segunda-feira, 9 de dezembro de 2019

Lucas 1:68-79


Resenha do Culto da noite de Domingo
08/12/2019

Lucas 1:68-79

Eis que a salvação chegou! Zacarias foi uma testemunha ocular da chegada do Reino de Deus entre nós. A manifestação do poder de Deus na vida de Zacarias, foi algo impactante.
O perfil que a Bíblia traça de Zacarias, fala que ele era um homem temente a Deus. Um homem justo, comprometido com Deus. Sacerdote da tribo, descendente de Aarão. E esse homem já idoso, a Palavra de Deus diz que ele não tinha filhos.
Um dia, no serviço do sacerdócio, no sorteio saiu que ele iria entrar no templo e oferecer a Deus a adoração dentro do templo.
Quando ele entra, a Palavra de Deus diz que ele foi impactado com a visita de um anjo, que se identificou como Gabriel e que lhe diz que sua mulher Isabel, teria um filho, que seria instrumento do Altíssimo para preparar a vinda do Messias, a vinda do Salvador.
Imagine você, que impacto estar diante do anjo do Senhor!

Zacarias estava diante de Gabriel. Impactado. Quando o anjo fala a respeito de que Deus estava ouvindo suas orações. Àquela altura da vida, Zacarias não acreditou. Eu imagino há quanto tempo Zacarias estava orando!
E o anjo diz que porque Zacarias duvidou, ficaria sem falar até o dia da criança nascer.
E quando ele sai do templo, não consegue falar. Começa a escrever o que tinha vivenciado ali. E até o dia do nascimento de João, o Batista, Zacarias não falou, ficou mudo.
E a Palavra de Deus diz que, quando nasce João Batista, ele começa a adorar a Deus com esse cântico lindo. Porque o Senhor visita e redime o seu povo.

Zacarias está dizendo aqui, que quando Cristo vem e nos visita, Ele nos liberta da escravidão do pecado, da escravidão da morte, da escravidão do mundo, da escravidão de satanás, da escravidão da carne.
Zacarias louva ao SENHOR porque Ele enviou do alto céus, seu único Filho para nos redimir, para nos libertar.
Natal é isso! É a celebração, é o louvor a Deus, pela libertação que nos é outorgada, mediante a fé no Cristo, que Deus enviou para nos libertar.

Zacarias louva ao Senhor por cumprir suas promessas.
Ele nos lembra, que Deus cumpre todas as suas promessas.
Todas as profecias se cumpriram literalmente.
Deus cumpriu sua promessa, enviando o Salvador, para nos proporcionar tão grande salvação.

Deus prometeu levantar uma nação sacerdotal, através do Salvador. E de fato, estamos aqui adorando ao Senhor, porque Deus cumpriu suas promessas. Hoje você está aqui, exaltando o Salvador, porque Deus cumpriu suas promessas.


Zacarias louva ao Senhor, pela nobre missão dada ao seu filho. Zacarias está felicíssimo. Àquela altura da vida, Deus lhe dá um filho. Um milagre acontece na sua vida e seu filho vai ser instrumento poderoso na preparação da vinda do seu Salvador.

A missão de João Batista, era preparar Israel para encontrar-se com o Salvador. Apontar para eles os caminhos de Deus e profetizar acerca Daquele que viria, Cristo Jesus.

Ele iria salvar o seu povo mediante o perdão dos pecados.
Exaltamos a Cristo, porque o Senhor Jesus veio. Se ele não tivesse vindo, nós estaríamos perdidos. Porque todos nós somos pecadores.
Jesus veio para nos libertar da escravidão do pecado, para nos libertar do poder da morte e nos dar esperança e salvação que nenhum outro pode dar. Zacarias se alegra porque Deus está cumprindo sua promessa de enviar o Salvador.

Jesus veio para livrar aquele que estava tateando pelos caminhos da morte. A beira da condenação do pecado. Jesus veio e pagou o preço para libertar o seu povo e lhe proporcionar salvação. Ele venceu o poder da morte.
Ele traz e cumpre a justiça de Deus.
A ira de Deus é derramada sobre Ele, para a remissão dos nossos pecados.

Zacarias aqui está profetizando, pelo fato de que Deus havia cumprido suas promessas, tudo que está escrito nas profecias.

Zacarias louva a Deus por isso. Naquele momento, ele pode olhar pelo retrovisor das profecias e encaixar tudo e perceber que ele seria testemunha ocular, ele iria ver o Filho de Deus. O Messias, o Salvador. E Nele se cumpriria a justiça de Deus.

A salvação chegou para brilhar sobre aqueles que estão vivendo sob as trevas e que andam sob a sombra da morte, e guiar seus passos pelos caminhos da paz. O homem sem Deus, anda sem direção e quem anda sem direção não sabe para onde vai.

Jesus veio para te dar esperança. Jesus veio para te salvar. Quando celebramos o natal, estamos reconhecendo que Jesus é o Filho de Deus. Que somos pecadores redimidos, carentes da graça de Deus e que Nele está depositada toda nossa esperança.
Só tem sentido na vida, aquele que reconhece a Cristo, como seu Senhor e Salvador.

Nós celebramos a Cristo como Zacarias celebrou. Quando olha para seu filho, reconhece que ele teria um privilégio enorme.

Não há como pensar no nascimento de Jesus, sem observar todo plano de Deus para nossa redenção. Aquele menino que Maria tomou nos braços, e louvou a Deus, com o cântico mais lindo das Escrituras, era o Filho de Deus. Maria sabia que Ele era seu Salvador.

O segundo cântico mais lindo, é o de Zacarias, quando ele canta toda obra da redenção. Zacarias louva ao Senhor, pois Ele enviou Aquele que traz luz a humanidade. Como é maravilhoso ter essa esperança em Jesus!

Falar sobre o natal, é falar a respeito da nossa esperança. Falar sobre o Natal, é dizer: Ele veio e porque Ele veio eu posso crer no amanhã. Eu não preciso temer ao futuro.

Por isso os anjos cantaram: Glória a Deus nas alturas e paz na terra, aos homens a quem Ele quer bem. Paz, há no coração daqueles em que Cristo habita através do seu Espírito. Daqueles que celebram, não as festas com símbolos que existem por aí, mas, celebram o fato de que o Redentor veio.

Mensagem de Pastor Nélio Monteiro
IBPS




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, sobre o que achou do meu Blog.

" Gigantes da fé" - Hebreus 11:33-40

Resenha do Culto da noite de Domingo  12/05/2024 "Gigantes da fé" Hebreus 11:33-40 Essa semana dois eventos estiveram em foco. Foi...