domingo, 1 de julho de 2018

2 Timóteo 4:6-8


Culto da Noite de 01/07/2018

2 Timóteo 4:6-8

Podemos perceber que Paulo em nessa carta usa algumas metáforas para ilustrar a mensagem que ele quer trazer.
Usa a metáfora do lavrador. Do atleta numa corrida, do soldado na guerra e agora, quando ele está se despedindo, Paulo passa em revista a sua vida, o seu ministério. E nessa retrospectiva ele percebe que o que o aguarda é o prêmio da vitória.
Como um bom soldado ele combateu o bom combate. Como atleta ele alcançou a linha de chegada, como lavrador ele estava percebendo a colheita e naturalmente ele não tem ideia da influência que Deus tem operado através da sua vida e do seu ministério até nos dias de hoje.
Penso que por muito tempo a influência desse homem de Deus se fará sentir na pregação da Palavra de Deus.

Não é só como começamos nossa peregrinação pela terra que importa, mas importa, como chegaremos lá.  O que importa, é atravessar a linha de chegada.
Nos dias que vivemos a copa do mundo, percebemos quantas seleções chegaram, apontadas como candidatas ao título e que já se despediram e foram ficando pelo caminho. Perderam para seleções inferiores a elas. O que aconteceu? Isso ilustra o que é a vida cristã.
Se olharmos pela ótica humana Paulo estava preso, sabia que seria morto, mas reage com júbilo e alegria. Interessante como esse homem de Deus reage assim.
Imagine você, se o Espírito de Deus revelasse a você que em poucos dias Deus iria levar você.
Paulo viveu um julgamento preliminar onde todos o desampararam.
Mas o Senhor esteve presente. Não o desamparou.
Paulo estava diante de um tribunal, num julgamento preliminar e Paulo aproveita para falar de Jesus.
Ele contava com Deus e não com a absolvição. Ele sabia que sua morte se aproximava
Paulo nos traz um grande ensinamento.
Seu relacionamento com Deus nos ensina como reagir em situações como a que Paulo vivenciava.
Paulo estava preparado para o martírio. Sabia o que lhe aguardava, mas estava confiante, porque sabia que nos momentos mais difíceis de sua vida, o Senhor não o abandonou. A diferença entre aquele que serve ao Senhor e aquele não serve, é que nos momentos de dificuldades do servo do Senhor, Deus não o abandona.

E é isso que traz confiança ao apóstolo. Ele ia morrer. Dar sua vida por amor a Cristo, mas ele não se sente desamparado.
Meus irmãos, o homem pode te abandonar mas o Senhor não nos abandona. No Senhor você pode confiar.

É muito interessante a reação desse homem de Deus que agora é um prisioneiro, logo depois seria um mártir.
Ele estava pronto para dar a sua vida por amor a Cristo.
Você está pronto para dar a sua vida a Deus? Quantas pessoas tem dificuldade de consagrar totalmente a sua vida a Deus! Continuam apegadas as coisas materiais. Continuam confiando nos homens. E a Palavra de Deus diz: maldito o homem que confia no homem. Paulo vivenciou isso, confiou em homens que no momento do seu julgamento, não estavam lá com ele. Mas Deus estava.
Paulo reage com a consciência de alguém que estava certo de não ter lutado em vão. Ele passa em revista a sua vida.

Mas quando a idade vai chegando você começa a passar em revista a sua vida. A fazer uma retrospectiva. Paulo faz isso na sua carta.

Ainda há pouco, Paulo usa a metáfora do atleta, dizendo que correu conforme as regras e que vai atravessar a linha de chegada. Mas também usa a linguagem do soldado que levanta acampamento na hora de voltar para casa. E agora como bom soldado do Senhor, ele diz que combateu o bom combate.
Meu irmão, você está pronto para levantar acampamento e voltar para casa? Ao passar em revista a sua vida hoje, você como um bom soldado de Jesus, tem combatido o bom combate? Tem sido um bom soldado de Cristo? Paulo relembra de toda sua trajetória com gratidão. Ele lutou contra satanás.

Efésios 6:12
Paulo lutou contra satanás. Paulo lutou contra as heresias religiosas dos Judeus e dos pagãos. Paulo lutou contra a imoralidade nas igrejas. Paulo lutou contra o mundanismo. Paulo lutou contra o pecado. Paulo realmente lutou. Já pensou? No fim da sua carreira, qual vai ser a sua retrospectiva? A Palavra diz que cada um de nós terá que prestar contas a Deus do que fizemos no corpo. Haverá um momento em que nossa vida será passada em revista.
Bom é que façamos isso agora, para que possamos ajustar o que precisa ser ajustado.
Bom é que façamos isso hoje, porque na eternidade é o que realmente acontecerá.

A Palavra de Deus diz que diante do Justo Juiz o livro da nossa vida se abrirá. Minha história, cada pensamento, cada atitude, cada decisão estará lá. Mas a Palavra de Deus diz que será aberto também o Livro de Jesus.
Quem estiver com seu nome escrito no livro do Cordeiro terá sua pena perdoada porque o Cordeiro de Deus já pagou a dívida do seu pecado.

Meu irmão combata o bom combate. Vivemos uma época de uma mornidão espiritual. É tempo de despertar, porque os dias são maus e a Igreja de Jesus precisa fazer a diferença.

Paulo não pede cura. Não pede libertação. Não pede mais dias de vida. Pelo contrário.
Deus tem preparado a coroa da vida. A coroa da justiça. A coroa da vitória para aqueles que triunfarem.

Paulo aguarda ansioso, porque sabia que no julgamento dos homens ele seria condenado, mas no julgamento de Deus ele foi absolvido. Sabe que o Justo Juiz lhe dará a coroa da vitória.

Qual é o melhor troféu? Paulo foi decapitado, mas Paulo sabe que seu aparente fracasso se tornariam sementes que se transformariam em preciosas colheitas.
Muitos que estão no mundo, olham para nós e acham que estamos perdendo nossa vida.
Para aqueles que abandonam a vida e vão de encontro ao mundo não há mais esperanças.
Nossa vida, nosso testemunho, serão sementes que se transformarão em colheitas.

Muitas vezes plantamos e não veremos a colheita. Mas isso não importa, outros colherão. Hoje estamos colhendo do Evangelho o que outros plantaram. Muitos foram martirizados mas nós estamos aqui recebendo a boa mensagem do Evangelho e adorando a Deus.
Muitos deles sofreram, adoeceram para que a semente do Evangelho frutificassem em nossas terras. Hoje como bons lavradores, nós também precisamos semear da boa semente para que elas produzam frutos. A coroa da justiça está guardada paras aqueles que aguardam a vinda de Jesus e reconhecem a soberania de Deus em sua vida.
A glória do homem é transitória, é passageira. Mas o troféu que Paulo levantou, é para a eternidade. O grande problema do ser humano é que ele tem perdido de vista a eternidade.

Apocalipse 2:10
Paulo se dirigia às igrejas. Ainda que fossem perseguidos não deveriam ter medo.
Paulo estava regozijando porque estava chegando o tempo que o Espírito Santo lhe testificou.
Estava preparado. Como bom lavrador ele lançou a semente. Como bom atleta ele chegava a reta final e como bom soldado de Cristo ele combateu o bom combate e voltava para casa.
Paulo estava preparado. Mas a pergunta que nos importa nessa noite é:
Você está preparado? Você já consagrou sua vida totalmente a Cristo? Quando Deus revela à Paulo que estava chegando seu momento, ele estava preparado. Você está preparado? Paulo passou sua vida em revista e estava pronto para se encontrar com Deus.  Ao passar sua vida em revista você está preparado para reencontrar-se com Deus? Que o Espírito de Deus possa te dar discernimento neste momento.


Ministrado pelo Pastor Nélio Monteiro
Editado por Elizabete Lacerda
Igreja Batista do Parque Safira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, sobre o que achou do meu Blog.

" Gigantes da fé" - Hebreus 11:33-40

Resenha do Culto da noite de Domingo  12/05/2024 "Gigantes da fé" Hebreus 11:33-40 Essa semana dois eventos estiveram em foco. Foi...