiro Ele é conduzido pelo Espírito Santo. Agora o Filho de Deus vai ser provado. A identidade Dele vai ser comprovada. E o próprio satanás, vai testar a natureza Divina de Jesus.
O texto é muito claro, que Jesus estava entre as fera e os anjos O serviram. Isso demonstra a natureza Divina de Jesus.
E quando Ele é tentado de todas as formas, ali a identidade de Jesus é comprovada. É tudo uma questão de identidade. Isaías identifica o precursor, o precursor identifica o Filho de Deus. O próprio Deus testifica a respeito de seu Filho. E o próprio satanás vai tenta-lo e ali fica comprovada a identidade de Jesus, de que Ele é o Filho de Deus.
A missão de João Batista era preparar a vinda de Jesus. O ministério de João é muito bonito. Em momento nenhum ele afirma ser ele o Messias. Mesmo quando seu ministério estava no auge. É muito importante saber qual é o nosso lugar no Reino, qual é a nossa missão no Reino. A nossa missão é anunciar que Jesus Cristo é o Filho do Deus vivo. Nossa missão no Reino não é buscar glória pra nós, mas glorificar a Deus. É muito importante reconhecer nossa identidade como filhos de Deus vivo, por adoção, mediante o sacrifício de Cristo na cruz.
E quando Jesus chega a mensagem pregada é que chegou o tempo.
Vivemos esse tempo de graça. Na era da graça, em que o Salvador está entre nós. Meus irmãos, é de arrepiar, pensar que neste momento em que estamos aqui, adorando a Deus, o Salvador está entre nós. Ele está nesse lugar para ser adorado. Por isso nosso louvor não deve ser para acalentar nosso coração ou estimular nossa emoção.
Ao encontrarmos com Jesus, devemos fazer como João Batista fez, anunciar o caminho. Milhares de pessoas caminham no deserto, numa noite escura, sem Deus, sem encontrar o caminho.
Cristo é a nossa luz. Ele é quem nos conduz de volta ao Pai. E se desejamos alguma glória, deve ser de ter a imagem de Deus, restaurada em nós. E quem faz isso, é o Filho de Deus.
Jesus anuncia: O Reino de Deus está próximo! O objetivo de Isaías era anunciar a vinda do Messias. O objetivo de João Batista era anunciar a chegada do Reino de Deus, com a vinda do Filho de Deus. O que isso tem a ver com cada um de nós?
Deus foi preparando a vinda do Senhor Jesus na linha do tempo. Os sinais eram claros. Aguardavam a vida do Messias a Sião, como hoje aguardamos o retorno de Jesus a Sião.
Os sinais dos tempos estão escritos no Livro Sagrado. Jesus virá. O tempo está se aproximando. Basta olhar para os sinais. O tempo está próximo. Hoje Jesus está no meio de nós através do seu Espírito. Mas chegará o tempo que Jesus virá e nos tomara para si. E o tempo então terá passado e não haverá mais oportunidades. Jesus vai voltar. Você está preparado?
A hora é agora. Vai chegar um tempo que as portas do Reino estarão fechadas.
Estamos atentos aos sinais dos tempos? Estamos reconhecendo a identidade do Messias como Filho de Deus, Senhor e Salvador nosso? O reino de Deus está próximo. Arrependam-se e creiam no Senhor.

Mensagem de Pastor Nélio Monteiro
IBPS









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, sobre o que achou do meu Blog.

" Gigantes da fé" - Hebreus 11:33-40

Resenha do Culto da noite de Domingo  12/05/2024 "Gigantes da fé" Hebreus 11:33-40 Essa semana dois eventos estiveram em foco. Foi...