domingo, 10 de fevereiro de 2019

Romanos 8:18-27


Resenha do Culto da Noite de 10/02/2019

Romanos 8:18-27

O tema que estamos refletindo nesses dias é: Faça a terra se alegrar.
É um tema sugestivo porque nos remete ao princípio, quando os filhos de Deus se alegravam na presença de Deus. Quando havia alegria na terra, quando toda criação jubilava-se diante do Eterno. Havia alegria na terra, até o dia, que houve a queda do homem. E então, a terra deixou de se alegrar.
Paulo nos remete à razão, de tantas catástrofes. Muitas delas, evitáveis. Neste texto, Paulo contrasta o sofrimento do tempo presente com as glórias do futuro.
Paulo nos remete a um tempo de quando havia alegria na terra. Quando tudo era perfeito.
Mas por outro lado, o tempo que ora vivemos, temos visto e sofrido com o sofrimento que diríamos, seria evitável, se não fosse o pecado do homem
Quanto sofrimento na terra! Quantas notícias desagradáveis, nos últimos dias, no nosso País! Quantas catástrofes! Se olharmos mundo afora, isso vem acontecendo também.
A terra está entristecida. O pecado, a rebelião, trouxe sofrimento, trouxe as catástrofes, que chamamos de naturais, mas não são. Porque a terra era perfeita. Porque tudo era ocorria na sua devida estação. Não havia catástrofes na terra. Paulo, inspirado pelo Espírito de Deus nos traz a razão de porque não há alegria na terra, a não ser no Senhor. Porque quando estamos no centro da vontade de vontade de Deus, encontramos alegria no Senhor mas não encontramos alegria na terra. O tema, nos remete a esse desafio: Faça a terra se alegrar.
A criação geme.
Meus irmãos, o pecado trouxe a desarmonia. Na queda do homem, arrastou consigo toda criação. A queda atingiu a natureza. Há sinais de morte presente na natureza.
Muitas vezes, ficamos impactados com esses sinais de morte, com as catástrofes que tem ocorrido mundo afora. Mas o texto diz que a terra foi sujeita a isso.
Não foi o homem que a sujeitou, não foi satanás que a sujeitou. Foi Deus.
Logo após a queda do homem, Deus amaldiçoou a terra. Deus disse: “E a terra produzirá espinhos. E o homem terá que tirar o seu fruto com o suor do seu rosto.” Até então, não era. Mas com a queda do homem a terra começa a produzir espinhos. A terra sofre com a queda do homem.
A queda trouxe consequências muito mais drásticas do que você possa imaginar.
Os psicólogos que estudaram a mente humana, puderam perceber, a tragédia que foi a queda do homem. O quanto a humanidade sofreu com a queda.
Deus amaldiçoou, mas também o Senhor Deus determinou que a própria natureza será redimida e restaurada. Quando isso vai ocorrer? Com a restauração do homem.
Isaías 11:6-9
O profeta Isaías antevê. Deus o leva e mostra como a terra irá se alegrar.
Que cenário maravilhoso! O tempo em que toda terra se alegrará. Isso se dará, quando houver a restauração do homem. Quando o homem voltar em íntima comunhão com Deus, haverá alegria em toda terra.

Apocalipse 21:1-5
Imagine comigo esse lugar, que Deus tem preparado para nós. Adão e Eva tiveram a oportunidade de viver numa terra semelhante, onde havia plena harmonia, alegria e comunhão com o Senhor.
O desafio que Deus nos traz de fazer de novo a terra se alegrar, se dará, levando a mensagem de Deus.
Toda criação geme, agoniza esperando o momento sublime. Quando será a redenção de toda criação. A redenção do nosso corpo.
Nesse dia nós nos alegraremos. Imagino nosso irmãos em Cristo que já partiram na nossa frente. Hoje eles se alegram na presença do Senhor.
Aqueles que tem antevisto a eternidade, como servos de Deus, eles relatam esse lugar de plena alegria. Mas hoje a humanidade geme. Vivemos num mundo decaído de tanto sofrimento. Vivemos num mundo perverso, pecaminoso em que experimentamos a dor e a tristeza diante de atitudes pecaminosas.
É de cortar o coração, quando vemos cenas, como as que os canais de tv do nosso País, retrataram nos últimos dias.
Imagina o horror de quem correu de uma onda de lama, de metros e metros de altura! Imagina a dor dos que perderam seus entes queridos, que nem corpo tem para se despedir deles. Crianças cheias de sonhos, que morreram.
Imagina a dor, sofrimento e angústia dos seus pais.
Vivemos num lugar terrível, circunstancias destrutivas, frutos do pecado. Eram coisas evitáveis! Gememos, esperando a adoção, a redenção do nosso povo.
O dia que deixarmos esse corpo, adentrarmos na glória e estivermos na presença do Senhor, nós nos alegraremos.
O dia que esse corpo for resgatado da terra e for transformado num corpo glorioso, nós nos alegraremos.
Faça a terra se alegrar! Há alegria na presença do Senhor.
A adoção no mundo Romano, tinham algumas características muito importantes. O adotado levava a posição e o nome de quem o adotou. Quando alguém era adotado no estado Romano, ele deixava de pertencer a sua família de origem e se tornava um herdeiro daquele que o adotou. Ele tinha a mesma posição, os mesmos direitos que o filho chamado natural.
Paulo utiliza a metáfora, para definir a posição dos cristãos em relação a Deus.
Todos nós fomos adotados pelo Senhor. Todos nós que cremos em Cristo Jesus e Nele depositamos toda nossa fé. A Palavra de Deus diz, que fomos recebidos por Deus como filhos por adoção. Ou seja, vamos receber a mesma herança.
O dia que essa adoção se cumprir plenamente, então nós alegraremos.
Muitas vezes nos esquecemos, o quanto somos sujeitos a morte.
Maldito é homem que põe toda sua esperança neste mundo. Feliz é o homem que confia no SENHOR. Pois sairá dessa vida para a vida.
Quando somos adotados por Deus, nos tornamos eternos. Deus nos concede a eternidade. O dia que deixarmos essa vida, passaremos para uma vida plena.
Nós podemos fazer a terra se alegrar, levando a mensagem de salvação. Porque onde ela chega, aqueles que tem um encontro pessoal com Jesus, em Cristo, ele encontra a alegria.
A alegria está em Cristo, mas o homem com sua ganância tem destruído a terra. Mas, à medida que somos redimidos, há alegria na terra.
O homem redimido, leva alegria para sua família. A mulher redimida traz alegria para sua casa.
O Espírito de Deus que em nós vem habitar, no ato da nossa conversão, intercede por nós. Porque há momentos de tanta angústia que não sabemos como orar. Como expressar nossa dor, nosso sofrimento, mas sabemos que temos dois intercessores.
O Filho de Deus é nosso advogado, que está diante de Deus, intercedendo por nós e o Espírito de Deus que em nós habita, intercede por nós, na terra.
Cristo intercede diante de Deus por você. Isso nos dá esperança. Porque sei que tenho alguém que me representa diante do Pai. Alguém que conhece minhas dores porque um dia, Ele as sentiu. Ele intercede por você. A nossa ajuda vem do alto. É o Deus Eterno quem transforma sua vida. É o Deus Eterno que transforma seu caráter e conduz sua vida na pessoa do Espírito que em nós habita. Ele é o motivo da nossa alegria.
E nós precisamos compartilhar essa alegria com aqueles que não a tem e não conhecem a Cristo como seu Senhor e Salvador.
No dia que você conhecer Jesus, você vai se alegrar, porque verá que há esperança para você.
Assim, com a queda do homem, toda criação geme. Com a redenção do homem toda terra se alegrará.
Naquele dia, toda a terra se alegrará.
Faça a terra se alegrar, consagre- se totalmente a Cristo. Leve a mensagem da salvação para que outros se alegrem.
O ato redentor de Jesus naquela cruz, proveu a nossa redenção, para que possamos nos alegrar por toda eternidade na presença do Senhor. Faça a terra se alegrar!

Mensagem de Pastor Nélio Monteiro
Editada por Elizabete Lacerda Paulo
Igreja Batista Parque Safira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, sobre o que achou do meu Blog.

" Gigantes da fé" - Hebreus 11:33-40

Resenha do Culto da noite de Domingo  12/05/2024 "Gigantes da fé" Hebreus 11:33-40 Essa semana dois eventos estiveram em foco. Foi...