quarta-feira, 6 de fevereiro de 2019

Atos 14:1-7


Resenha do culto de 06/02/2019

Atos 14:1-7


Caminhando na primeira viagem missionária, vamos perceber o apóstolo Paulo, sempre enfrentando oposições.
Missões é a tarefa outorgada pelo Senhor Jesus à igreja.
Através de missões, nós adoramos a Deus e falamos do amor de Deus. Naturalmente, não podemos de falar de alguém que adoramos, se não o amamos, se não o servimos.
Todo missionário, naturalmente, em primeiro lugar, ama a Jesus.
Ele teve um encontro com Jesus, ele foi transformado por Jesus e recebeu naturalmente a ação do Espirito de Deus e o mesmo Espírito o conduz a pregar esse Evangelho. A compartilhar as boas novas. E ao fazer isso, ele está cumprindo o grande mandamento. E o grande mandamento que o Senhor Jesus deu à igreja, é de ir por todo mundo, levando o Evangelho, discipulando.
E há uma promessa do Senhor Jesus enquanto venhamos a cumprir a grande comissão.
A igreja é avivada quando de fato ela cumpre sua missão de pregar o Evangelho da Salvação, da Graça de Deus, que naturalmente aponta para Cristo.
No texto em pauta percebemos que o sucesso missionário ocorre de algumas formas.
Quando os apóstolos resistem à perseguição. Paulo viajava sempre levando um companheiro e é exatamente isso que Jesus nos ensinou.
Jesus enviou os apóstolos de dois em dois. O apóstolo Paulo sempre tinha alguém, caminhando com ele no ato missionário evangelístico.
Paulo, havia estado em Antioquía, e ali ele pregou Evangelho e houve o mover do Espírito de Deus, e como pessoas foram alcançadas eles sofreram uma grande perseguição. De forma que tiveram que abandonar Antiquia e seguiram para uma cidade chamada Icônio.
Vejo na perseguição uma estratégia de Deus. Deus permite a perseguição, para que a igreja saia do comodismo. Porque o comodismo mata a igreja. Ele a leva a omissão.

Quando da ressurreição e ascensão do Senhor Jesus, percebemos que a igreja não saiu para evangelizar o mundo.
Os apóstolos ficaram em Jerusalém. A igreja estava florescendo em Jerusalém, mas ela tinha a missão de ir para todo mundo. Mas não estava fazendo isso. Até que veio a perseguição e eles espalharam-se por todos os lados. E por onde iam eles pregavam o Evangelho.
E em meio a essa perseguição, foi que o apóstolo Paulo teve contato com homens cheios do Espírito Santo, como Estevão por exemplo; que ele viu e aprovou o apedrejamento de Estevão. Eu imagino que o testemunho de Estevão impactou Paulo, e quando ele vai pelo caminho de Damasco em perseguição a igreja, tem um encontro com Jesus e sua vida é transformada. E Deus o levanta como um grande missionário.
Quando a igreja não enfrenta perseguição, isso quer dizer que ela não está cumprindo sua missão.
Satanás levanta aqueles que estão sob seu domínio para fazer oposição ao crente, à igreja.
Muitos acham que a perseguição é um mal sinal. Mas isso não é verdade. A oposição é algo natural na vida do crente. Sempre estamos enfrentando situações.
Existem pessoas que pensam que há que existir uma igreja perfeita na terra, uma igreja que não tem problemas. Uma igreja que não enfrenta oposições é uma igreja morta.
Uma igreja viva é uma igreja que tem problemas. Que enfrenta oposição, infiltração, difamação. E quando isso ocorre é sinal de que ela está incomodando.
Sempre nas viagens de Paulo haviam perseguições, mas ele não se deixava intimidar. Paulo era estratégico. Quando chegava nas cidades procurava primeiro as sinagogas. Levava o Evangelho primeiro aos Judeus.
Interessante é que haviam aqueles que criam e aqueles que rejeitavam. O evangelho é assim. Não se decepcione se você levar o Evangelho a alguém e ele rejeitar. Há aqueles que rejeitam. Mas sempre que lançamos a semente, sempre que levamos a mensagem do Evangelho há também aqueles que creem. E estes são salvos. Tanto naqueles que se perdem quanto naqueles que se salvam, nós cumprimos a nossa missão.
Para aqueles que se perdem, não deixamos de pregar. Deus não vai requerer o sangue deles de nossas mãos, para aqueles que se salvam, temos a alegria de tê-los como nossos irmãos em Cristo, colaboradores, cooperadores na pregação e no cumprimento da nossa missão.
Paulo lidava com a perseguição por parte dos Judeus e dos Gentios. Geralmente, dos Judeus por inveja, pelo êxito dos apóstolos. Porque onde eles chegavam muitas pessoas criam no Evangelho e ao crer suas vidas eram transformadas.
Você já percebeu que sempre que você evangeliza, você importuna? Que sempre que você evangeliza, você enfrenta oposição? Que sempre que você toma atitude de se comprometer com a obra de Deus, você enfrenta dificuldades? Isso é normal.
Muitas vezes a igreja enfrenta críticas. Quando uma igreja está crescendo, o ministério está se destacando, geralmente vem as críticas. Isso ocorreu com os discípulos.
Vemos que quando as pessoas abandonavam a idolatria ocorria a perseguição. Porque muitos ganhavam dinheiro vendendo imagens.
A igreja sempre enfrentou resistência, sempre que ela cumpre sua missão. A perseguição é natural quando tomamos a decisão de servir a Cristo.
A verdade incomoda, mas produz frutos.
Paulo, ao pregar o Evangelho, uma grande multidão creu. Uma grande multidão foi alcançada.
A perseguição o tirou de um lugar e o levou a uma ação. Quando a igreja enfrenta perseguição, ela ora mais. Quando na nossa vida pessoal enfrentamos perseguição, oramos mais. E quando o fazemos, Deus age em nosso favor.
O sucesso missionário ocorre quando resistimos a perseguição.
Há aí fora uma multidão cansada de mentir para si mesmo. Cansada de auto engano. Sedentos da verdade que liberta. A verdade cura e liberta. Precisamos levar essa mensagem, para que sejam libertos, para que sejam salvos e transformados pelo poder do Evangelho.
Nossa missão é pregar o Evangelho. Pregar através da vida, dos dons e talentos que Deus nos dá.
O sucesso missionário ocorre, quando somos ousados no falar.
O tempo que estamos vivendo, se não alcançamos as pessoas para Cristo, é porque temos uma igreja tímida. Uma igreja com medo de magoar.
Precisamos levar a mensagem do Evangelho com ousadia.
Tem gente que tem medo de falar de Jesus para as outras pessoas.
Temem que fiquem magoados. Pois que fiquem.
Quando pregamos com ousadia, quando a igreja derruba os muros, há vitória. A igreja é resgatada.
Se não temos sinais de prodígio é porque a igreja tem sido tímida.
Precisamos falar de Jesus. Precisamos ousar sem a preocupação de que a pessoas fiquem chateadas.
É melhor que fiquem chateados do que deixá-los ir para o inferno, porque você não lhe falou de Jesus. Não lhe falou da verdade da cruz de Cristo. Quando somos ousados o Senhor nos usa.
Meu irmão seja ousado. Fale de Jesus. Use todas as oportunidades que Deus te dá.
O sucesso missionário ocorre, quando resistimos a perseguição, quando somos ousados no falar. Quando somos persistentes na missão. Qual é a sua missão? Qual a missão da igreja?
Os cristãos são reconhecidos como aqueles que viraram o mundo de cabeça para baixo. A igreja de Jesus precisa transformar o mundo.
A presença do Eterno é a certeza do êxito da missão.
A missão de Paulo não foi fácil. Paulo corria sempre risco de morte. Foi apedrejado, mas Deus estava com ele.
Deus nos deu uma missão e quando buscamos cumpri-la, a oposição comparece. E quando a oposição comparece é que temos a certeza de que estamos no caminho certo.
Resista, seja ousado. Quando persistirmos em cumprir a nossa missão como o apóstolo Paulo fez, Deus nos dá a vitória.
Quando temos uma verdadeira experiência de conversão, de comunhão e intimidade com Deus, é quando temos compaixão por aqueles que se perdem.

Esperança é fruto que nos alegra, porque sentimos compaixão. Deus teve compaixão de nós, por isso Ele enviou seu Filho amado. E se há algo que precisamos pedir a Deus, é compaixão. Se nós não tivermos compaixão, não veremos oportunidade de investir na obra de Deus.
Que Deus nos abençoe e que possamos a exemplo do apóstolo Paulo, Barnabé, Silas e tantos outros, resistir e cumprir a missão que Deus nos deu
.

Mensagem de Pastor Nélio Monteiro
Editada por Elizabete Lacerda Paulo
Igreja Batista Parque Safira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, sobre o que achou do meu Blog.

" Gigantes da fé" - Hebreus 11:33-40

Resenha do Culto da noite de Domingo  12/05/2024 "Gigantes da fé" Hebreus 11:33-40 Essa semana dois eventos estiveram em foco. Foi...