domingo, 15 de dezembro de 2019

Romanos 8:19-24

Resenha do Culto da Noite de Domingo 15/12/2019

Romanos 8:19-24

Gostaria que você fixasse sua mente na cena do presépio.
Naquele momento sublime. A Palavra de Deus nos reporta aquele momento sagrado, em que todo universo se alegra com o nascimento de Cristo Jesus.
Desde a queda, diz a Palavra de Deus, que toda natureza entrou num processo de destruição.
Se você olhar para o universo, as galáxias se chocam. Todo universo entrou em desarmonia, com a queda do homem.

Paulo nos traz a visão da importância, da profundidade, do que está envolvido no nascimento de Jesus. Há uma manifestação do universo, uma estrela conduz os pastores até onde Jesus estava.
Há uma manifestação da natureza. No mundo espiritual, anjos louvavam a Deus, pelo nascimento de Jesus. Quanta esperança depositada naquela criança! Paulo nos lembra aqui que o universo esperava com impaciência a adoção dos filhos de Deus.

Gênesis 3:17-18

A Palavra de Deus nos reporta a esse momento.
A queda cósmica está implícita aqui.
A queda do homem, desse ser que foi criado à imagem e semelhança de Deus, implicou em toda desarmonia do universo.
A redenção da natureza está atrelada a redenção do homem, porque ela está sob maldição Divina. Quando pensamos na segunda vinda do Senhor Jesus, veremos que haverá redenção.
Nossos irmãos que partiram na nossa frente, haverão de em primeiro lugar encontrar-se com o Senhor.
Não pensem que vamos preceder aqueles que já dormem.
Em primeiro lugar aqueles que já partiram, hão de encontrar com o Senhor nos ares.

Precisamos aguardar a vinda do nosso Redentor.
A natureza aguarda, o universo aguarda esse momento sublime da redenção dos filhos de Deus, porque sua redenção está atrelada a redenção dos filhos de Deus.
Todo universo aguarda por esse homem. O universo aguarda com impaciência Àquele que é nossa única esperança; Cristo.
Jesus veio. Jesus nasceu conforme Deus profetizou logo após a queda. Ele diz de uma virgem que daria a luz a um menino. E que esse menino pisaria a cabeça da serpente. Mas essa lhe feriria o calcanhar.
Ele diz da morte redentora de Cristo Jesus. Quando o Filho de Deus levou sobre si a culpa, ele leva sobre si o pecado de todo aquele que Nele crê. A esperança da humanidade, estava naquela criança.
O propósito de Deus na vida daquela criança, foi concretizado.
Aquele menino cresceu conforme Simeão profetizou, quando Maria e José, levou o menino para ser consagrado ao Senhor. Simeão fala sobre o ministério daquele criança. Fala acerca da sua morte e do seu triunfo. E lá na cruz, quando o Senhor estava a entregar o seu espírito, Ele diz: Está concretizado.
O projeto de Deus foi cumprido para a redenção da humanidade.
Por isso os anjos cantam, glória a Deus nas alturas e paz na terra a quem o Senhor quer bem. Nele o Pai cumpriu sua promessa. O universo aguarda com expectativa a vinda de Jesus.

João 1:11-12

A Palavra de Deus nos diz da nossa redenção.
A todos que O receberam e creram no seu nome, deu-lhes o poder de se tornarem filhos de Deus. Por isso Paulo nos lembra de toda essa expectativa que há na natureza, que há entre os céus e os anjos para esse momento sublime.
Quando Cristo voltar o universo entrará em ordem.
Paulo usa uma metáfora muito interessante, de uma mulher grávida. Uma mulher quando descobre que está grávida, logo no ato da concepção, você não vê o bebê, mas o bebê está ali. O bebê vai desenvolver, até o momento em que ele vai nascer.   Paulo está dizendo que pela fé, nós já tomamos posse das promessas de Deus. Embora não vejamos. Quando nosso coração está cheio do Espírito Santo de Deus, podemos antever esse momento extraordinário em que estaremos diante do nosso Redentor.
Como a natureza, aguardamos um novo céu e uma nova terra.
João, quando foi levado ao futuro, em Apocalipse João diz que viu um novo céu e uma nova terra.
Já não existia mais essa civilização que conhecemos. João viu o futuro. Deus o levou lá.
Deus lhe mostrou o novo céu e a nova terra.
Acerca desse lugar, o que o homem não consegue imaginar é o que Deus tem preparado para aqueles que Nele creem.

Isaías 11:6-9

É esse momento que todo universo aguarda com ardente expectativa. Quando Deus irá revelar os seus verdadeiros filhos.

1 coríntios 15:51-53

Paulo glorifica a Deus. Ele anteviu esse momento. Quando isso acontecer, haverá paz na terra.
João revela as coisas que irão acontecer, no Apocalipse, porque ele viu.
Assim como o universo, todos aguardam a segunda vinda do nosso Redentor. Hoje celebramos o Natal com júbilo porque há uma viva esperança em nosso coração de que O veremos face a face.
Um dia O louvaremos, porque Ele é o Cordeiro de Deus que tirou os pecados do mundo.
Em Cristo Jesus já recebemos nossa redenção. Ainda não tomamos posse, a criança ainda não nasceu, mas ela está a caminho.
O nascimento de Jesus nos remete ao fato de que Jesus voltará e quando Ele voltar ele vai restabelecer a paz em toda terra e a ordem em todo universo. E quando isso acontecer, juntos O adoraremos, no novo céu e na nova terra que Deus criou, para aqueles que creem no Menino, que nasceu lá em Belém, cumprindo a promessa de Deus; mas que cresceu, se tornou um jovem e morreu na cruz para salvar você, que Nele colocou a sua esperança.
Um dia os discípulos viram Ele subindo aos céus. Enquanto Ele subia aos céus, anjos se prostraram ao lado daquela multidão e disseram: esse Cristo que vocês estão vendo subir, vai voltar.
Meus irmãos Jesus vai voltar. E nesse dia, todo universo irá entrar num júbilo indescritível.
Tudo isso, porque um dia Jesus nasceu, e todo dia é Natal na vida daquele que entende o propósito de Deus para sua redenção e crê em Cristo como seu único Senhor e suficiente Salvador.
Nesse dia haverá paz no seu coração! Amém?

Mensagem: Pastor Nélio Monteiro
IBPS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, sobre o que achou do meu Blog.

" Gigantes da fé" - Hebreus 11:33-40

Resenha do Culto da noite de Domingo  12/05/2024 "Gigantes da fé" Hebreus 11:33-40 Essa semana dois eventos estiveram em foco. Foi...