quarta-feira, 4 de julho de 2018

Mateus 17:20 e Mateus 9:18-26


Culto da Noite de 04/07/2018

Mateus 17:20 e Mateus 9:18-26

Esse momento que Mateus narra aqui também foi narrado por Marcos e Lucas. Marcos foi mais detalhista. Ele foi aos detalhes de cada momento deste, em que marca a fé de uma mulher doente há doze anos e de um homem que vai ao encontro de Jesus porque sua filha estava moribunda. Enquanto Jesus está a caminho, ela chega a falecer e esse homem mantém a sua fé.

Quero convidar você nessa noite, ao exercício da imaginação. Que você se imaginasse dentro da cena, acompanhando Jesus no meio daquela multidão, observando o que estava acontecendo. Uma multidão comprimindo Jesus, e você entre aquela multidão.

De repente, vem um dos principais homens da Sinagoga e aquele homem desesperado se coloca aos pés de Jesus. Essa cena impacta as pessoas que estão ali. Marcos diz que o nome desse homem, era Jairo. Ele era um dos principais da Sinagoga. Vale lembrar que os Judeus perseguiam Jesus. Eles rejeitavam Jesus e sua mensagem. Vale lembrar que os Judeus perseguiram o cristianismo. E aqui está um dos principais deles. Chega de repente e se lança aos pés de Jesus. É que sua única filha, estava morrendo. Imagina o desespero daquele homem! A fé dele estava sendo provada. Ele acreditava que bastava jesus ir com ele, impor as mãos sobre a menina e ela seria curada. E Jesus se propõe a ir. O Senhor Jesus teve compaixão. Jesus olha para aquele homem que rompia as barreiras religiosas e segue com ele.
Enquanto caminhavam, encontram com uma mulher que sofria há doze anos com uma hemorragia, sendo considerada uma mulher impura. Já tinha gastado tudo com os médicos. Ouve falar que Jesus estava passando e que Ele curava e ela vai ao seu encontro. O desejo de seu coração, era de somente tocar nas vestes de Jesus, na certeza de que seria curada. E ao ser tocado, no meio daquela multidão, Jesus, para. E Jairo pede que Jesus se apresse porque a sua filha está morrendo. Mas, Jesus Se sente tocado de maneira diferente. Percebe que alguém foi curado, que alguém recebeu uma graça. E aquela mulher conta a sua história.
Imagina uma mulher contando uma história? (rs)
Jairo está sendo provado na sua fé, naquele momento. Ele rompeu barreiras, exercitou sua fé, mas Jesus parou. Aquela mulher interrompeu seu caminhar.
Às vezes, quando vivemos momentos de angústia, parece que o único sofrimento é o nosso.
O tempo de Deus é diferente do nosso. Deus não está limitado e muitas vezes não entendemos isso e queremos apressar a ação de Deus, sem perceber que esse “entre” existe para que possamos exercitar a nossa fé.
E muitas coisas deixam de acontecer, porque desistimos.

Jairo ouve o testemunho daquela mulher. Sofrendo há doze anos e naquele momento exercitando sua fé. Ela sabia que se aproximasse de Jesus, seria curada. Nos nossos momentos de angústia, nos aproximamos mais de Deus. E quando as coisas se resolvem, a tendência é distanciarmos de Deus. Nos esquecemos de como é bom andar com Jesus, estar ali pertinho Dele.
Os homens que andavam com Jesus não experimentavam esse tipo de angústia, porque estavam com Jesus.

Jairo tinha pressa, mas Jesus para e se dirige àquela mulher: Sua fé te salvou.
A fé daquela mulher a levou a remover a sua montanha. Qual é a sua montanha? O que te impede? O que te limita? O que te escraviza? O que rouba sua alegria?

Imagina a angustia daquela mulher! Mas acredito que não fosse maior que a de Jairo. Porque nesse tempo, alguém chega da casa de Jairo e diz que sua filha, que não precisa mais importunar o Mestre.
Aquele coração angustiado, nesse “entre”, escuta essa notícia desesperadora.
As vezes vemos o tamanho da montanha e nos esquecemos do tamanho do nosso Deus.
As vezes diante de situações que parecem intransponíveis, limitamos nossa fé. Mas Jairo estava firme. Ele havia acabado de ouvir o testemunho daquela mulher e eu creio que esse testemunho fortaleceu a sua fé.
Por isso precisamos testemunhar acerca do que Jesus fez na nossa vida.

Você tem compartilhado o que Jesus fez por você, para as outras pessoas?
Aparentemente Jesus estaria perdendo tempo com o testemunho daquela mulher, mas não, fortaleceu a fé de Jairo.

Exercite a sua fé, crê somente.
Você crê que Jesus pode remover a sua montanha?
O Senhor encorajou Jairo a exercitar a sua fé. A menina estava morta, mas a fé de Jairo não.
Essa é a fé que move montanhas. Se tivermos fé no Deus vivo, em nome de Jesus essa montanha pode ser removida.

A geração que está indo embora, é a geração marcada por uma vida de oração.
O que mais senti quando algumas irmãs partiram, é que eu percebi que eu estava perdendo uma intercessora. A igreja que está aí, precisa aprender a orar. Você precisa orar.

Qual a sua montanha? O que está roubando sua fé? O que está no seu caminho? A filha de Jairo estava morta, mas a fé dele não.
Nós precisamos confiar no Senhor mesmo quando tudo parece perdido.

Quando Jesus chega com Jairo, Ele diz: “A menina não está morta. Ela dorme.”

As pessoas de dentro da casa, saiam zombando Dele. Jairo entra com Jesus e consente com os atos de Jesus. E Jesus toma a mão da filha de Jairo e a convida a levantar. E ela levantou.
Para pra pensar! Jairo viu o Senhor removendo aquela montanha que parecia intransponível.
A montanha de Jairo, era aparentemente intransponível.
Deixa de olhar para as limitações humanas e olha para Jesus. Nosso erro é ficarmos olhando para os recursos humano e paramos de olhar para Jesus. Olha para Jesus meu irmão, Ele é o autor da vida. Não há montanha que Ele não remova.
Jesus pode remover sua montanha.

Jairo estava ali firme. A primeira reação da multidão foi de assombro, a segunda foi de zombaria.

Quando crermos em Jesus, vamos ver coisas que nunca foram vistas antes. Olhe para Jesus.
A fé de Jairo em Jesus Cristo levou-o a remover a montanha.
A filha de Jairo estava viva. Imagine!

Nós estamos condicionados pelos recursos da ciência e deixamos de olhar para o nosso Deus.
Estamos tão frustrados com a política porque estamos esperando pelo salvador da pátria e assim deixamos de orar para que Deus nos abençoe.
Colocamos mais nossa esperança nos nossos governantes do que no nosso Deus.

O problema não é o tamanho da montanha. O problema é a falta de fé.
Qual é a sua montanha? Eu quero encoraja-lo a exercitar a sua fé. Porque a fé em Cristo Jesus pode leva-lo a remover montanhas.



Ministrado pelo Pastor Nélio Monteiro
Editado por Elizabete Lacerda
Igreja Batista do Parque Safira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, sobre o que achou do meu Blog.

" Gigantes da fé" - Hebreus 11:33-40

Resenha do Culto da noite de Domingo  12/05/2024 "Gigantes da fé" Hebreus 11:33-40 Essa semana dois eventos estiveram em foco. Foi...