terça-feira, 26 de fevereiro de 2019


Resenha do Culto da Noite de 24/02/2019


Lucas 13:1-9


A maior de todas as tragédias.


A história da humanidade é marcada por tragédias. Quando estudamos a história, vamos perceber muitas tragédias. Houveram momentos, que grande parte da humanidade foi dizimada.
No entanto, as tragédias não significam que aqueles que pereceram nelas, são mais pecadores do que outros.
No texto que acabamos de ler, eles foram contar para Jesus. Tipo o que aconteceu em tantas outras tragédias.
Os que foram contar, estavam escandalizados.
Pilatos havia mandado matar alguns Galileus, que estavam no templo fazendo sacrifício a Deus.
E ainda mandou misturar o sangue deles, ao sangue do sacrífico. Isso deixou os Judeus indignados.
Porque Pilatos não respeitou o espaço do templo, local de culto e isso foi uma tragédia. Uma calamidade. E de fato foi.
E eles foram contar para Jesus e o Senhor Jesus então, pontuou que ninguém está livre das calamidades.
Não estamos livres de calamidades, meus irmãos! Nesse início de ano, quantas tragédias!
Observando ao longo de todos os anos, muitas tragédias aconteceram.
E quando eles vão contar para Jesus sobre essa tragédia com os Galileus, eles ressaltam que os Galileus são pecadores. Então Jesus diz que a tragédia atinge tanto Galileu quanto Judeus. Todos nós estamos sujeitos a tragédias.
É que, para os Judeus, era comum acreditar que a calamidade só atingiram os maiores pecadores. Mas Jesus, corta na raiz e afirma que a tragédias atingem a todos.
Quando a calamidade vem, ela atinge bons e maus. A tragédia alcança todo mundo. Mas no entanto, ao discordar dessa teoria popular, o Senhor Jesus ressalta a maior de todas as tragédias humanas. A queda. A queda foi a maior de todas as tragédias. Eu diria que a queda é a mãe de todas as tragédias.
Depois da queda o homem traz sobre si todas essas calamidades.
O Senhor Jesus diz: Todos correm o risco de serem levados diante do tribunal Divino por me rejeitar.
Ou seja, a maior tragédia é a rebelião contra Deus. O fato do sujeito conhecer a Deus e rejeita-Lo.
É o fato do sujeito conhecer a Palavra de Deus e ignorá-la.
É o fato do sujeito viver, como se Deus não existisse de fato.
Essa é a maior de todas as tragédias.
Assim como o ímpio vai estar diante do tribunal de Deus, eu vou estar também. Você vai estar também. Diante do tribunal de Deus, a diferença, é que aqueles que se arrependeram e se voltaram para Deus, vão estar diante do tribunal para receber o seu galardão e o ímpio para ouvir dos lábios do justo Juiz a razão da sua condenação.
Jesus conta aqui a parábola da figueira. A figueira representa o estado de Israel, o povo de Israel.
E Jesus segue contando a história da figueira, de certo homem que plantou uma figueira, cuidou dela e ela cresceu. Chegou o tempo dela dar frutos e vai lá, esperando encontrar frutos na figueira. Mas, ele não encontra fruto nenhum. Ela era estéril, ela não produzia nada. E o dono manda ser servo cortar a figueira.
E o servo pede mais um tempo para esse figueira.

Penso que o Senhor Jesus tinha em mente o tempo da visitação de Deus sobre Israel. Um tempo que se aproximava, quando a figueira seria cortada. E foi.
No ano setenta, depois de Cristo, Jerusalém foi invadida, o templo destruído e a nação espalhada.
Mas Deus fez a promessa de que faria florescer essa nação de novo na terra da promessa. E Deus de fato, fez.
O que Jesus quer nos ensinar com isso? Que Deus, espera encontrar frutos. Assim como Ele esperava na figueira de Israel, o Senhor espera encontrar frutos, dignos da igreja. O Senhor espera encontrar frutos na sua vida. 

Paulo quando escreve aos Gálatas ele fala dos frutos do espírito, e das obras da carne. Ele fala de dois tipos de frutos. Um que leva à morte e outro que reflete a vida de Deus na vida do sujeito.

Se o Senhor te visitasse nessa noite, que tipo de fruto Ele encontraria na sua vida? A maior tragédia na vida daqueles que pereceram quando a barragem de Brumadinho rompeu, não foi perder a vida, mas aqueles que perderam a alma. Nossa vida aqui é transitória! A maior tragédia não é ser apanhado na calamidade. A maior tragédia na vida daqueles que pereceram em Brumadinho, foram aqueles que perderam sua alma; sem imaginar que tão repentinamente viria onda gigantesca de lama acabando com tudo.
A maior tragédia foram aqueles que não estavam preparados para o dia da visitação e assim perderam sua própria alma.
Jesus nos ensina que a maior tragédia na vida de um ser humano, é perder a sua própria alma.
Por isso Jesus reafirma que todos vocês, se não se arrependerem, também perecerão. Cristo é a solução para todas as tragédias.
A maior tragédia de toda humanidade, foi a morte de Jesus na cruz.  Mas Deus a transforma em triunfo. A morte não foi o fim, porque Deus O ressuscitou ao terceiro dia e Ele triunfou sobre o poder das trevas e sobre a morte.  Quando a morte chega, Cristo nos faz triunfar sobre ela. Em Cristo não precisamos temer as tragédias da vida. Porque lá não existe morte, não existe dor, não existe separação. Porque os que estão em Cristo vivem uma vida plena. Mas aqueles que foram alcançados pelas tragédias sem Cristo, perceberam que a pior de todas as tragédias foi terem rejeitado a Cristo.
Se não se arrependerem, vocês também perecerão.
Uma vida cheia do Espírito de Deus é uma vida que produz os frutos do espírito. É necessário olhar para essas tragédias e tomar consciência de que as tragédias podem te alcançar.
Para os que partem em Cristo, a maior de todas as tragédias não tem mais efeito em sua vida, porque o preço do seu resgate Jesus já pagou.
Por isso diante das tragédias que contavam a Jesus, Ele pontua que a maior de todas as tragédias é a rebelião contra Deus. É o ato de conhece-lo mas ignora-Lo.
A maior de todas as tragédias é a rebelião contra Deus. E estes, de tal modo, perecerão.
Arrependei-vos porque já é chegado o Reino dos Céus. O machado já está sobre a árvore. O que Jesus está dizendo a respeito de Israel é: Se eles não produzirem frutos que Eu espero da nação, corte-a. Não é diferente conosco. Deus espera encontrar frutos dignos de arrependimento. De uma vida que se quebrantou e se voltou para Deus. Em Cristo há consolo para todas as tragédias.

Por isso, nessa noite, lembre-se, essa Palavra de Jesus é endereçada a cada um de nós.
Jesus disse: “Se vocês porém, não se arrependerem de fato, um dia vocês também vão estar diante do trono de Deus e de igual modo, vocês também perecerão.”
Que tipo de frutos Deus vai encontrar na sua vida? Os frutos da carne ou os frutos do espírito?

Mensagem de Pastor Nélio Monteiro
Editada por Elizabete Lacerda Paulo
Igreja Batista Parque Safira






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, sobre o que achou do meu Blog.

" Gigantes da fé" - Hebreus 11:33-40

Resenha do Culto da noite de Domingo  12/05/2024 "Gigantes da fé" Hebreus 11:33-40 Essa semana dois eventos estiveram em foco. Foi...