quinta-feira, 14 de fevereiro de 2019

Atos 14:8-20


Resenha do Culto da noite de 13/02/2019

Atos 14:8-20

Estamos meditando nas viagens missionárias de Paulo.
Vamos percebendo na primeira viagem missionária, Paulo indo de cidade em cidade. Ele chegava, ia para a sinagoga e ali compartilhava a Boa Nova da Salvação. Alguns criam e outros se tornaram perseguidores por ódio ou inveja porque o Evangelho estava levando muitas pessoas à conversão.

Aqui neste texto não foi diferente. Paulo chega, vai à Sinagoga, começa a pregar o Evangelho, nessa viagem missionária e no trajeto ele encontra um homem coxo. 
O texto é específico em explicar que esse homem nasceu assim.
Paulo olha para este homem e percebe que ele tem fé, para ser curado. É interessante essa observação porque sem fé é impossível que a obra de Deus seja feita na vida de qualquer um. 
Por isso a palavra diz que sem fé é impossível agradar a Deus.
Missões é uma obra de fé. Aceitamos o chamado de Deus para missões, pela fé. Aceitamos investir em missões, pela fé. A obra missionária é uma obra de fé.
Na primeira viagem missionária registrada pela Palavra de Deus, Paulo vai pela fé. Paulo levava uma mensagem que trazia alegria aos corações.
A mensagem de Deus, leva alegria ao coração daquele que crê.
Ninguém consegue ficar neutro diante da Palavra de Deus. Ou ela traz vida ou ela traz morte. Ou ela salva, ou ela traz condenação. Ninguém consegue uma posição de neutralidade com relação ao Evangelho.

Nesse texto, pensamos no tema de Missões: Faça a terra se alegrar!

Quero destacar três missões importantes que aprendemos com Paulo, dentre muitas outras.

1º Faça a terra se alegrar sendo instrumento de Deus para levar a Boa Nova. Paulo se coloca como instrumento de Deus. Missões compreende em se disponibilizar para o trabalho.

Missões começa, quando Jesus é enviado por Deus e continua quando Jesus envia seus discípulos. Tão logo a igreja é institucionalizada ela envia missionários. Faça a terra se alegrar se disponibilizando a ser instrumento de Deus. Seja um missionário. Interessante, que muitas vezes queremos alcançar pessoas lá na África, lá na China, em lugares tão distantes e nosso vizinho está morrendo sem Cristo, sem salvação. Precisamos falar de Jesus com as pessoas que convivemos, precisamos fazer missões aqui.

O texto aqui fala de certo homem coxo; e quando Paulo percebe que ele tem fé para ser curado, Paulo ordena em nome de Jesus que ele se coloque em pé. E ele andou. Ele nunca tinha andado. É que os sinais acompanham aqueles que se disponibilizam a serviço de Deus.

Você quer ver uma vida reavivada, seja um missionário. Você quer ver Deus realizar coisas fantásticas, seja um missionário. O texto diz que o homem ouvia a pregação de Paulo. A fé vem pelo ouvir e ouvir a Palavra de Deus. Como ouvir se não tem fé? Como ouvir se eu não pregar?

A ordem de Jesus é ir por todo mundo. Imagina se Deus te enviar para um lugar estranho, onde você não conhece ninguém para levar a mensagem do Evangelho?! Para levar a salvação! Ali, você depende de Deus. Ali você depende totalmente de Deus.

Há muita gente, que precisa ouvir as Boas Novas do Evangelho. O avivamento vem, quando você se disponibiliza. 

Fazemos a terra se alegrar, quando somos instrumentos de Deus, levando a mensagem do Evangelho.
Pessoas carentes se rendem a Cristo, então há alegria.

Faça a terra se alegrar, dando glória a Deus por seus atos poderosos.

Quando aquele homem começa a andar, ele começa a testificar do poder de Deus diante de toda multidão impactada.
Quem faz o milagre só pode ser Deus.
Os sacerdotes estavam prontos a fazerem oferendas a Paulo e Barnabé. Queriam adora-los como se fossem deuses.

Provavelmente, quando Paulo cura aquele homem em nome de Jesus, eles pensavam que esse fato estava acontecendo porque eles eram deuses.
Meus irmãos, precisamos ter cuidado. Não podemos tomar para nós a glória de Deus.
Não podemos esquecer que a glória é de Deus. A glória não é nossa.
Paulo e Barnabé jamais poderiam aceitar serem adorados como se fossem Deus.

Satanás, esse está armando para incitar no coração do homem o desejo de ser Deus. Desde o início de Adão e Eva, foram tentados. Agora ele oferece o mesmo a Paulo e Barnabé. 
Imagine se eles aceitassem aquela adoração? Seriam adorados como se fossem deuses. Mas eles sabiam quem eles eram.
Quando nos disponibilizamos como instrumentos de Deus, o que fazemos, deve ser para a glória de Deus 
Bem aventurado é aquele que se submete à vontade de Deus na sua vida e dá glória a Deus por Seus atos poderosos.

Eu fico perplexo com a facilidade que o homem tem, de adorar a criatura e com a dificuldade que ele tem, de adorar o Criador.

Que facilidade temos para investirmos em coisas efêmeras e que dificuldade temos para investirmos na obra do Senhor.

Faça a terra se alegrar se disponibilizando a fazer a obra de Deus, dando glórias a Deus pelos seus atos poderosos.

Deixe de idolatria a falsos deuses e passe a adorar o verdadeiro Deus.
Invista na terra, mas sem tirar os olhos dos céus. Pois esse investimento é único.
Essa semana, morreu Ricardo Boechat. Por ser uma pessoa de expressão, todos ficaram impactados.
Amanhã pode ser o dia em que nós, não vamos estar aqui. E quando chegarmos diante de Deus, o que vamos apresentar?
Faça a terra se alegrar.

Paulo e Barnabé não aceitaram as propostas do diabo. Se aceitassem estariam vendendo suas almas ao diabo.

A mesma multidão que queria oferecer sacrifícios a Paulo e Barnabé foi a que queria apedrejar Paulo. A multidão é muito inconstante. Não seja inconstante como a multidão.

Deus é o único que deve ser adorado. O amor ao próximo reflete o amor de Deus para conosco.
Missões você deve ir, você deve orar, você deve investir 
Faça a terra se alegrar. Não se deixe corromper priorize o Cristo.

Mensagem de Pastor Nélio Monteiro
Editada por Elizabete Lacerda Paulo
Igreja Batista Parque Safira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, sobre o que achou do meu Blog.

" Gigantes da fé" - Hebreus 11:33-40

Resenha do Culto da noite de Domingo  12/05/2024 "Gigantes da fé" Hebreus 11:33-40 Essa semana dois eventos estiveram em foco. Foi...