segunda-feira, 23 de dezembro de 2019

Lucas 2:1-15


Resenha do Culto da noite de Domingo
22/12/2019

Lucas 2:1-15

Há uma polêmica sobre a comemoração do Natal. Algumas igrejas não comemoram. O argumento é que é uma festa que tem uma origem pagã ou ocorre numa data, em que de fato, se adorava um deus pagão.

Começamos a comemorar o Natal de Jesus, num momento em que a igreja primitiva decidiu comemorar numa mesma data em que se comemorava a adoração ao deus sol. De certa forma, tem razão. De fato, o dia 25 de dezembro é uma data que se comemora o nascimento do deus sol. Um deus pagão, adorado naquele contexto.

Por que então devemos celebrar o natal de Jesus?
Meus irmãos o nascimento de Jesus é um evento que marca o tempo, consumado no tempo e no espaço. De modo que, como Deus projetou o nascimento de Jesus para a salvação da humanidade; o nascimento de Jesus é uma data impactante. É uma data determinante.

No princípio, logo após os primeiros anos da igreja cristã, não se celebrava o nascimento de Jesus. Não tinha uma data específica.
Naturalmente que o ano inteiro, em nossos momentos de culto, em que a Palavra de Deus é ministrada, estamos falando sobre a vinda de Jesus.
Sobre o fato de que Cristo veio para nos salvar.        

A pergunta é: Devemos ou não celebrar o Natal? Quero me basear em três fato, pelos quais devemos celebrar o Natal.


Devemos celebrar o Natal, porque o que importa é o evento e não a data.

Como a igreja primitiva chegou a celebrar o Natal nessa data?

É que era comum esse momento de celebração ao deus sol. E o povo de Deus, a igreja naquele contexto, disse: Nós precisamos indicar para os pagãos, que de fato há um Deus, um Sol maior do que o deus a quem eles adoram. O Sol Nascente.
E a Palavra de Deus fala a respeito de Jesus de forma profética, diz ser Ele esse Sol maior.

O texto que lemos diz que chegou o tempo. Que tempo era esse?
Com certeza, não era Dezembro. Mas, para nós que celebramos, não importa a data, o importante é que Jesus nasceu.
Falamos a respeito Daquele que veio, para dar o verdadeiro presente, a cada um de nós.
O maior presente que poderíamos receber de Deus, foi a vinda do Filho de Deus. Porque nós estávamos perdidos em nossos delitos e pecados. Caminhávamos como ovelha que não tem pastor. Caminhávamos sem Deus e sem salvação, então, Deus envia seu Filho ao mundo.
E para nós, o importante, é o evento e não a data. É o fato de que Jesus nasceu.

E se a cristandade decidiu celebrar em Dezembro, porque não falarmos a respeito daquele veio para nos salvar?

Lucas 2:6

Chegou o tempo de nascer o bebê. O tempo que Deus havia estabelecido para a vinda do seu Filho ao mundo.
E nesse tempo, Deus cumpriu a sua promessa. Promessa que Deus fez desde o momento da queda do homem.
Quando lemos a respeito do nascimento de Jesus, a Palavra nos informa que Maria era uma virgem. Deus a escolheu.
Talvez, para a própria Maria e para o próprio José, e para as pessoas daquele contexto, entender como Deus fez isso, era um tanto difícil.
Hoje para nós, é muito simples. Hoje uma mulher pode carregar no seu ventre um bebê fruto de outro homem e de outra mulher.

Deus simplesmente usa Maria como sua serva. Uma mulher extraordinária, uma mulher santificada, uma mulher que reconhece no seu próprio filho, o seu Salvador.

Essa mulher extraordinária, foi escolhida e ela então, foi instrumento de Deus para que o Filho de Deus viesse ao mundo.
Portanto, nós celebramos, porque para nós o que importa é que Jesus nasceu. Não sabemos qual a data, porque não há registro sobre isso. Celebramos porque o que importa é o significado e não a origem.

Lucas 2:11

Meus irmãos, o povo Judeu aguardava o Messias.
Todas as promessas apontam para o Messias. Para nós, o importante é que Deus cumpre em Cristo Jesus, a sua promessa.

E se o dia 25 é destinado a festa pagã ou não, marcada por orgias e bebedeiras, como de fato acontecia, a ênfase era a simbologia da luz, era a adoração ao sol. E nesse contexto, em que os cristãos veem a celebração desse culto a um falso deus, em que o povo se reunia para celebrar, e bebiam, e comiam e farreavam; celebrando a luz do sol; os cristãos, nesse contexto, entenderam que deveriam aproveitar a data para uma celebração cristã. Para dizer para aquelas pessoas, que de fato nasceu a luz do mundo, nasceu um Redentor. E que esse Redentor não é o sol. Na verdade, o Redentor, é Cristo, o Senhor. Essa foi a decisão da igreja naquele contexto, e não é diferente hoje.

Muitos não estão celebrando o nascimento de Jesus. Estão celebrando uma festa qualquer, que dão presentes aos outros.

Criaram um natal que não é o Natal de Jesus.
Como a igreja naquele tempo, olha para os pagãos que celebravam um deus que não podia fazer nada por eles. Chamando esse deus de sua luz, quando esse deus, não podia iluminar lhes a alma.
Naquele contexto, a igreja disse: Nós vamos apresentar Aquele que é o Salvador. Aquele que é a verdadeira luz.

Malaquias 4:2

Malaquias estava falando daquele viria e traria a verdadeira paz e alegria. É desse Sol da justiça que a igreja, naquele contexto resolve celebrar e dizer para pagãos, que existe um Sol sim, mas não aquele sol que eles adoravam.
O Deus que adoramos é o Sol da justiça. Ele traz liberdade, Ele traz paz ao coração daquele que a Ele se rende.
Na profecia messiânica, Jesus é chamado de Sol da justiça 
Quem O segue não anda em trevas, mas terá a luz da vida.

É este Sol nascente que a igreja de Cristo celebra o seu nascimento. Para nós não importa a data. O que nos importa é que Ele veio. Não nos importa se lá fora, as pessoas comemoram um outro natal, o nascimento de um outro deus. Para nós, o que importa é que nós celebramos o nascimento do nosso Deus.
Nós celebramos o Natal porque nosso Redentor vive, porque Ele veio e morreu na cruz para nos salvar, por que temos esperança Nele. Ele prometeu que iria na frente, preparar um lugar para todos aqueles que Nele creem. Não nos importa a data.
Celebramos no tempo que for. Mas ao celebrarmos nesse mês estamos anunciando que nasceu o Sol nascente. Que nasceu o Salvador e que só Ele é o caminho, a verdade e a vida. Celebramos o Natal porque para nós o que importa é aproveitar a oportunidade.

Queridos, apesar de não ser a data correta, nessa época o espírito do Natal está em evidência.
Uma oportunidade imperdível para falar do primeiro Natal. Do Natal de Jesus. Do Natal que os anjos anunciaram. Todo universo celebrou o nascimento de Jesus. E nós O exaltamos e anunciamos que Nele há salvação.
Nós não comemoramos uma data, nós comemoramos o nascimento do nosso Salvador.
Comemore o Natal com entusiasmo e alegria, mas não se esqueça que o foco, que o Salvador, é Cristo Jesus. Em nossas celebrações não podemos esquecer do nosso Salvador. Natal sem Jesus não é Natal.
O primeiro Natal, celebrou-se o nascimento de Jesus. É isso que celebramos.
E nesse mês, quando o espírito do Natal está em evidencia, nós não poderíamos perder a oportunidade de falar para você, a respeito da boa nova da salvação.

Nosso espírito clama por essa dia maravilhoso. Eu diria que esse vai ser o terceiro Natal.
Primeiro Natal Jesus nasceu.
Segundo Natal Jesus nasceu no meu coração.
Terceiro Natal, Jesus vai voltar para me buscar. Até que Ele volte, vamos celebrar o fato de que nasceu o Salvador. Feliz Natal: Que hoje possa ser Natal em seu coração.

Mensagem de Pastor Nélio Monteiro.
Igreja Batista Parque Safira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, sobre o que achou do meu Blog.

" Gigantes da fé" - Hebreus 11:33-40

Resenha do Culto da noite de Domingo  12/05/2024 "Gigantes da fé" Hebreus 11:33-40 Essa semana dois eventos estiveram em foco. Foi...