segunda-feira, 9 de julho de 2018

Mateus 17:20 e Mateus 9:27-34


Culto da Noite de 08/07/2018

Mateus 17:20. Mateus 9:27-34

A fé que move montanhas

Semana passada meditamos sobre a passagem, em que Jesus cura uma mulher que sofria há doze anos com hemorragia.
Refletimos também num ato poderoso do Senhor Jesus, atendendo o clamor de um pai, chefe de uma sinagoga, que chegou desesperado diante de Jesus, clamando pela presença de Jesus em sua casa, para orar pela filha que estava morrendo.
E Jesus acompanha aquele homem, e no caminho é tocado pela mulher que há doze anos sofria com uma hemorragia.
Jesus ouve aquela mulher, dedica seu tempo a ela e depois segue para a casa do homem. Embora lhes tenha chegado a notícia de que a menina já estava morta.

Na casa de Jairo, Jesus devolve a vida para a menina.

E agora, Jesus sai da casa de Jairo. Havia uma multidão ali e diz o texto, que dois cegos o acompanharam. Fico imaginando como esses cegos conseguiram acompanha-Lo. Não deve ter sido fácil, mas eles enxergaram pela fé.
Eles ouviram o impacto que causou, quando Jesus ressuscitou aquela menina. Eles também queriam ser abençoados.

Jairo teve diante de si, uma montanha intransponível. A morte de sua filha. A montanha daqueles dois cegos, era a cegueira. Naquele contexto, um cego não podia sonhar, projetar um futuro. Ele não podia trabalhar. Eles veem em Jesus a sua esperança.
Se Jesus tinha removido a montanha de Jairo e da mulher do fluxo de sangue, poderia remover a deles também. A pergunta é: Qual é a sua montanha?

Todos nós temos situações que achamos ser intransponíveis. Mas, precisamos exercitar o tamanho da nossa fé.
Qual o tamanho da sua fé? Qual a montanha que está diante de você? Aqueles dois cegos seguiram Jesus, foram clamando: Senhor tem compaixão de nós. Olha para nosso sofrimento.
Eles foram pelo caminho clamando.
Aqueles homens estavam enxergando o que religiosos daquela época não enxergavam. Que Jesus era filho de Deus, o Messias prometido, Filho de Davi.
muitas vezes olhamos em tantas direções, buscando soluções para nossa vida, para nossas inquietações, para os grilhões que nos acorrentam, mas não olhamos para Jesus.


Quando Jesus chega em casa, (imagino que estava exausto), aqueles dois cegos, O seguem tateando, e Jesus olha para eles.
E a pergunta de Jesus é: Credes que eu possa fazer isso?

Talvez seja essa a pergunta que te faz essa noite. Você tem uma montanha diante de você, mas, você crê que Jesus pode te curar? Você realmente crê que Jesus pode remover sua montanha? Você exercita realmente a sua fé? Aqueles dois homens disseram para Jesus: nós cremos! Depois de testemunhar tudo aquilo, como eles não iriam crer? Quando vemos o que Jesus fez na vida do outro. Cremos que Ele pode fazer na nossa vida. Mas na hora de exercitar a fé a coisa muda.

O testemunho dos outros nos encoraja mas você tem que exercitar a sua fé.

Quais são as suas montanhas? Existem pessoas que vivem escravizadas por raízes de amargura e essas raízes nos privam da graça de Deus.
Talvez essa seja a sua montanha! Pior do que a morte física é uma religiosidade vã. Imagine, ali estavam Fariseus que viram Jesus curando, mas quando alguém os questiona, eles levantam dúvidas. Eles se negavam a ver, a crer no crível. Estava ali o testemunho do que Jesus estava fazendo.

Mas a religiosidade vã é uma montanha terrível. Quantos tem deixado de crer no Senhor por causa de uma religiosidade vazia e pessoal com Deus. Religiosidade vã não salva ninguém. É uma cegueira que compromete a salvação da alma. É pior que a cegueira física, porque cega os olhos da fé. Aqueles Fariseus junto com os Escribas, eram homens que cuidavam da religião, junto com eles estavam os sacerdotes, que viviam encastelados nos templos, mas não se envolviam com o sofrimento do povo. Isso é uma religiosidade vã.


2 Coríntios 4:4

Deus é um Deus de amor, que salva. A religiosidade deles os impedia de ver e reconhecer em Cristo, o Filho de Davi.
Quantas pessoas são tão religiosas, mas sua religiosidade é vã. Sua religiosidade não está na pessoa de Jesus, está em outros mediadores. E elas continuam sofrendo ao longo da vida, tendo uma montanha diante de si, que ela não consegue transpor.

Jesus diz que se sua fé for como um grão de mostarda, você poderá mover montanhas.
A montanha daqueles homens era a cegueira, mas Jesus a removeu, porque eles exercitaram a fé.
A Bíblia diz que satanás cega o entendimento do homem para que ele não veja a glória de Deus na sua vida. A incredulidade é uma montanha, mas que Jesus pode remover.

A boa notícia de Jesus foi espalhada pelos homens. E aí, levaram diante de Jesus um homem mudo, escravizado pelos poderes das trevas. A fé do pai daquele homem era pequena mas ele pede a Jesus que o ajude na sua incredulidade.

Qual é o tamanho da sua montanha? A montanha daquele homem era de um tamanho absurdo. Talvez, você tenha que pedir ao Senhor para aumentar a sua fé, porque a montanha é grande.

Aquele homem que não falava, começa a falar. Está liberto. A montanha daquele home era que aquele jovem estava aprisionado pelos poderes das trevas.
Mas Jesus o curou e aquele homem estava testemunhando, mas os Fariseus se negavam a crer. Cegos pela incredulidade e pela religiosidade vã se negavam a crer. Não estavam dispostos a tirar a máscara da religiosidade como Jairo fez.

Jairo era líder da Sinagoga. Ele rompeu com sua religiosidade e se humilhou diante de Jesus. No momento em que sua filha estava morrendo, mesmo sendo líder espiritual na Sinagoga, ele via que o relacionamento dele com o seu “deus”, era um relacionamento distante. Esse “deus” não podia libertar sua filha dos poderes da morte.

Quais sãos as suas montanhas? Qual a montanha que está diante de você? Se sua montanha é de uma religiosidade vazia de vida e de alma, clame ao Senhor que aumente sua fé para que essa montanha seja removida e você veja a glória de Deus.

Mateus 15:14

Um cego quando guia o outro, ambos caem no buraco.
Guias espirituais cegos, guiando outros cegos se encontram perdidos.
Quero encoraja-lo a aproximar-se de Jesus. Tenha fé. Jesus pode abrir os olhos da sua alma. Jesus pode remover sua montanha.

Nessa noite você pode ter um encontro com Jesus. Tenha fé.
Sua montanha são algemas de um passado pervertido que satanás usa para te aprisionar. Jesus pode remover essa montanha.

Jesus perguntou aos dois cegos: vocês creem? Se você crê, seja feita a sua fé.

Ministrado pelo Pastor Nélio Monteiro
Editado por Elizabete Lacerda
Igreja Batista do Parque Safira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, sobre o que achou do meu Blog.

" Gigantes da fé" - Hebreus 11:33-40

Resenha do Culto da noite de Domingo  12/05/2024 "Gigantes da fé" Hebreus 11:33-40 Essa semana dois eventos estiveram em foco. Foi...