segunda-feira, 16 de julho de 2018

Gênesis 5:21-24 e Judas 14-15


Culto da Noite de 16/07/2018


Andando com Deus.

Pedro andou sobre as águas com Jesus. Pedro um homem frágil, fraco, podre e pecador experimentou a maravilha de andar com Deus.
Te convido a experimentar a andar com Deus. Andar com esse Deus que nos convida a viver coisas sobrenaturais com Ele.

Somente esse Deus poderoso chega para um homem que já havia passado da meia idade e o convida a andar com Ele.
Somente esse Deus, que chama o homem, nos dá condições para ir até Ele.

Gênesis 5:21-24 e Judas 14-15

Enoque andou com Deus. Andou por tanto tempo, que agora, não fazia mais sentido voltar para sua casa, viver com seu povo e com sua família. Agora era mais importante, andar com Deus.

Antes de Enoque, lembramos que Deus faz tudo muito bom. Percebemos que o próprio Deus descia até o jardim no final da tarde para ter comunhão com o homem. Logo em seguida vem a queda e o homem é expulso do Éden e experimenta uma vida longe de Deus. O homem que tinha comunhão com Deus, sofre a queda provocada pelo seu pecado.
E agora, vamos ver que a humanidade, já começa com todas as misérias que nasce do pecado.
Percebemos que o homem tem que sofrer para trabalhar, para se sustentar. A mulher tem dores de parto para ter um filho e ali acontece o primeiro crime por causa de um sacrifício que não é aceito por Deus. O primeiro homicídio entre irmãos.
Todos estes pecados vieram para institucionalizar o pecado.


Ali neste contexto, está Enoque. Olhando a carta de Judas, vemos que Enoque vem denunciar esse pecado, essas pessoas e percebemos porque Deus o tomou para Si. Porque Deus poupou Enoque do juízo, que vem logo depois, com o dilúvio.

O que é necessário para andar com Deus? O primeiro ponto é a fé. 

Hebreus 11:5-6

Foi pela fé que Enoque escapou da morte. De fato, sem fé é impossível agradar a Deus. Olhando para a galeria daqueles que andaram com Deus, percebemos que só podemos agradar a Deus através da fé.

Será que temos fé para viver com cada Palavra que é proferida da Boca de Deus? O primeiro pecado aconteceu, pela falta de fé do homem na Palavra de Deus.

Enoque, um homem que se aproximou de Deus, teve fé e sua recompensa foi de ter sido tirado dessa terra, antes de sofrer o juízo.
Essa fé que nos aproxima de Deus e nos faz andar com Ele.
Para andarmos com esse Deus que nos chama, é muito importante pedirmos a Ele que nos dê condições para isso.
Que nos encha de fé. Somente através da fé poderemos nos aproximar de Deus.
Enoque foi obediente. Para andar com Deus precisamos aprender a obedecer. Este é um ato de negar a nós mesmos.
Para andar com Deus preciso destronar o orgulho e este eu, para que Deus seja soberano em minha vida.
Percebemos a obediência de Enoque, pelo simples fato dele denunciar o pecado. Pelo fato dele tratar os desobedientes a Deus como ímpios.
Se queremos andar com Deus, teremos que nos desapegar deste mundo. Desse sistema que nos corrompe.
o grande rival que se coloca entre nós e Deus, é o mundo.

Romanos 2:12

Você tem se inconformado com esse sistema? Não dá para andar de mãos dadas com o mundo e com Deus. Não dá para se conformar com o sistema desse mundo e querer andar de mãos dadas com Deus.
Só conseguimos exercer a obediência, mediante a Palavra de Deus.
Algo extremamente importante em nossas vidas, é a leitura sistemática da Palavra de Deus. É por isso que Enoque não anda com os ímpios nem se detém com os pecadores. Ele tem seu prazer no Senhor. Em andar com Deus.

É impossível amar uma pessoa que não conheço. E só conhecemos esse Deus, à medida que vamos até Ele, através da oração e através da Sua Palavra.

Meu irmão, nós temos bebido dessa fonte? Durante a semana, de qual fonte nós bebemos? A mídia, nos dá da água suja para beber; porque não temem ao Senhor, não tem nenhum compromisso com Deus, não andam com Deus, mas sim, segundo o curso desse mundo. Andam segundo seu próprio coração.
Há caminhos que ao homem parece direito, mas o seu fim, resulta em morte.

Somente firmados em Deus. Somente andando com Deus podemos beber dessa água limpa, saber da Palavra viva, esse livro que o próprio Deus inspirou, para funcionar como GPS a quem está perdido.

Andar com Deus implica em renúncias. Diz da santificação, da purificação, sem a qual ninguém verá a Deus.

Para nos aproximarmos de Deus, devemos estar com as mãos limpas.
Moisés, ao ter um encontro com Deus no deserto, Deus o orientou para que pedisse ao povo que se purificasse.
Como temos andado? Somos convidados a lavar as nossas vestes, a lavar as nossas mãos para nos encontrar com esse Deus.

Somos convidados a reconhecer nossas fraquezas, reconhecer que não somos dignos, que não temos forças; mas por conta das mãos fortes de Deus, que nos segura, é que conseguimos andar com esse Deus.

Olhando para Enoque, e olhando para nós, com todas as nossas fraquezas, reconhecemos que precisamos de um Redentor. Alguém que nos abra um novo caminho, alguém que nos reconcilie de novo com Deus. Alguém que nos traga de volta para o caminho de Deus. Para que possamos gozar da íntima comunhão com Deus. Agora temos a pessoa de Jesus Cristo. Olhamos para Enoque e para os outros heróis da fé, todos eles, com suas fragilidades.
Por isso olhamos para Cristo! Meus irmãos, podemos andar com Deus, porque o sacrifício de Jesus, nos abre novamente o caminho e nos convida a trilhar os caminhos de Deus.

Fico pensando em Pedro. A noite inteira pescando, e nada. E Jesus, aparece, o convida a lançar as redes e realiza um milagre na vida de Pedro. Jesus não desistiu de Pedro. Ao contrário, o chamou para andar com Ele.
O Senhor chamou, aquele que foi o início da igreja. Uma igreja que começou com pescadores até desaguar em nós. Somente um Deus soberano, transformaria pescadores comuns em homens que mudariam a história, até chegar em nós.
Pedro foi o início da igreja. Fico imaginando se estes discípulos deixassem de cumprir o chamado do Senhor, quantas maravilhas deixariam de realizar? Você quer andar com Deus e experimentar todas as maravilhas que os discípulos experimentaram?



Ministrado pelo Irmão Ryan Souza
Editado por Elizabete Lacerda
Igreja Batista do Parque Safira


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, sobre o que achou do meu Blog.

" Gigantes da fé" - Hebreus 11:33-40

Resenha do Culto da noite de Domingo  12/05/2024 "Gigantes da fé" Hebreus 11:33-40 Essa semana dois eventos estiveram em foco. Foi...