terça-feira, 20 de agosto de 2019

Marcos 15:21-24


Resenha do culto ao Senhor na noite de Domingo 18/08/2019

Marcos 15:21-24

Tenho durante essa semana, pensado especialmente nesse versículo 21.
Quero pensar sobre aquela cruz.
Você imagina, e eu presumo, que Simão, ao retornar do campo, observa uma multidão, uma procissão e muitas pessoas ali, observando e três homens estavam carregando a sua cruz.
A cruz era um instrumento de morte. Mas um instrumento que os Romanos usavam, tão somente, para as pessoas mais nocivas da sociedade. Três homens carregando uma cruz e isso mexeu com a curiosidade de Simão.
Tenho certeza que se você estivesse ali, você também iria se aproximar para ver o que acontecia ali.
Quem eram aqueles homens? O que eles fizeram? Entre eles, estava Jesus. Diferente dos outros, o Senhor Jesus havia passado por todo tipo de agressão e zombaria. Seu corpo estava todo lesionado. Jesus tinha caído com sua cruz. Ele não estava suportando levar sua cruz porque seu corpo estava ferido demais.
Imagino o que passou pela mente de Simão, quando ele se aproxima e vê aquele homem todo ferido.
Os outros dois eram bandidos conhecidos da região mas Jesus estava irreconhecível.
Com certeza isso impactou Simão. Aquela imagem de Jesus.
Imagine você, que quando Simão se aproxima daquela multidão, (ele era um dos curiosos) um dos soldados passa a mão em Simão e lhe diz para ajudar Jesus a levar sua cruz.
Ele resistiu.
Imagino que ele deve ter pensando: “Porque eu devo levar essa cruz? Ela não é minha!” Imagino o que passava pela mente de Simão.
Fato é, que o forçaram a carregar a cruz e que Simão resistiu. Fato é que Simão alegou que a cruz não era dele.
Simão achou aquilo uma injustiça.
Quando eu li aquele texto, algo mexeu profundamente com meu coração. Porque na verdade aquela cruz não era de Jesus. Aquela cruz era minha.
Porque a cruz era um instrumento de morte para transgressores. Eu sou transgressor.
Na verdade, aquela cruz era de Simão. Porque Simão era um transgressor.
A Palavra de Deus diz que todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus. Por uma questão de justiça aquela cruz era minha, era de Simão.
E por um longo trecho; ferido, todo lesionado, Jesus estava carregando a cruz de Simão.
Mateus 16:24
Alguns homens queriam seguir Jesus.
Se você quiser seguir Jesus, você tem que pegar a sua cruz.
Aqui pra nós, nós resistimos porque julgamos que a cruz que carregamos é pesada demais. Resistimos porque acreditamos que a cruz é um objeto de negação e nós, somos egocêntricos demais. A cruz requer que você negue a si mesmo e reconheça que você é um transgressor.
Simão resistiu, assim como nós resistimos em tomar a cruz, porque ela requer auto sacrifício. Auto negação.
Nossos atos merecem a cruz. A cruz não era de Jesus. Aquela cruz é minha e sua.
É difícil reconhecer isso. É duro reconhecer que nós merecemos a cruz.
Nós não somos melhores que os dois transgressores que foram crucificados ao lado de Jesus. As vezes queremos justificar nossas faltas.
É justo que Jesus leve sua cruz? Simão foi obrigado, porque ele julgava injusto. Ele pensava que aquela cruz não era dele, mas de Jesus.
Cada pessoa que está aqui, necessita da misericórdia e da graça de Deus.
O texto diz que Simão carregou aquela cruz até o Gólgota. Ele leva a cruz até o vale da morte. O lugar onde ia acontecer a crucificação.
Jesus ia se arrastando. O corpo estava lesionado. Pensamos que seu sofrimento era castigo de Deus.
Culpa de quem, Jesus estava levando? Era a minha culpa, porque a Palavra de Deus diz que Jesus não cometeu pecado algum. O pecado desfigurou a imagem de Deus em nós. Mas ali estava o Cristo desfigurado, porque Ele levou sobre si as nossas enfermidades. Ele estava levando sobre Si, o peso da minha culpa. Ele estava sendo castigado no meu lugar.
Eu não sei qual o peso da sua cruz mas te garanto que ela não é mais pesada que a cruz que Jesus levou por você.
Quem não teve um encontro real com Jesus, em algum momento vai caminhar triste e sem vida.
A cruz de quem não foi alcançado pela graça de Jesus, realmente é bastante pesada. Sem Jesus nossa cruz é muito pesada.
Uma vida sem Cristo, é uma vida tribulada e sem esperança. É um caminhar triste pela noite escura.
Que sorte quem encontra com o Salvador! A Bíblia chama essa sorte de graça. Porque graça é algo que Deus nos dá, embora não mereçamos.
Que sorte a minha, porque aquela cruz que Jesus levava, era minha.
Jesus diz: se você quer vir após mim, tome sua cruz.
Quando nós reconhecemos que nós merecemos a cruz, que aquela cruz é nossa; e quando nos arrependemos e voltamos para Cristo, Ele nos ajuda a carregar nossa cruz.
E quando chegamos no vale da morte, com a nossa cruz, Jesus a toma e morre no nosso lugar.
Simão levou aquela cruz, até o Vale da Morte. Quando Simão chegou no Vale da Morte com a cruz, não foi ele que foi pregado naquela cruz, foi Jesus. Simão levou a cruz, mas Jesus levava a condenação.

Isaías 53:5

Aquele lugar era seu! Mas Deus puniu a nossa culpa em si mesmo.
Quem levou sobre si o peso dos nossos pecados, foi Jesus. Foi Jesus que sofreu o castigo que nos traz a paz.
As nossas iniquidades O levaram a morte.
Simão pensava que não era justo ele levar aquele cruz, mas na verdade não era justo que Jesus a levasse. As vezes achamos que não é justo o que nós passamos. Mas na verdade, não é justo o que Jesus passou em nosso lugar. Mas a Palavra de Deus diz que Jesus o fez por amor.
Quando mortificamos nosso eu e tomamos a nossa cruz, Cristo a leva conosco e nossa cruz fica mais leve.
João 3:14-15
Por isso Jesus levou a cruz. Por isso Jesus morreu no nosso lugar. Qual é a sua cruz? Aquela cruz era sua. Aquele castigo era você que merecia, mas Jesus o tomou e morreu em nosso lugar, para que ao crer Nele,  você não morra mas tenha a vida eterna. 

Mensagem de Pastor Nélio Monteiro
IBPS









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, sobre o que achou do meu Blog.

" Gigantes da fé" - Hebreus 11:33-40

Resenha do Culto da noite de Domingo  12/05/2024 "Gigantes da fé" Hebreus 11:33-40 Essa semana dois eventos estiveram em foco. Foi...