domingo, 10 de fevereiro de 2019

Atos 13:47


Resenha do Culto da Manhã de 10/02/2019

Atos 13:47

Estamos numa campanha missionária, cujo tema é: “Faça a terra se alegrar.”
E como podemos fazer isso, como igrejas ou como igreja de Jesus?
O texto nos coloca como um contraste, a um mundo de trevas, um mundo em sofrimento.
Meus irmãos, quando olhamos hoje para as reportagens e todo sofrimento que tem sido infringido à humanidade, grande parte deles, como desastres que poderiam ter sido evitados.
Mas ocorreram por causa da avareza, por causa da ambição, por causa da interferência do homem de forma irresponsável. E então, quando olhamos para esses desastres, muitas pessoas perguntam: “por que”?
Por que Deus deixou isso acontecer?
E a questão não está em Deus, está no homem. O problema está em nós.
Mas nós, que servimos a Cristo, somos chamados a sermos igreja como contraste. E como é que a igreja local, pode refletir a luz de Cristo? Como a igreja local pode levar luz às nações?
Refletindo ou iluminando os povos com a glória de Deus.
Nós podemos levar alegria aos povos, através da mensagem do Evangelho.
Fazer a terra se alegrar! Nesse contexto, a igreja de Cristo continua recebendo o desafio, de ser luz para as nações.
Todos esses desastres, agora recentemente, Brumadinho, quanto sofrimento! Um desastre que poderia ter sido evitado. Perdas de vidas que poderiam não ter ocorrido. Provocados por ambição, dinheiro.
Que tristeza observarmos que o relator de uma comissão, responsável no congresso, por levar uma fiscalização mais rígida. Essa comissão foi levantada quando aconteceu o último acidente, há três anos atrás, e ela não andou.
E quando foram ver por que ela não andou, perceberam que o relator da comissão tinha recebido uma verba grande para sua campanha.
Como podemos levar essa luz às nações? Meus irmão, só o Evangelho transforma o homem. Só o Evangelho transforma o caráter do sujeito. Só o Evangelho muda os valores do ser humano. E nesse contexto, ser luz é ser contraste. Contraste com as trevas dominantes, as tendências malignas que estão pervertendo a sociedade. A igreja precisa fazer a diferença nessa sociedade.
Que tristeza percebermos, que muitos que se dizem cristãos, já foram corrompidos por essas tendências dominantes, perversas, que já não refletem mais a luz de Cristo Jesus. A igreja precisa refletir essa luz pelos confins da terra.

Precisamos entender que ser luz, é viver de forma diferente e brilhar pela contradição.
Nas últimas décadas, com tristeza percebemos muitas igrejas, caminhando no sentido de colher eventos, coisas semelhantes a do mundo; buscando ser semelhantes ao mundo para tentar ganhar o mundo. E muitas, foram ganhas pelo mundo.
A Igreja de Jesus tem que ser contraste. Nós não temos que ser iguais ao mundo.  Nós temos exatamente que sermos diferentes. Nós temos que contrastar com essa tendência pervertida do mundo, nós temos que ser diferentes.
A luz transforma qualquer ambiente.
As vezes um pequeno facho de luz faz uma grande diferença em um ambiente em trevas. Nós somos chamados a ser contraste. A igreja é luz e contrasta com a escuridão reinante. Você precisa ser diferente. Você precisa entender isso. Nós não temos que copiar o mundo. Nós temos que contrastar, nós temos que combater, nós temos que sermos diferentes. Porque o mundo, nós já percebemos, está em profundas trevas.

Nosso boletim fala de jovens que estão suicidando na Itália. E isso está acontecendo porque eles não tem a luz que possa nortear, que possa dar esperança a eles. Em seu momento de desespero, tiram a vida, porque não enxergam a luz. Num mundo consumista e dominado pelo interesse pessoal, a igreja dá sem esperar retorno. A igreja investe sem esperar lucros. A igreja oferece expectativas de resultados imateriais, o que nos impulsiona a dar por senso de gratidão, pela salvação.
É isso que nos impulsiona, a gratidão a Deus. O Deus que nos resgatou, que nos abençoou, que nos conduz, que nos dá a esperança. Por isso, nós damos sem esperar retorno. Porque na verdade, o retorno nós já recebemos, quando recebemos a Cristo e Ele nos proporcionou a vida eterna. Não há nada de maior valor que o senso de gratidão pela salvação. Por isso, a misericórdia, por aqueles que vivem em situação degradante, é algo que deve nos impulsionar a investir, a levarmos a mensagem de salvação, a buscar contrastar com esse mundo, a nadar contra a corrente. Quando a igreja decide nadar a favor da corrente, ela se corrompe. Ela é corrompida pelo mundo. Mas, quando a igreja nada contra a corrente, ela vai contra essa depravação, ela vai contra essas influencias malignas, então, ela exerce seu papel e ali, ela é luz.
Mais de trezentas pessoas perderam a vida, por causa de interesses pessoais. A igreja precisa contrastar ao mundo. Precisamos ser luz e contraste no mundo viciado em prazer.

O mundo gasta bilhões de dólares anualmente, com entretenimento. Não estou dizendo que é pecado, viajar, se divertir. Mas quando temos que investir no Reino, surgem as dificuldades.
Investir em vidas, temos dificuldades.
O mundo é assim. Investe em entretenimentos, milhões de dólares. Por que não investir em missões? Os missionários levam a cura aos doentes, levam a palavra de esperança, levam o amparo aos desvalidos. São servos de Deus, chamados para fazer contraste com o mundo egocêntrico. Vivemos num tempo de egocentrismo, em que as pessoas olham para o seu próprio umbigo e se esquecem do seu próximo. Esquecem que o mais bem aventurado, pois, é dar do que receber. Num mundo relativista, missões tem a ver com convicção. Cada vez que um crente intercede pela obra, ele está declarando sua convicção na existência de um Deus pessoal e amoroso. Cada oração é uma luz que brilha em meio as trevas da incredulidade. A Igreja de Cristo precisa orar, porque só a igreja pode fazer um contraste num mundo pervertido, corrompido, perverso, onde o sucesso é procurado a qualquer custo. Vivemos num mundo que valoriza apenas os maiores. O que interessa, é ser o mais rico, o mais famoso, o mais premiado, o mais bem sucedido. Em missões, a igreja abdica dos prêmios humanos, em busca de aprovação Divina. Abrimos mão da glória do homem, (até porque ela é passageira), e abraçamos a nossa missão para fazer diferença no mundo.  Meu irmão, quando você dá um bom testemunho, você é luz, quando você contrasta com o mundo, você é luz. Não deixe essa chama apagar. Ela já se apagou na vida de tantos, que trocaram a glória de Deus; que trocaram a eternidade, por uma glória transitória e passageira. Que trocaram o prazer da salvação, a alegria da salvação, pela alegria transitória de prazeres que passam como vento. Por uma vida que passa, como um conto que se conta. Enfim, tudo na nossa vida se resume, na ótica com que olhamos a vida. Quando nós olhamos pela ótica da Palavra de Deus, percebemos, que o melhor investimento que nós fazemos, é o que investimos no Reino de Deus. Esse é o melhor investimento. Se olharmos, para o que o mundo entende por investimento; o pensamento das pessoas, é que a vida é curta e elas precisam aproveitar, divertir bastante, porque ela vai passar. A visão do mundo é de buscar o máximo de prazer e vantagens. A visão da Igreja de Cristo, é de uma busca crescente com comunhão com o Criador, se preparando para toda uma eternidade.
Meus irmãos, há uma eternidade para se viver. Temos perdido de vista o fato de que o mundo passa. E que passa muito rápido. E que há uma eternidade para se viver.
E a pergunta é: Aonde é que você vai passar a eternidade?  E quando você partir, e tiver que se apresentar diante de Deus, o que é que você tem para apresentar diante do seu Criador?
A igreja missionária contrasta com o mundo em trevas. Ela dá com alegria, ela intercede com convicção, ela vai aos extremos da terra, ela faz a terra se alegrar com a mensagem de salvação.
Aonde essa mensagem chega, vidas são transformadas, pessoas são impactadas. Luz, mensagem de salvação, de esperança ao mundo. Faça a terra se alegrar!

Mensagem de Pastor Nélio Monteiro
Editada por Elizabete Lacerda Paulo
Igreja Batista Parque Safira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, sobre o que achou do meu Blog.

" Gigantes da fé" - Hebreus 11:33-40

Resenha do Culto da noite de Domingo  12/05/2024 "Gigantes da fé" Hebreus 11:33-40 Essa semana dois eventos estiveram em foco. Foi...