sexta-feira, 27 de dezembro de 2019

João 1:14

Resenha do Culto da noite de quarta-feira
25/12/2019

João 1:14

Muitas vezes não paramos para refletir a profundidade do ocorre quando aquela criança nasce. O Filho de Deus. O próprio Deus.
Porque todos os outros deuses, nenhum deles desceu, se manifestou. Até porque não existe um outro deus semelhante ao Altíssimo.
É importante parar para pensar, que Ele desce para livrar-nos dá escravidão do pecado, da condenação eterna, do aguilhão da morte. Ele desce para nos livrar e isso nos reporta quando o povo de Israel estava no Egito. E o povo clama a Deus e Deus ouve o clamor do povo e escolhe Moisés para ser instrumento Dele, para tirar o seu povo do Egito.
O encontro de Moisés com Deus foi marcante.
Ele estava numa terra árida e de repente, num arbusto, há uma vegetação extraordinária e uma chama envolvia aquela sarça, mas não a consumia.
E quando Moisés se aproxima, Deus fala com Moisés que ouviu o clamor do seu povo e desceu para livra-los.
Se olharmos para a história vamos ver tempos piores que os nossos.
Muitos falam que o contexto que vivemos é o pior de todas as épocas. Engano.
Não houve tempo pior que aquele, quando o próprio Deus desceu para livrar a humanidade.
O mesmo se dá com Sodoma e Gomorra, quando Ele interfere.
Deus cumpriu sua promessa, para livrar-nos de três coisas, a primeira delas, é o pecado. Não há nada pior que o pecado. O pecado é o câncer da alma. Se o câncer consome o corpo e o leva a sofrimentos terríveis, o pecado consome o espírito e o leva ao sofrimento eterno.
Nenhum homem conseguiu viver sem pecar. Para que esse homem pudesse interceder por seu povo, foi necessário que o próprio Deus deixasse sua glória e viesse habitar entre nós.
O aguilhão da morte é algo terrível.
Quando contemplamos o espírito deixar o corpo, é terrível.
Quantos irmãos partiram para a eternidade esse ano? A separação do espírito do corpo, é o destino que aqueles que não foram alcançados pela graça de Deus, tem. Mas Cristo veio para tirar o aguilhão da morte.
Pensar no nascimento de Jesus, é pensar no fato de que Ele nos livra da escravidão do pecado, do aguilhão da morte e consequentemente, nos livra da condenação eterna. Portanto, o verbo se fez carne.

João 1:1-4

A vida estava Nele, a vida era a luz dos homens.
Quem é este verbo que se faz carne? Qual era a sua identidade? João diz que Ele era 100% Deus. Mas Ele deixa a sua Realeza, se esvazia de si mesmo, deixa a sua identidade.

Colossenses 1:16

Deus se fez carne. Deus se esvazia da sua glória. A Palavra de Deus diz que, em Cristo estava a vida e a vida era a luz do homem. Deus homem. A natureza Divina e humana estava unida em uma só pessoa.
Aquela criança era 100% Deus e 100% homem. Ele usou de duas naturezas, a divina e a humana.
Como Ele fez isso, é um mistério.

João 1:41

A Palavra de Deus O identifica como o Messias, Aquele que era prometido por Deus.
O texto sagrado diz que verbo se fez carne e habitou entre nós. Deus veio morar conosco. Deus veio se identificar conosco. Que Ele é um Deus que veio sentir as nossas dores. Ele é um Deus que se revelou de uma forma perfeita a cada um de nós. Por isso nós celebramos o Natal. Por isso não podemos nos esquecer que
Até a vinda de Jesus o homem não podia ver Deus e sobreviver.
Isaías quando tem uma visão da glória de Deus no Santuário, ele pensa que vai morrer. Porque os seus olhos contemplaram o Deus vivo.

O homem não podia ver Deus e como não podia ver Deus, haviam várias interpretações acerca desse Deus glorioso. E a visão que eles tinham, era de um Deus irado. Mas quando Jesus vem, o Deus invisível, se torna visível.
Ele nos revela através das suas vivências quem realmente é Deus.

Percebemos a compaixão de Jesus, o amor que Ele tem para com o pecador. A ira contra o pecado, mas o amor com o pecador. Ao ponto de muitos religiosos daquela época, quererem apedrejar por exemplo, uma mulher pega em adultério e Ele acolheu aquela mulher.
Jesus não tinha pecado. Ali estava Deus vivo.
Como somos bons para julgar as pessoas! Para condenar as pessoas! Para transferir nossos pecados para os outros.
Graças a Deus que o Redentor veio e revelou sua graça e seu profundo amor para conosco.
O pecado é uma dívida tão alta que nós não podemos pagar. Porque o salário do pecado, é a morte.
Mas Jesus veio e pagou o preço dos nossos pecados.

Colossenses 1:15

Imagine comigo o privilégio que foi daqueles discípulos, ter a consciência de que estavam diante do Deus vivo.
Fico imaginando o momento em que pudermos entrar no céu e contemplar Jesus!

Hebreus 1:3

Ele disse que Jesus é a essência de Deus.
Aquela criança que nasceu é o resplendor da glória de Deus. É a expressão exata do ser de Deus.
Aquela criança que nasceu, foi sacrificada numa cruz, para pagar o preço dos nossos pecados. Assentou-se a direita da Majestade.
E hoje, Ele intercede por nós diante do Pai.
Ele pagou nossa dívida, mas nós continuamos dependentes da intercessão Dele. Você não é melhor que Deus.
O próprio Deus se esvazia da sua condição divina, se faz 100% homem e vem morar conosco.
A exemplo do que aconteceu em Êxodo 25:8, quando Deus, veio tabernacular, Ele veio estar com o povo de Israel.
E diz assim o Senhor:
”E farei um Santuário para que eu possa habitar nele.”
O propósito da arca, era indicar, era ser algo que fizesse com que as pessoas olhassem, tivessem um objeto visível, para glorificar, para sentir a presença de Deus. Só que ela representava a presença de Deus e onde eles iam, eles levavam a arca. Porque eles sabiam que enquanto a arca estava com eles, Deus estava lá, presente. E na plenitude dos tempos, o próprio Deus veio habitar conosco e a arca tornou-se desnecessária.
O invisível, tornou-se visível.
Aqueles discípulos puderam ver Jesus curando cegos, ressuscitando homens. Hoje quando celebramos o nascimento de Cristo, não podemos esquecer que celebramos a vinda do Deus vivo.

1 João 1:1

Ele viram os atributos de Deus, as características de Deus. A vida daqueles homens foram transformada. A vida de todos aqueles que foram alcançados pela graça de Deus, foi transformada. Porque a presença de Cristo em nós faz nos faz olhar para nosso próximo com a mesma compaixão que Cristo teve. A presença de Cristo na minha vida, faz com que eu ame meu próximo, como Cristo me amou.
Há esperança para você. Cristo se revelou. A sua graça me alcançou. Tudo isso porque um menino nasceu.
Celebramos o Natal, porque podemos ver a Sua glória.
Celebramos o Natal, porque homens pecadores como eu e você temos esperança. No Natal de Jesus não há ninguém melhor que o outro. Fomos alcançados pela graça de Deus.
Celebramos o nascimento de Jesus, porque em Cristo, Deus habitou entre nós. Celebramos o Natal, porque em Cristo, Deus nos redimiu.

João 10:10

Celebramos o Natal porque em Cristo, Deus nos salvou. Celebramos o natal porque em Cristo, nos foi dado o poder de sermos feitos filhos de Deus.

João 1:12

Por isso nos celebramos o Natal. Celebramos o Natal, porque Deus, em Cristo nos redimiu. Celebramos o Natal, porque Deus, em Cristo, nos salvou.
O maior presente que ganhei foi Jesus. Porque se Jesus não estivesse aqui, que esperança iria nos alcançar? Celebremos o Natal de Jesus, porque Ele veio. Deus nos deu o direito de nos tornarmos seus filhos por adoção.

Mensagem: Pastor Nélio Monteiro
Igreja Batista Parque Safira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, sobre o que achou do meu Blog.

" Gigantes da fé" - Hebreus 11:33-40

Resenha do Culto da noite de Domingo  12/05/2024 "Gigantes da fé" Hebreus 11:33-40 Essa semana dois eventos estiveram em foco. Foi...