terça-feira, 26 de fevereiro de 2019


Resenha do Culto da Manhã de 24/02/2019

Mateus 6:5-8

O mestre inicia seu discurso, a respeito da oração, chamando a atenção para dois pontos cruciais na vida do cristão.

O primeiro deles, a respeito dos hipócritas. Esses hipócritas eram homens religiosos de fato, que mostravam algo, que na realidade, não estavam vivendo. Atrás dessa máscara tinha sua verdadeira e desconhecida face.
Por isso Jesus diz para eles, que não sejam como os hipócritas. Estão usando da oração, como uma forma de representar algo, mas o seu coração está distante de Deus.
Jesus fala, não seja como eles.

A recompensa para os hipócritas é o louvor dos homens. Deus, a eles nada acrescentará.

Jesus não está declarando que a oração pública deve ser condenada. Jesus está mostrando que a intenção do seu coração, ao estar orando, deve ser de adorar e exaltar o Seu nome. Jesus está falando que a intenção do seu coração ao orar, deve estar voltada para Deus e não para o homem.

O primeiro ponto que Jesus traz é a hipocrisia em relação a oração.

O segundo ponto é a respeito das vãs repetições. O povo pagão tinha a ideia de que se repetissem as orações, conseguiriam alcançar seu desejo.
Como se ao repetir uma determinada oração eu alcançasse a graça, conseguiria o perdão dos meus pecados e situações afins.
Jesus condena isso.
Jesus fala:” não seja como eles, que acham que por muito repetirem Eu vou olhar de forma diferente para eles.”

O Senhor nos ensina a orar de maneira diferente.
Jesus condena se você achar que por repetir determinada oração por superstição, Ele vai olhar diferente para você.

Antes de Jesus propor um modelo de oração, Ele chama atenção para dois pontos: não seja hipócrita e não use de vãs repetições.

Mateus 6:9-15

Jesus inicia, ensinando essa oração aos discípulos. É muito incomum no Velho Testamento, uma oração em que o servo de Deus, chame a Deus de Pai. Nesse momento, isso é uma preciosidade dada a nós. Poder chamar Deus de Pai.
A Palavra de Deus diz que por meio da fé em Cristo Jesus, somos feitos filhos de Deus, constituídos filhos de Deus. Podemos chama-lo de Pai.
Através da fé em Cristo Jesus, o Senhor nos adotou. Nos chamou para fazer parte da família de Jesus.

Nessa oração os três primeiros pedidos são referentes a Deus e ao seu Reino e os quatro próximos são referentes ao homem e suas necessidades.

A visão é que Deus seja reverenciado e tratado como Santo. Que através da minha vida eu possa exalar a Santidade de Deus em mim. Que o Teu nome seja feito santo através da Sua vida.
Que eu possa honrar ao Senhor e a sua Santidade.
Que venha o seu Reino! Todo cristão deve esperar com convicção e orar para que o Reino venha.
Se você não ora assim, qual a sua esperança?

Que venha o desejo de sair desse mundo e estar na presença de Deus.
Que venha o Reino de Deus! Essa esperança deve estar latente no peito do crente.
Se você tem medo que venha o Reino de Deus, avalie sua vida.

Como é difícil, muitas das vezes aceitar a vontade de Deus!

Aquele que crê entende que a vontade de Deus é boa, perfeita e agradável. Deus nos ensina a estarmos aptos e preparados para aceitar a vontade de Deus.
Se Ele fala não, é porque Ele tem um propósito para você.

Jesus Cristo nos ensina a clamar pelas nossas necessidades.
Precisamos entender que, Deus não nos deixa faltar nada.
Se você é fiel a Ele, Ele te promete a provisão. Ele promete que vai te abençoar, para que você tenha o que vestir, como sustentar sua família.
Jesus não promete, dinheiro, riqueza. Deus não faz troca com ninguém. Deus abençoa. Pode abrir portas para você, não porque você deu alguma coisa para Ele, mas porque você foi fiel.
Prosperidade não é riqueza financeira. No Reino de Deus prosperidade é a ausência da necessidade.

Por que devemos pedir perdão se todos os nossos pecados já foram perdoados, através da morte de Cristo na cruz?
A morte de Cristo na cruz te livra da maldição do pecado, mas isso não quer dizer que você não vai mais pecar. A morte de Cristo na cruz me garante pela fé, que esses pecados não tem poder na minha vida. Eles me incomodam e me levam a confessar e arrepender de cada um eles.

Se arrependam porque é chegado o Reino de Deus.
Deus é todo Santo. Nele não há pecado.

Pelas nossas atitudes, não somos digno do céu, mas Jesus preparou o caminho. Eu entendo que é por meio de Cristo que salvo serei.
Os pecados serão perdoados somente pela graça de Deus.

Quando paramos para entender o quanto ferimos a santidade de Deus, você consegue olhar para o outro e não perdoar?
Como você quer ser perdoado por Deus, se você não perdoa?

O Senhor nos coloca uma condição. Perdoar. Se você não perdoar ao seu irmão, Deus também não te perdoará. O meu dever é perdoar. Porque por mais que alguém tenha nos ferido, nunca poderemos comparar quantas vezes ferimos a santidade de Deus.

Muitas vezes Deus vai deixar que você passe por tentações. Ele vai permitir que a sua carne te tente, porque isso serve para seu crescimento e amadurecimento na fé.
A tentação que você sente no seu dia a dia, é pela sua condição de pecador, gritando em seus ouvidos todos dias, quem você é.

O velho homem está gritando, querendo assumir o controle todos os dias. Todos os dias ele te chama para pecar e ferir a Santidade de Deus. Então que seu clamor seja: Senhor não me deixe cair em tentação.
Então lute! Vence a si mesmo. Tenha a convicção de lutar todos os dias contra as tentações. Porque é assim que Jesus nos ensina.

O Reino é de Deus, o poder é de Deus, a Glória é de Deus. Então entenda, ao orar você não está fazendo algo para seu benefício próprio. Você está exaltando a Deus, porque Ele é santo, Ele é poderoso e pode realizar os pedidos do seu coração, se assim for da Sua vontade.

Que ao orar secretamente, você entenda que toda oração, que tudo é para o louvor de Deus.
O fundamental do culto é louvar a Deus.
Eu te convido a avaliar sua vida e sua caminhada com Deus.
Qual é a minha perspectiva de Deus?

O principal meio de se relacionar com Deus, é através da leitura da Palavra e oração. Jesus Cristo nos deixa um manual. "Guarde sua Palavra no coração para não pecar contra mim."
Separe um momento do seu dia para dobrar seu joelho diante de Deus.


Eu te desafio, para que nessa semana, você esteja em espírito de oração. Separe um tempo com Deus. Esteja clamando e exaltando o nome de Deus.
Tente ficar por um tempo adorando e exaltando a Deus, sem pedir nada.

Nunca se esqueça que Dele é o Reino, o poder e a glória.

Mensagem de Gabriel Monteiro
Editada por Elizabete Lacerda Paulo
Igreja Batista Parque Safira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, sobre o que achou do meu Blog.

" Gigantes da fé" - Hebreus 11:33-40

Resenha do Culto da noite de Domingo  12/05/2024 "Gigantes da fé" Hebreus 11:33-40 Essa semana dois eventos estiveram em foco. Foi...